Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Hortaliça

Dá-se o nome de hortaliça às plantas habitualmente cultivadas pelos seres humanos em terrenos aos quais se costuma dar o nome de hortas. Uma hortaliça pode ser ingerida total ou parcialmente pelos humanos.

Algumas das partes que costumam ser consumidas são os seus frutos, as folhas, as flores, as raízes, os caules e os alimentos.

As hortaliças são muito valorizadas pelos humanos por conterem diversos nutrientes como vitaminas, fibras e sais minerais, sendo presença constante em quase todas as dietas. O consumo de hortaliças é indispensável para a sobrevivência humana, existindo muitas pessoas que conseguem mesmo viver com uma alimentação que nem sequer inclui peixe, carne, ou derivados.

Dá-se o nome de hortaliça às plantas habitualmente cultivadas pelos seres humanos em terrenos aos quais se costuma dar o nome de hortas (Autor: Reynaldo)

Dá-se o nome de hortaliça às plantas habitualmente cultivadas pelos seres humanos em terrenos aos quais se costuma dar o nome de hortas (Autor: Reynaldo)

Existem três classes distintas de hortaliças:

  • Hortaliças Tuberosas,
  • Hortaliças Herbáceas,
  • Hortaliças Fruto

As hortaliças tuberosas são aquelas cuja parte comestível cresce dentro do solo, como é o caso da batata, do alho, da cebola, da cenoura e do nabo, sendo que, em alguns casos, também a rama que cresce fora do solo pode ser ingerida, tal como acontece no caso dos nabos (em que se come a nabiça) e do alho francês (em que muitas pessoas também aproveitam as folhas).

As hortaliças herbáceas são aquelas cuja parte comestível cresce junto ao solo, no exterior, como é o caso dos diversos tipos de alface, do funcho, do aipo, do repolho, das pencas e dos diversos tipos de couves que existem.

As hortaliças fruto são aquelas em que a parte comestível é o fruto, como é o caso do melão, da meloa, da melancia, dos pimentos, dos tomates, das ervilhas e de muitos outros.

Muitas vezes as pessoas costumam dividir as hortaliças em apenas dois grupos: – Os legumes, que representam tudo o que são frutos e raízes (hortaliças fruto e hortaliças tuberosas), e os vegetais, que representam tudo o que são folhas, flores e caules comestíveis (hortaliças herbáceas).

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: benefícios da hortaliça, dieta, hortaliça, hortaliças, tomate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.