Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Vegetal

Em biologia, vegetal é o termo que designa todos os membros do reino vegetal. No entanto, normalmente este termo é usado para se referir às plantas comestíveis, quer cruas, quer cozinhadas.

Assim, a definição não biológica de vegetal pode ser bastante controversa já que varia consoante a tradição culinária e a cultura. O termo “vegetal” pode ser usado como referência a legumes, grãos, frutos e nozes.

A grande maioria dos vegetais pode ser consumida crua. No entanto, existem alguns vegetais que precisam ser cozidos antes de ingeridos pois contém toxinas naturais que podem ser venenosas e que são eliminadas a altas temperaturas.

Vegetal é o termo que designa todos os membros do reino vegetal. No entanto, normalmente este termo é usado para se referir às plantas comestíveis, quer cruas, quer cozinhadas (Autor: Jasper Greek Golangco)

Vegetal é o termo que designa todos os membros do reino vegetal. No entanto, normalmente este termo é usado para se referir às plantas comestíveis, quer cruas, quer cozinhadas (Autor: Jasper Greek Golangco)

Os vegetais podem ser consumidos como snacks, ou integrando as refeições principais. As características nutricionais dos vegetais variam muito de umas espécies para outras, mas quase todos contêm pouca gordura e proteína. Geralmente os vegetais são ricos em vitaminas (que variam de vegetal para vegetal), em minerais e em fibras. Por isso, os vegetais são uma excelente solução para quem tem problemas gastrointestinais. Os nutrientes presentes nos vegetais são também excelentes para a saúde da pele e do cabelo.

Uma dieta equilibrada contempla o consumo de frutas e legumes. Dietas ricas em vegetais ajudam a reduzir o risco da diabetes tipo 2 e de doenças cardíacas. O consumo regular de vegetais ajuda a diminuir a perda óssea e protege o indivíduo contra alguns tipos de cancros. Visto que os vegetais costumam ser ricos em potássio, o seu consumo regular ajuda também na prevenção de pedra nos rins.

Em geral, recomenda-se o consumo de 5 porções de vegetais por dia, preferencialmente 5 tipos de vegetais diferentes. A porção deve variar em função da idade e do sexo dos indivíduos. Ainda assim, o número de porções recomendadas pode variar de país para país. Por exemplo, em Portugal recomenda-se 5 porções, mas no Japão recomenda-se 6 porções e nos Estados Unidos da América são recomendadas 3 a 5 porções.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: dieta, vegetais, vegetal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.