Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Videira

Dá-se o nome de videira (vitis) à planta da família das vitáceas que produz a uva. Esta é uma planta trepadeira com folhas grandes com cinco lóbulos de formato pontiagudo.

As suas flores costumam ser verdes e aparecem dispostas em ramos. O seu troncotem um formato retorcido e os seus ramos são flexíveis.

Dá-se o nome de videira (vitis) à planta da família das vitáceas que produz a uva (Autor: Bangin)

Dá-se o nome de videira (vitis) à planta da família das vitáceas que produz a uva (Autor: Bangin)

A videira é uma planta habitualmente encontrada em climas temperados. Existem registos da plantação de videiras, já com milhares de anos (período neolítico), que indicam que teve origem na Ásia.Menor e no Egito. A planta começou a ser cultivada logo após o homem passar a ter uma vida sedentária, privilegiando o cultivo de alimentos e a criação de gado.

[-] Índice de conteúdos

Espécies de Videiras

Existem diversas espécies de videiras, sendo a “vitis vinifera” a espécie mais conhecida por ser a mais cultivada na Europa com o objectivo de produzir vinho. Ao longo dos anos, a “vitis vinífera” foi trazida da Ásia e passou a ser cultivada por diversas civilizações que, ao plantarem-na em solos diferentes, com climas diferentes, acabaram por criar as diversas castas que dão origem aos diversos tipos de vinho. Só em Portugal, entre uvas brancas e tintas, existem mais de 200 castas diferentes.

Além da “vitis vinifera”, existem diversas outras espécies de videira, entre as quais a “vitis x bourquina”, a “vitis vulpina”, a “vitis acerifola”, a “vitis labrusca”, a “vitis aestivalis”, a “vitis riparia”, a “vitis rupestris”, a “vitis rotundifolia”, “a vitis amurensis”, etc… Apesar de as uvas produzidas por qualquer uma destas espécies poderem ser usadas para produzir vinho, raramente isso é feito, sendo as uvas quase sempres usadas para fazer sumos e doces.

Avalia este conteúdo
3.25/5 (3 votos)
Etiquetas: espécies de videiras, videira, videiras, vitáceas, vitis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.