Sódio

Como se sabe o sódio consiste num elemento químico, mas é também um metal alcalino que à temperatura ambiente se encontra sólido, com uma textura macia e com uma coloração branca ou ligeiramente prateada.

Este elemento é bastante abundante na natureza essencialmente no sal marinho e no mineral halita. Não pode ser encontrado na sua forma livre na natureza uma vez que se dissolve em contacto com a água dando lugar ao hidróxido. Quando colocado a arder as suas chamas apresentam-se com uma cor amarelada. Enquanto forma metálica reage facilmente e em contacto com o ar oxida, reage em convívio com a água e é corrosivo no contato com a pele.

Como se sabe o sódio consiste num elemento químico, mas é também um metal alcalino que à temperatura ambiente se encontra sólido, com uma textura macia e com uma coloração branca ou ligeiramente prateada (Autor: Dnn87)

Como se sabe o sódio consiste num elemento químico, mas é também um metal alcalino que à temperatura ambiente se encontra sólido, com uma textura macia e com uma coloração branca ou ligeiramente prateada (Autor: Dnn87)

O sódio é considerado no meio cientifico como sendo o ião mais valorizado do meio extracelular dando uma forte contribuição para a manutenção do equilíbrio aquoso e ácido básico dos organismos vivos retendo a água necessária. Nos casos patológicos de excesso de sódio no organismo verifica-se posteriormente a eliminação de cálcio através da urina, a existência de edemas e hipertensão arterial.

A hipertensão bem como outras doenças conhecidas surgem em consequência do desequilíbrio entre o sódio e o potássio. Este desequilíbrio acontece porque a maioria dos alimentos com origem animal e os processados, como é o caso dos enchidos e do queijo, contêm uma maior quantidade de sódio comparativamente com o potássio.

O sódio une-se a outro elemento, o cloro, dando origem ao cloreto de sódio mais conhecido como sal. Podem aparecer também outros sais minerais como é o caso do iodeto de sódio ou o nitrato de sódio cujo elemento principal é o sódio.

Os alimentos de origem animal, como já foi referido, são muito ricos em sódio constituindo um perigo para a saúde. Ao contrário, os alimentos de origem vegetal são bastante pobres como é o caso das frutas. Nas leguminosas e nos cereais este é quase ausente sendo que os espinafres e as algas têm uma maior concentração.

Etiquetas: função do sódio, propriedades do sódio, sódio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.