Biomagnificação

A biomagnificação é um processo em que as substâncias químicas se tornam mais concentradas em cada nível trófico mais elevado.

Essas substâncias químicas tendem a ser difíceis de ser removidas a partir de tecidos animais e vegetais.

[-] Índice de conteúdos

Como Surge a Biomagnificação

  1. É lançada uma substância química sobre uma planta, contaminando a mesma com uma pequena quantidade desta substância.
  2. A planta é comida por animais herbívoros. Visto que cada animal herbívoro come uma grande quantidade de plantas contaminadas, os níveis de concentração dessa substância química nos herbívoros torna-se superior.
  3. Um animal carnívoro come o herbívoro. Visto que o carnívoro come vários animais herbívoros, os níveis dessa substância no carnívoro são superiores aos níveis que existiam no herbívoro.
  4. Esse animal carnívoro é comido por outro carnívoro que come vários animais dessa espécie, aumentando ainda mais os níveis dessa substância no seu organismo.

    O DDT é um tipo de inseticida usado para matar insectos. Quando inalado por outros animais não representa perigo. No entanto, devido à biomagnificação, o DDT já foi proibido há décadas (Autor: Xanthis)

    O DDT é um tipo de inseticida usado para matar insectos. Quando inalado por outros animais não representa perigo. No entanto, devido à biomagnificação, o DDT já foi proibido há décadas (Autor: Xanthis)

  5. Quando chegamos ao topo da cadeia alimentar, os níveis dessa substância que era aparentemente inofensiva para as plantas são já tão elevados que se tornam muito prejudiciais para a saúde, podendo provocar mutações, cancros ou até a morte.

Um excelente exemplo para percebermos os perigos da biomagnificação é o DDT. O DDT é um tipo de inseticida usado para matar insectos. Quando inalado por outros animais não representa perigo. No entanto, devido à biomagnificação, o DDT já foi proibido há décadas, mas ainda continua presente nos tecidos de muitos animais e continua a constituir um perigo para diversos organismos.

Etiquetas: biomagnificação, como surge a biomagnificação, químicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.