A biomagnificação é um processo em que as substâncias químicas se tornam mais concentradas em cada nível trófico mais elevado.
Essas substâncias químicas tendem a ser difíceis de ser removidas a partir de tecidos animais e vegetais.
[-] Índice de conteúdos |
---|
Como Surge a Biomagnificação
- É lançada uma substância química sobre uma planta, contaminando a mesma com uma pequena quantidade desta substância.
- A planta é comida por animais herbívoros. Visto que cada animal herbívoro come uma grande quantidade de plantas contaminadas, os níveis de concentração dessa substância química nos herbívoros torna-se superior.
- Um animal carnívoro come o herbívoro. Visto que o carnívoro come vários animais herbívoros, os níveis dessa substância no carnívoro são superiores aos níveis que existiam no herbívoro.
- Esse animal carnívoro é comido por outro carnívoro que come vários animais dessa espécie, aumentando ainda mais os níveis dessa substância no seu organismo.
- Quando chegamos ao topo da cadeia alimentar, os níveis dessa substância que era aparentemente inofensiva para as plantas são já tão elevados que se tornam muito prejudiciais para a saúde, podendo provocar mutações, cancros ou até a morte.
Um excelente exemplo para percebermos os perigos da biomagnificação é o DDT. O DDT é um tipo de inseticida usado para matar insectos. Quando inalado por outros animais não representa perigo. No entanto, devido à biomagnificação, o DDT já foi proibido há décadas, mas ainda continua presente nos tecidos de muitos animais e continua a constituir um perigo para diversos organismos.
Deixe uma resposta