Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Teff

O teff é um cereal cuja história do seu cultivo se refere aos países da Etiópia e remonta aos anos 4000 AC. Sabe-se que este é resistente aos climas rigorosos quentes e secos embora também possa ser cultivado nas terras com muita água.

A temperatura ideal para o seu cultivo situa-se entre os dez e os vinte e sete graus e em terrenos com altitudes que rondam os dois mil metros.

Este grão pode ser encontrado nas mais diversas cores desde o branco até ao vermelho passando pelo marron bastante escuro. O seu sabor tem também algumas variações consoante as cores sendo que os mais claros são os mais saborosos e os mais escuros apresentam-se com um sabor mais intenso. Independentemente da coloração e do sabor todos eles são bastante nutritivos.

O teff é um cereal cuja história do seu cultivo se refere aos países da Etiópia e remonta aos anos 4000 AC (Autor: Rasbak)

O teff é um cereal cuja história do seu cultivo se refere aos países da Etiópia e remonta aos anos 4000 AC (Autor: Rasbak)

Como já foi afirmado este alimento é bastante nutritivo dado que possui na sua composição um grande número de nutrientes e em grande concentração como é o caso do cálcio, do ferro (facilmente absorvido pelo organismo humano), do cobre entre outros. Os carboidratos fazem também parte da composição do teff assim como as proteínas. Quanto aos aminoácidos estão presentes os oito essenciais ao organismo podendo por isso considerar-se um alimento de excelência. A lisina tem uma concentração mais elevada no teff se o compararmos com o trigo ou a cevada. As vitaminas B1, B2 e K também não foram esquecidas nesta composição.

Como se sabe os doentes celíacos não podem consumir alimentos com glúten razão pela qual a ingestão do teff é-lhes aconselhado uma vez que este é isento desta substância.

O seu consumo é feito essencialmente no seu país de origem na preparação de um pão típico da zona, o chamado injera. Nos países do ocidente ele é quase desconhecido começando agora a ser descoberto graças à cada vez mais presente preocupação de se fazer uma alimentação equilibrada. Nas Africas o seu consumo já conta com bastantes anos.

Avalia este conteúdo
3.675/5 (3 votos)
Etiquetas: benefícios do teff, história do teff, propriedades do teff, teff

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.