Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Chia

Da família das lamiáceas fazem parte o linho e a sálvia englobando também a chia igualmente conhecida como sálvia hispânica.

Consiste numa planta herbácea com origem no México, as suas sementes podem ser usadas nas saladas, nos sumos ou até mesmo confecionadas dando origem a excelentes pratos.

Ela é conhecida pela sua importância nas dietas de emagrecimento uma vez que tem a capacidade de o favorecer. Na sua composição podem ser encontrados os ácidos graxos poli-insaturados essenciais, muitas fibras, algumas proteínas assim como outros nutrientes o que faz desta planta uma recomendação para uma alimentação saudável. Sabe-se ainda que o seu consumo ajuda na regulação dos níveis de colesterol no sangue e fortalece o sistema imunológico entre outros benefícios.

A chia tem origem no México, as suas sementes podem ser usadas nas saladas, nos sumos ou até mesmo confecionadas dando origem a excelentes pratos (Autor: Pancrat)

A chia tem origem no México, as suas sementes podem ser usadas nas saladas, nos sumos ou até mesmo confecionadas dando origem a excelentes pratos (Autor: Pancrat)

Na sua composição existem também os ácidos graxos poli-insaturados assim como os ácidos graxo alfa-linolênico mais conhecidos como ômega 3. A composição desta planta também foi presenteada com carboidratos de baixo índice glicémico e fibras, cerca de trinta e quatro por cento em cada cem gramas. A sua importância é ainda mais acentuada graças aos fenólicos, uma importante e natural fonte de antioxidantes realçando-se o ácido cafeico e ácido clorogênico.

Depois de tudo o que foi dito podemos referir alguns benefícios para o organismo que advêm da regular introdução da chia na alimentação:

  • Como já foi dito ajuda nas dietas de emagrecimento uma vez qua as suas fibras absorvem a água e transformam-se numa substancia gelatinosa que ao preencher o espaço do estomago confere a sensação de saciedade.
  • Impede a formação de gordura que tanto nos incomoda ajudando a conseguir a imagem corporal que se deseja e mais saúde uma vez que a gordura acumulada é decisiva no aparecimento das doenças cardiovasculares.
  • Ajuda a prevenir a diabetes uma vez que as suas fibras aumentam o tempo de libertação da glicose.
  • Auxilia na regulação do colesterol uma vez que a sua composição é formada por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 que ajudam na redução do mesmo.
Avalia este conteúdo
3.825/5 (3 votos)
Etiquetas: benefícios da chia, café, chia, dieta, propriedades da chia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.