Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Couve-de-folhas

A couve-de-folhas não apresenta a típica cabeça, habitualmente existente neste tipo de hortaliça, mas sim folhas centrais que se vão colhendo à medida que vão sendo necessárias.

Esta é um tipo de couve, que refere quem sabe, em termos genéticos é a que mais se parece com a couve silvestre, a originária de todas as couves. A couve-galega, couve tronchuda, a couve portuguesa e as ornamentais fazem também parte do grupo das couves de folhas.

A couve-de-folhas não apresenta a típica cabeça, habitualmente existente neste tipo de hortaliça (Autor: Manuel Anastácio)

A couve-de-folhas não apresenta a típica cabeça, habitualmente existente neste tipo de hortaliça (Autor: Manuel Anastácio)

Estas couves podem atingir dois metros de altura e o seu crescimento é verificado à medida que se vão retirando as folhas inferiores. A sua cultura é bastante fácil sendo também possível nos terrenos abandonados. Quanto às suas flores, estas são consideradas hermafroditas, que se auto-fertilizam e facilmente polinizadas por abelhas.

As folhas mais jovens e mais tenras são apropriadas para fazer saladas e sopas como é o caso do tão conhecido caldo verde. Há mesmo quem aprecie o sabor destas folhas misturado com o sabor dos amendoins ou amêndoas torrados juntamente com molho de soja.

Assim sendo as couves de folhas são muito usadas na culinária tendo um papel muito importante e tradicional na culinária portuguesa. Estas também são muito habituais para fazer ornamentos, sendo para tal usadas aquelas que se apresentam coloridas e chamadas de couves ornamentais.

No que diz respeito ao seu valor nutricional, segundo se sabe este tipo de couve é muito rica em ferro, vitamina C bem como em cálcio. Esta é a grande razão porque é um alimento da preferência dos vegetarianos. Conhecida igualmente pelo nome de couve cigana ou couve todo-o-ano apresenta também uma grande riqueza em carotenoides, clorofila, pró-vitamina A, magnésio e potássio. Esta couve, bem como a maioria das couves, tem um forte papel na prevenção de determinados tipos de cancro, uma vez que tem na sua composição os chamados glucosinolatos responsáveis por tal. São também estes elementos que lhe conferem o aroma.

Avalia este conteúdo
2.875/5 (4 votos)
Etiquetas: benefícios da couve-de-folhas, couve-de-folhas, propriedades da couve-de-folhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.