Os Potenciais Benefícios da Clonagem Humana

Há quem a defenda que a clonagem humana seja a solução para muitos dos problemas e doenças dos seres humanos.

Outros consideram que os seus riscos, assim como tudo aquilo que pode colocar em causa, nunca permitirá que se torne uma alternativa viável, seja para reprodução ou terapêutica.

De que falamos? Da clonagem humana, um assunto que há muito está na ordem do dia, dividindo opiniões e suscitando reações adversas.

[-] Índice de conteúdos

O Que é a Clonagem Humana?

A clonagem humana pode ser definida de diferentes formas e pode igualmente ter objetivos terapêuticos ou reprodutivos.

De acordo com a Associação Médica Americana, a definição mais adequada encara a clonagem como o processo através do qual são produzidos “organismos geneticamente idênticos”, sendo efetuada uma transferência de um núcleo de uma célula pertencente a um organismo já existente para uma célula germinal cujo núcleo foi anteriormente removido.

Assim sendo, a clonagem reprodutiva tem por finalidade o nascimento de crianças geneticamente idênticas, enquanto a clonagem terapêutica deverá servir para obter órgãos ou tecidos destinados a serem utilizados para fins médicos.

Benefícios da Clonagem Humana

Ao mesmo tempo que a clonagem humana é desenvolvida, poder-se-á estudar detalhadamente o que se chama de diferenciação celular. Além disso, são imensos e muito diversificados os benefícios que poderão advir da utilização desta técnica. Entre os benefícios mais relevantes, a clonagem humana poderá representar:

– A capacidade de aumentar o tempo e a qualidade de vida do ser humano.

– A possibilidade de se criarem seres humanos que terão exatamente a mesma informação genética, podendo atuar como dadores de órgãos e células quando assim necessário.

– A garantia de permitir a casais inférteis a hipótese de ter um filho, usando a informação genética de um dos progenitores e, assim, substituindo ou complementando as técnicas de fertilização hoje existentes.

A clonagem humana permite a casais inférteis a hipótese de ter um filho, usando a informação genética de um dos progenitores (Autor: D. Sharon Pruitt from Hill Air Force Base, Utah, USA)

A clonagem humana permite a casais inférteis a hipótese de ter um filho, usando a informação genética de um dos progenitores (Autor: D. Sharon Pruitt from Hill Air Force Base, Utah, USA)

– A capacidade de renovar a atividade das células humanas que estejam danificadas ou de as substituir por outras saudáveis, criadas em cultura para esse efeito.

– A oportunidade de se conseguirem tratar ou melhorar determinados tipos de patologias que, até ao momento, se consideram incuráveis. Os cientistas acreditam que há boas possibilidades de a clonagem humana abrir caminho para novas formas de tratamento para doenças como as cardíacas, as paralisias, a diabetes e os acidentes vasculares cerebrais, assim como as doenças de Parkinson e de Alzheimer.

A ideia é poder substituir as células do cérebro ou do corpo que foram afetadas pelas patologias, através de uma técnica que consiste no transplante de células estaminais. Estas células estaminais podem advir de embriões ditos normais ou clonados ou, em último caso, de humanos adultos.

A grande vantagem é que apresentam exatamente o mesmo ADN do recetor, o que diminui drasticamente as hipóteses de rejeição, um problema que hoje se afigura como uma das maiores preocupações em situações de transplantes.

Além disso, as células estaminais poderão ser usadas para clonar e produzir as chamadas células-tronco que, uma vez no organismo, podem assumir qualquer forma necessária.

Riscos da Clonagem Humana

Apesar de os potenciais benefícios da clonagem humana serem vários e desta técnica poder oferecer ao Homem fortes possibilidades de melhorar e aumentar a saúde e a vida, há que não esquecer os riscos que se afiguram tão grandes ou maiores. Tais como:

– Poder comprometer a individualidade e a variabilidade genética.

– Causar um envelhecimento precoce.

– Provocar anomalias, tumores, lesões hepáticas e uma redução da imunidade.

– Fazer nascer um mercado negro de doadores e de pessoas que queiram clonar-se a elas próprias.

– Potenciar a discriminação dos seres clonados por parte da sociedade e, assim gerar problemas psicológicos diversos.

Etiquetas: benefícios da clonagem humana, clonagem humana, riscos da clonagem humana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.