A população mundial aumenta a cada dia que passa e é necessário um aumento da produção de alimentos para que sejam saciados todas as suas necessidades nutricionais. Mas a par do aumento da população aumentam também as pragas que destroem as plantações sendo necessário controlá-las com pésticidas sintéticos para que estas alcancem o sucesso pretendido.
Há mesmo quem diga que os insetos que atacam as plantas concorrem lado a lado com o homem na disputa de alimentação espalhando ao mesmo tempo doenças e destruindo os ecossistemas existentes. Esta é a grande razão porque surgiram os produtos químicos com efeito agrotóxico usados atualmente na agricultura e que dão proteção na agricultura aumentando os níveis da produção.
Apesar do alcance destes objetivos o uso dos produtos químicos é muitas vezes feito de forma indiscriminada e ausente dos devidos cuidados levando ao aparecimento de graves problemas de saúde para o homem, para os animais e até para o ambiente.
O uso e abuso dos agrotóxicos acarretam prejuízos para a saúde uma vez que é inevitável o consumo de alimentos contaminados com os mesmos. Cientistas referem que os homens consomem alimentos com inseticidas naturais e sintéticos uma vez que as próprias plantas produzem os seus próprios inseticidas para se poderem defender das pragas de insetos. Dizem ainda que a concentração dos agrotóxicos vai aumentando conforme se avança na cadeia alimentar (processo conhecido pelo nome de biomagnificação) o que os torna ainda mais prejudiciais à saúde do homem.
Sabe-se que esta exposição é de tal forma grave que cerca de vinte mil casos de cancro detetados por ano só nos Estados Unidos é da responsabilidade da ingestão de alimentos contaminados. A Organização Mundial de Saúde afirma ainda que em cada ano existem milhões de pessoas com problemas de saúde decorrentes da exposição aos pesticidas.
Apesar de tudo eles têm a capacidade de salvar algumas vidas uma vez que eliminam os predadores que são transmissores de doenças, ampliam a quantidade de alimentos, aumentam os lucros aos agricultores e se usados adequadamente os benefícios são mais elevados comparativamente aos prejuízos para a saúde.
Para evitar os pésticidas sintéticos na comida opte por produtos provenientes da agricultura biológica.
Deixe uma resposta