Artrite Reumatóide

  • Português

Artrite reumatóide é uma palavra popularmente conhecida e que designa a inflamação de uma articulação.

A artrite reumatóide é considerada como a principal doença reumática sistémica, por causa da sua elevada incidência, bem como pelos problemas associados de que é causadora.

A artrite reumatóide é sinónima de uma doença reumática crónica de causa não conhecida.

Não há uma idade definida para a sua ocorrência, pois pode ocorrer em qualquer idade.

Tem, como manifestação principal, o envolvimento repetido e geralmente crónico das estruturas articulares e periarticulares.

[-] Índice de conteúdos

Tratamento da Artrite Reumatóide

Também pode lesar o tecido conjuntivo em qualquer ponto do organismo, originando as mais diversas manifestações sistémicas.

É de vital importância que o paciente seja sempre acompanhado por um médico reumatologista.

Mão afetada por Artrite Reumatóide (Autor: James Heilman, MD)

Mão afetada por Artrite Reumatóide (Autor: James Heilman, MD)

Sensivelmente, nas últimas duas décadas, o seu tratamento evoluiu positivamente. Tal facto deveu-se:

  • à avaliação da atividade inflamatória;
  • à ciência dos fatores de prognóstico mais negativo;
  • ao tratamento pelo uso de fármacos anti-reumáticos de ação lenta;
  • ao aparecimento da terapêutica combinada;
  • à terapêutica biológica.

Diagnóstico da Artrite Reumatóide

Porém, no caso de não ser tratada numa fase inicial e de forma correta, esta doença aporta, globalmente, muitas e gravíssimas consequências para os pacientes, o que se refletirá numa incapacidade sistemática individual e no local de trabalho, sendo causa de absentismo laboral.

Assim sendo, é de grande importância que a doença seja diagnosticada nos primeiros três a seis meses da sua ocorrência.

Poderá ser corretamente tratada, numa fase inicial. Desta forma, há melhores hipóteses de não se desenvolver em incapacidade funcional para o trabalho, diminuindo a comorbilidade e aumentando a esperança média de vida.

Apesar de não podermos evitar esta doença, a prevenção tem como função primordial o abrandamento da gravidade da doença.

Desta forma, diminuir-se-á a severidade da doença e reduzir-se-á a incapacidade funcional, melhorando a qualidade de vida.

Como diagnóstico precoce, podem ser tidos em conta os seguintes parâmetros:

  • Inflamação de 3 ou até mais articulações;
  • Envolvimento das articulações metacarpofalângicas e/ou metatarsofalângicas;
  • Rigidez de manhã e com uma duração superior a trinta minutos;
  • Simetria de envolvimento articular.

Para além de exames laboratoriais ou de radiografias, são importantes outros exames: a cintigrafia, a ressonância magnética e a ultrassonografia.

É importante que seja detetada precocemente a sinovite, que é a inflamação da membrana sinovial, mesmo após breves semanas da ocorrência da doença.

Como prevenção, aconselha-se o uso de contracetivos orais e a ingestão moderada de álcool (sempre aconselhada para um estilo de vida saudável).

Revela, como consequências, uma elevada comorbilidade e mortalidade aumentada na população, caso não seja corretamente acompanhada.

Fatores de risco são o género, a idade e o historial de doença e vacinação. No que concerne ao género, são mais afetadas as mulheres, com uma média de cerca de quatro mulheres afetadas para apenas um homem com o mesmo problema de saúde.

No que à idade diz respeito, apesar de poder atingir qualquer faixa etária, é especialmente incidente nos adultos jovens e nas mulheres em fase pós-menopáusica.

No que respeita ao historial de doença e vacinação, há a considerar que, por vezes, há casos de artrite reumatóide após as infeções por parvovírus e vírus da rubéola.

Também, tal se pode manifestar por influência das vacinações contra a rubéola, contra o tétano, hepatite B e Influenza.

Etiquetas: artrite reumatóide, artrite reumatóide exercícios, artrite reumatóide sintomas, artrite reumatóide tratamento, diagnóstico da artrite reumatóide, sintomas da artrite reumatóide, tratamento da artrite reumatóide

Leave a Reply

Your email address will not be published.