Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Brócolis

Entre os vegetais mais recomendados estão justamente os brócolis que, devido às suas componentes, poderão ser uma ótima ajuda para a sua saúde.

Os seus benefícios já estão cientificamente comprovados e vão muito além daquilo que possamos imaginar.

Sabia, por exemplo, que os brócolis podem ajudar a prevenir o cancro do estômago?

Todos nós sabemos que, de uma dieta alimentar correta e saudável, deve constar uma longa lista de vegetais diversos.

Eles fornecem ao nosso organismo nutrientes e vitaminas essenciais ao seu equilíbrio.

É justamente por esta razão que os pediatras recomendam aos pais incluir os vegetais e a fruta na alimentação das crianças desde muito cedo.

Só assim, elas irão habituar-se ao seu sabor (já que se considera que alguns vegetais são menos agradáveis).

[-] Índice de conteúdos

Origem dos Brócolis

Os brócolos ou brócolis são um vegetal da família Brassicaceae. Quer, portanto, dizer que são “parentes” próximos de outros tipos de couve como a couve-bruxelas, o repolho e a couve-flor.

Carateriza-se, essencialmente, pelo facto de todo ele ser comestível, desde as folhas às flores, incluindo os talos.

Quem quiser dedicar-se à produção deste vegetal poderá fazê-lo durante todo o ano, não existindo uma altura especifica para obter bons resultados como acontece com grande parte dos vegetais e/ou frutos.

Na hora da compra, deverá escolher os mais verdes para que possa conservá-los durante mais tempo e também consumi-los de vários modos diferentes.

Benefícios dos Brócolis

Os brócolis ou brócolos são vegetais bastante ricos em cálcio. Estima-se que, em cada 100 gramas, cinquenta são de cálcio. Para ter uma ideia, esta quantia é cinco vezes superior ao cálcio presente na mesma quantidade de leite. Por isso, é importante dar bróculis às suas crianças, para ajudar na formação adequada dos seus ossos e dentes.

São, também, uma fonte de vitaminas A e C, assim como de selénio, potássio e ácido fólico (recomendado para gestantes).

Os brócolis são, igualmente, ricos em fibras e uma ótima ajuda para quem quer reduzir o colesterol de forma rápida e saudável.

Brócolis (Autor: Maria Regina Carriero)

Brócolis (Autor: Maria Regina Carriero)

Alguns estudos sugerem que este vegetal pode ser recomendado aos diabéticos. É que ele é rico numa substância chamada “cromo” que irá ajudar a regular o açúcar no sangue, assim como a produção de insulina. Além disso, o sulforafano servirá para proteger os nossos vasos sanguíneos dos efeitos causados pelo excesso de açúcar.

Os brócolis possuem, ainda, alguns compostos ativos que protegem as células do nosso organismo e agem para prevenir ou retardar o envelhecimento.

Mas o maior destaque deste vegetal vai para o facto de conter substâncias com propriedades consideradas antioxidantes e anticancerígenas: os fitoquímicos (entre os quais se destaca o já mencionado sulforafano). De acordo com estudos recentes, um indivíduo que coma brócolis com alguma frequência estará a reduzir o risco de desenvolver cancro do estômago, do cólon, da mama (no caso das mulheres) e da próstata (nos homens). Estes fitoquímicos atuam inibindo a produção e desenvolvimento da bactéria Helicobacter Pylori, o que diminui também problemas de gastrite e úlceras estomacais.

Como Consumir Brócolis

Além de terem todos estes benefícios, os brócolis são altamente versáteis.

Podem ser consumidos crus em salada (só os mais tenros) ou podem ser cozidos. Servem para preparar suflés, sopas, refogados e bolos.

Se não aprecia ingerir vegetais ou não gosta muito deste sabor em particular, pode optar por fazer sumo, misturando laranja ou limão para disfarçar o sabor.

Se os cozinhar, não se esqueça que o deve fazer a vapor ou em pouca água e por pouco tempo, já que a cozedura em excesso irá provocar a perda de alguns destes nutrientes.

Avalia este conteúdo
3.325/5 (10 votos)
Etiquetas: benefícios dos brócolis, brócolis, brócolus, cancro da mama, origem dos brócolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.