Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Peso Corporal e Gordura Total

Peso corporal e gordura total não são sinónimos.

Uma dieta de emagrecimento desregrada vai conduzi-lo à perda rápida de peso corporal. Contudo, isso deve-se ao facto de o organismo perder água, fluidos e minerais.

Para compor o panorama, há uma deficiência calórica. E, muito grave, é que perde massa muscular magra, ao não se alimentar corretamente.

Geralmente, este tipo de dietas de emagrecimento rápido, depois do seu extremo rigor, levá-lo-ão a uma rápida reaquisição da gordura corporal, ao retomar a sua dieta habitual.

Para que tal não sucedesse, havia que aumentar a massa muscular magra, aumentar o seu metabolismo ou manter essa má dieta. Qualquer destes itens é de dificuldade acrescida.

Imagem de Pessoa a Medir o Peso Corporal (Autor: Imagem em domínio público)

Imagem de Pessoa a Medir o Peso Corporal (Autor: Imagem em domínio público)

Pelo contrário, para reduzir a gordura corporal que não se confunde com a perda de peso total, há que seguir uma dieta nutricional equilibrada e adaptada ao seu estilo de vida, contemplando a atividade física.

[-] Índice de conteúdos

Calcular o Peso Corporal

Para calcular o peso corporal em primeiro lugar, temos que fazer uma avaliação da TMR (Taxa Metabólica de Repouso). Em que consiste? Tendo como base a sua massa muscular magra, a TMR:

  • Calcula o número de calorias indispensáveis à vida quotidiana;
  • Calcula a quantidade de calorias que se devem ingerir diariamente;
  • Diminui com a perda de massa muscular magra;
  • Aumenta com o aumento de massa muscular magra.

Para proceder a este cálculo, há muitas fórmulas. O profissional de saúde e fitness dissipará todas as dúvidas, procedendo à avaliação do seu caso.

Em segundo lugar, há que encontrar o GTED (Gasto Total Energético Diário).

Na posse destes dados (da TMR e do GTED), o profissional de saúde e fitness elaborará um plano individual de nutrição.

Nesse plano haverá, também, lugar para um programa de condicionamento e força. Deste modo, poderá diminuir a gordura corporal e realizar exercícios a fim de ganhar massa muscular magra.

Há que considerar que uma dieta de emagrecimento desregrada e nutricionalmente desequilibrada não aumenta a TMR, por isso tem de evitar este tipo de dieta, pois ela conduzi-lo-á, inevitavelmente, a recuperar a gordura total.

Avalia este conteúdo
3.8/5 (9 votos)
Etiquetas: calcular peso corporal, deficiência calórica, dieta, dieta de emagrecimento, ganhar peso, massa muscular, massa muscular magra, peso corporal, peso corporal ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.