Tanibuca

A tanibuca é uma árvore de origem sul americanada família das Comretaceae e com nome científico Buchenavia sp.

É também conhecida no Brasil como Guarajaruba, Pau Mulato Branco e Guayabillo.

Na Guiana Francesa esta árvore é conhecida como Anangosi, nas Honduras como Nargusta, no Suriname como Kalebashout e na Guiana como Alasoabo e Cokerwood.

Outros dos nomes pelos quais por vezes esta árvore é chamada são: Cuiarana, Ipê do Brejo, Ipê Verde, Amarelinho, Embiridia, Piá Banha, Piá banheira, Imbiridiba, Loirinho, Pequiá, Pequi, Piquiá, Jundiaí Preto, Tanibuca, Tanimbuca, Merindiba Bagre e Timburivá, entre outros.

[-] Índice de conteúdos

Caraterísticas da Tanibuca

O tronco desta árvore é reto, cilíndrico, com um diâmetro que pode variar entre 50 a 90 centímetros, mas o seu diâmetro comercial deverá variar entre os 58 e os 64 centímetros. A sua altura comercial varia entre os 8 e os 19 metros. A sua casca é de cor amarela acastanhada e tem entre 0,5 a 2 mm de espessura. O alburno é de grã lisa e direita, brilho moderado, cheiro agradável e textura média a fina.

A madeira da tanibuca tem um peso relativo de 1240 Kg/m3, em verde, sendo o seu peso específico básico de 0,79 g/cm3. É uma madeira pesada de cerne amarelo e superfície brilhante, lisa ao tato. A secagem desta madeira é bastante rápida (cerca de sete dias, resultando numa contração de cerca de 14,7 %, tendo assim como principais defeitos o seu acanoamento moderado e também o seu endurecimento forte.

A tanibuca é uma árvore de origem sul americanada família das Comretaceae e com nome científico Buchenavia sp (Autor: bananasraras.org)

A tanibuca é uma árvore de origem sul americanada família das Comretaceae e com nome científico Buchenavia sp (Autor: bananasraras.org)

Através de observações práticas, a utilização da Tanibuca em condições consideradas adversas, a madeira desta árvore é considerada moderadamente resistente aos ataques dos organismos xilófagos. Além disso, é uma madeira muito difícil de serrar e aplainar.

Apesar de, à partida, a madeira de Tanibuca não necessitar tratamento preservativo contra brocas de madeira seca, quando está prevista uma exposição à humidade durante um curto período de tempo, convém que seja feito o devido tratamento. Não se recomenda, no entanto a sua exposição à humidade de forma permatente.

São muitos os usos para os quais a madeira de Tanibuca pode ser apropriada. Devido à sua retratibilidade média e durabilidade natural, a madeira de Tanibuca é bastante apropriada para o uso na construção civil, seja para fazer ripas, vigas, tábuas, caibros e tacos para revestimento de chãos. Pode também ser usada para produzir alguns laminados decorativos, para se fabricar os cabos de algumas ferramentas e outras peças torneadas. Esta madeira é também excelente para o fabrico de carrocerias de madeira, para implementos agrícolas e para construções externas.

Etiquetas: caraterísticas da tanibuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.