Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Anorexia

  • Português

A anorexia é um dos distúrbios alimentares mais comuns.

Normalmente, quem tem este problema recusa-se a comer ou então come tão pouco que acaba por ficar desnutrido.

Por exemplo, uma jovem chamada Antoinette, com 17 anos, diz que houve uma altura em que o seu peso terá caído para 37 quilos, o que é um valor demasiado baixo para os seus 1,70 metros de altura.

Ela diz que não comia mais do que 250 calorias por dia, e que estava tão obcecada que anotava tudo o que comia.

[-] Índice de conteúdos

Sintomas da Anorexia

As vitimas da anorexia são pessoas com sentimentos obsessivos com relação à comida, e que são capazes de ir a extremos para não ganhar peso. Um outro jovem, de nome Heather, diz mesmo que passou a cuspir a comida no guardanapo, fingindo que estava a limpar a boca. No caso de Susan, outra jovem, esta fazia exercícios muito desgastantes para manter baixo o peso.

Ela diz que quase todos os dias eu corria 12 quilómetros, ou nadava durante uma hora e que se sentia terrivelmente ansiosa e culpada se não fizesse isso. Segundo Susan, todas as manhãs o seu maior e geralmente o único verdadeiro prazer, era subir na balança para confirmar que o seu peso estava muito abaixo de 45 quilos.

No caso de Antoinette, outra vitima de anorexia, que já mencionamos aqui, ela diz que na sua pior fase preparava toda e qualquer refeição em casa, bem como toda a merenda dos seus irmãos mais novos e que não os deixava aproximarem-se do frigorífico porque a cozinha era só sua.

Segundo o livro “Guia para os Pais sobre Anorexia e Bulimia”, alguns jovens anoréticos tornam-se pessoas obsessivamente ordeiras, e talvez exijam que toda a família siga os seus padrões irrealisticamente rigorosos. Por exemplo, pode acontecer de não permitirem que nenhuma revista, par de chinelos ou chávena de café fiquem fora do lugar nem mesmo por um momento.

Existem também casos em que se tornam igualmente, ou até mais, obsessivos com a higiene e a aparência pessoais, passando muitas horas no WC com a porta trancada e recusando-se a abrir para que outros se possam arranjar para irem para a escola ou para o trabalho.

Fotografia de uma mulher anorética (Autor: Imagem em domínio público)

Fotografia de uma mulher anorética (Autor: Imagem em domínio público)

Como aparece esse estranho distúrbio chamado de anorexia? Normalmente, começa quando um adolescente ou jovem adulto — quase sempre do sexo feminino — decide perder alguns quilos. No entanto, quando atinge o seu alvo, o jovem não fica satisfeito. Talvez se olhe no espelho e continue a achar-se gordo, de modo que decide perder mais alguns quilos. Esse ciclo continua até que seu peso acaba por descer 15%, ou mais, abaixo do que é normal para a sua estatura.

Nessa altura, é costume os amigos e familiares começarem a expressar preocupação com a aparência extremamente magra, muitas vezes até esquelética, da pessoa. No entanto, o anorético vê as coisas de maneira diferente. Segundo Alan, um jovem anorético que media 1,75 metros e chegou a pesar apenas 33 quilos, ele não se achava esquelético.

Quanto mais peso que ele perdesse, tanto mais a sua mente se distorcia e ele não conseguia aperceber-se de que estava realmente assim.

Ao fim de algum tempo, a anorexia costuma levar a graves problemas de saúde, tais como a osteoporose e danos aos rins. Por vezes chega mesmo a ser fatal. Heather, um outro jovem de quem já falamos, confessa que o médico lhe chegou adizer que se ele se tivesse privado de tantos nutrientes por apenas mais dois meses, ele teria morrido de desnutrição.

Segundo dados expostos no folheto “The Harvard Mental Health Letter”, nos últimos dez anos, cerca de 5% das mulheres a quem foi diagnosticada anorexia, acabaram por falecer.

Avalia este conteúdo
4.75/5 (1 votos)
Etiquetas: anorexia, anorexia causas, anorexia e bulimia, anorexia tratamentos, anorexias, café, ganhar peso, sintomas da anorexia, tratamentos para a anorexia

Leave a Reply

Your email address will not be published.