Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Quem Pode Praticar Musculação?

[-] Índice de conteúdos

Musculação

Desde que seja praticada com a devida orientação, praticamente todas as pessoas podem praticar musculação. De fato, não é novidade para ninguém que uma vida sedentária aumenta muito os riscos do aparecimento precoce ou do agravamento de alguns problemas de saúde, tais como os problemas cardíacos, a diabetes e outras doenças.

Aliás, podemos até mesmo afirmar que o sedentarismo é, ele próprio, quase uma doença, se tivermos em conta que, além dos riscos associados, ele é também responsável por uma baixa qualidade de vida das pessoas, pois estas ficam com o seu desempenho físico e mental limitados, além de serem mais susceptíveis a fadiga, stress e outras complicações.

[-] Índice de conteúdos

Musculação

Os ginásios são espaços devidamente preparados para as mais diversas atividades físicas, sendo que, especialmente nos centros urbanos, estes oferecem diversas alternativas, entre as quais, a musculação. Esta modalidade serve também a objetivos diversificados, de modo que, um centro de musculação bem aparelhado possui equipamentos para desenvolver e fortificar todos os grupos musculares do corpo.

Desde que seja praticada com a devida orientação, praticamente todas as pessoas podem praticar musculação (Autor: EEFD)

Desde que seja praticada com a devida orientação, praticamente todas as pessoas podem praticar musculação (Autor: EEFD)

Quem Pode Praticar

Apesar de a grande maioria das pessoas pensar que a musculação é recomendada e praticada apenas por quem quer ter um corpo musculoso, por motivos estéticos, ou então para o condicionamento físico de atletas, isso não é bem assim. Outra mentira amplamente difundida é que a musculação só deve ser praticada por quem já tem estrutura muscular desenvolvida.

Mas, o uso da musculação pode ser recomendável para várias outras finalidades, tais como para a correção de postura, a fisioterapia após uma cirurgia e para condicionamento físico, até mesmo para aqueles que nunca a praticaram, quer sejam homens, quer mulheres.

Além disso, em praticamente todas as idades se pode iniciar um programa de musculação, que produz benefícios imediatos para a saúde física e mental, e cujos riscos são muito reduzidos, desde que seja praticada sob os cuidados de um profissional de Educação Física especializado nesta área.

Esses cuidados começam logo pela avaliação das características físicas e das condições de saúde específicas de cada pessoa, que servirá como base para se estabelecerem programas personalizados. No caso das pessoas de mais idade, ou com estruturas musculares frágeis, e também no caso de muito jovens, estas pessoas devem ser orientadas e monitorizadas para que realizem atividades compatíveis, devendo os seus programas e objetivos ser reavaliados em função da sua evolução e do seu bem-estar durante os exercícios.

Até mesmo aqueles praticantes que já dominam o uso dos aparelhos devem ser assistidos, para que se evitem lesões e acidentes.

Primeiro Passo o Questionário PAR-Q

Antes de se iniciar qualquer programa de atividades físicas, existe um questionário simples, denominado PAR-Q, que permite que cada pessoa, por si própria, consiga logo de início avaliar os riscos. As questões colocadas são as seguintes:

1 – Alguma vez um médico lhe disse que você tem algum problema do coração e lhe recomendou que apenas fizesse atividade física sob supervisão médica?

2 – Quando pratica exercício físico, você sente alguma dor no peito?

3 – Durante o último mês, você alguma vez sentiu dores no peito?

4 – É costume você perder a consciência ou cair, após sentir tonturas ou desmaiar?

5 – Você sofre de algum problema ósseo ou muscular que a atividade física possa agravar?

6 – Alguma vez lhe foram recomendados por um médico medicamentos para a pressão arterial, para circulação ou coração?

7 – Através da sua própria experiência ou aconselhamento médico, você tem conhecimento de alguma outra razão física que possa impedir a sua prática de atividade física sem supervisão médica?

Quando a resposta a algumas destas questões é “SIM”, então é recomendável a avaliação de um médico antes do início do programa.

Avalia este conteúdo
3.075/5 (23 votos)
Etiquetas: coração, ginásio, musculação.quem pratica musculação, quem pode praticar musculação?
Um comentário sobre “Quem Pode Praticar Musculação?
  1. Rogerio Mendes disse:

    Muito bom o site pessoal! Ótimo conteudo apresentado , muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.