Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


As Propriedades da Cenoura

A cenoura é um dos alimentos que muitos subestimam.

Por exemplo, nos EUA, as cenouras encontram-se em nono lugar entre as vinte e oito plantas de importância comercial, sendo que, dentre as mais conhecidas, só o espinafre é menos popular.

Segundo certo dicionário, a cenoura é uma planta da família da salsa, com uma raiz longa, afilada, de cor laranja, que é comida como um legume.

No entanto, não é usada apenas como legume. A cenoura moída ou torrada, é há muito usada como substituto do café na Alemanha, e como adoçante nas cozinhas de grande parte da Europa.

Por isso, uma dona de casa sábia não subestima a cenoura, mesmo que não existissem outras razões além de ela prover uma saudável variedade de pratos. São um dos poucos legumes que têm bom sabor, tanto crus como cozidos.

As Propriedades da Cenoura

As Propriedades da Cenoura

Cruas podem ser utilizadas sob a forma de filetes de cenoura em lugar ou em adição às saladas verdes. Por outro lado, quem tem uma centrifugadora para legumes sem dúvida já deve conhecer o prazer e o benefício derivados de se tomar um sumo de cenoura.

E para quem não tem uma centrifugadora, pode-se comprar sumo de cenoura enlatado. Pode ser bebido puro, misturado com outros sumos, tais como o sumo de uva, ou ser usado para dar sabor ao sumo de aipo.

Quando cortadas em rodelas finas, as cenouras dão mais cor e sabor a qualquer salada mista. Também cenoura crua raspada, junto com passas ou tâmaras e molho, podem constituir uma bela salada.

Ou ainda, raspas de cenoura com igual quantidade de abacaxi moído, misturados com limão ou gelatina de lima, podem constituir uma deliciosa massa para frutas.

[-] Índice de conteúdos

Como se Cozinham as Cenouras

Um dos motivos de as cenouras serem subestimadas por muitos é que as donas de casa muitas vezes não são cuidadosas ao prepará-las, cometendo o erro de cozinhá-las demais em água e depois deitar fora a água.

Para as preparar, limpe-as com uma escova dura, sem raspar nem retirar as cascas e então depois, cozinhe-as em pouquíssima água e com um pouco de manteiga e sal.

Quando cozidas desta forma, as cenouras tornam-se mais deliciosas e também mais nutritivas. Para tornar o seu sabor ainda mais agradável, pode servir as cenouras com cebolinhas ou com cebolas bem picadinhas. Para quem não anda preocupado com a dieta, talvez vá apreciar comê-las com leite creme.

Além disso, e como todos sabemos, são também muito boas para ensopados, de carne de carneiro com batatas, cebolas, etc…

Há ainda quem aprecie o bolo de cenoura, a torta de cenoura, a sopa de cenoura, ou o creme. E se consultarmos um bom livro de receitas, não faltarão diversas outras formas de se usar a cenoura.

Papel da Cenoura na Saúde

Costuma dizer-se que os alimentos são os nossos melhores remédios, e no que diz respito à cenoura isso é bem verdade. Os antigos gregos e romanos costumavam usar as cenouras como remédios, e não como legumes.

Aliás, o seu valor em fornecer-nos a vitamina A é bem conhecido, sendo que, uma cenoura mediana fornece-nos toda a vitamina A que necessitamos para um dia. A vitamina A é especialmente importante porque ajuda a fortalecer a visão, além de evitar infecções na garganta e nas vias urinárias.

As cenouras contêm também quantidades significativas de vitaminas B2 e C, além de ferro, fósforo, cloro e cálcio. E ao contrário do que alguns possam pensar, apesar do seu sabor adocicado, uma cenoura mediana só tem vinte e uma calorias.

A cenoura é também muito valiosa para ajudar a combater a diarréia, em especial nos bebés. Aliás, uma das melhores coisas a tomar para quem tem problemas de diarreia é o puré de cenoura.

Certo médico relatou mesmo que tratou com êxito cerca de 600 casos de enterite infantil com puré de cenoura, sendo que estas não causam nenhum dos efeitos colaterais que tantos remédios provocam.

Assim, podemos concluir que a humilde cenoura é um alimento que as donas de casa e suas famílias deviam apreciar mais. As cenouras podem ser preparadas de vários modos e podem servir não só para dar uma maior variedade, e nutrição às nossas refeições, mas também para dar um prazer adicional, desde que preparadas de modo sábio e engenhoso.

Avalia este conteúdo
4.075/5 (3 votos)
Etiquetas: benefícios da cenoura, café, cenoura saúde, gelatina, propriedades da cenoura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.