Os Benefícios da Carne de Frango

A carne de frango faz parte da alimentação humana, nos mais variados quadrantes, em muitos países do mundo.

Entre nós, os portugueses, há a canja que se dá às crianças, aos convalescentes ou a alguém que pretenda uma refeição ligeira e nutritiva.

Claro que na canja concebida de forma tradicional não encontramos os vegetais e legumes e há quem aluda ao facto de ser nutritivamente insuficiente.

Contudo, sem dúvida que é reconfortante um caldo de frango quente, especialmente nos dias mais frios de inverno.

A opinião de nutricionistas é, incontestavelmente, necessária para compreendermos as potencialidades e os aspetos menos positivos de um determinado produto alimentar que incluímos (ou não) na nossa alimentação.

[-] Índice de conteúdos

Benefícios da Carne de Frango

Independentemente da confeção da carne de frango na nossa alimentação: cozida, assada ou grelhada (sendo de evitar os fritos, como é evidente), ela faz parte da nossa vida.

Frango de cabidela? Há quem goste e há quem abomine…

Como em muitas coisas na nossa vida, os “gostos” não se discutem…

  • Na carne de frango, encontramos uma enorme variedade de vitaminas, especialmente as vitaminas do complexo B, indispensáveis para o metabolismo celular, porque são fundamentais em processos energéticos, no sistema nervoso, e são fundamentais para órgãos internos como o estômago, fígado e intestino e órgãos mais exteriores e visíveis como a pele e o cabelo.  Importantes são estas vitaminas do complexo B, como a B2, a B6 e a B12.
  • Longe de  negligenciável serão também as vitaminas, tais como o cobre, o zinco e o manganês.
  • A carne de frango também é rica em vitamina PP, que é indispensável no sistema respiratório e na dilatação de vasos sanguíneos. A sua carência  conduz à fraqueza muscular, à anorexia, a lesões na pele, …
  • É rica em ferro e em fósforo, promovendo o fortalecimento global do organismo.
  • Como as carnes em geral, a carne de frango possui muitas proteínas. Os aminoácidos essenciais para o ser humano estão presentes nesta carne em alta concentração. A sua composição incorpora proteínas e enzimas. Estão na base de funções importantíssimas como a atenção, a concentração, entre outras que influenciam o nosso bem-estar.
  • Fonte de proteínas, a carne de frango é indispensável para o crescimento e para o desenvolvimento das crianças. Deve ser facultada à criança de seis meses de vida, ainda a receber o leite materno, cerca de três vezes por dia. Crianças que já não são amamentadas, devem ingerir esse alimento mais vezes, obviamente adaptado com legumes, fruta e cereais. Devem ser gradativamente introduzidos na alimentação das crianças. Como é de fácil digestão, a criança terá mais facilidade no seu consumo e assimilação como nutriente capaz de contribuir para a sua formação. Como não é rica em gordura e, para além disso, é fácil de deglutir, contribui significativamente para a formação e constituição física dos mais jovens. Isso constitui, aliás, uma orientação da Organização Mundial de Saúde.
  • Tem, também a vantagem esta carne “branca” de ter gorduras saturadas em menor quantidade que as carnes ditas “vermelhas” (vaca, porco,…). Recorde-se que as gorduras saturadas estão na base de múltiplos problemas cardíacos. Basicamente  idênticas do ponto de vista nutricional, divergem neste ponto. Crucial e eficaz para as nossas escolhas alimentares, diga-se em abono da verdade, deveria ser maior a sua inclusão na alimentação, ao invés da carne “vermelha”. É que, se basicamente o número de nutrientes é muito similar, o de gorduras deveria ditar que a carne magra, as carnes “brancas”, ricas em ácidos gordos insaturados, benéficos e protetores da nossa saúde, fossem sistematicamente, a nossa preferência.
Carne de Frango (Autor: Imagem em domínio público)

Carne de Frango (Autor: Imagem em domínio público)

As virtualidades do frango, afinal, são extremamente positivas e indiscutivelmente potenciam o recurso a muitos e variados livros culinários sobre alimento tão versátil, económico e de fácil confeção.

Há que aproveitar todas estas qualidades, usando como recurso adicional a nossa imaginação.

A culinária ao serviço da Humanidade, a bem da saúde.

– Vai um prato de frango?

Etiquetas: benefícios da carne de frango, benefícios do frango, carne de frango, frango cozido, leite materno, receitas frango, zinco
4 comentários sobre “Os Benefícios da Carne de Frango
  1. Nubia Cornachioni disse:

    I like chicken, everyday is in my home, my family and my friends, chicken for ever!!!!!!!!!!!!!

  2. Nubia Cornachioni disse:

    Eu gosto de frango, todos os dias esta em minha casa, MINHA FAMÍLIA, MEUS AMIGOS. FRANGO para sempre!

  3. nilva disse:

    Eu gostou muito frango, como quase q diariamnete, deixando o fim de semana para eu comer peixe e carne siuna, que tambem gosto bastante!!!!!!!!!!

  4. nylla disse:

    eu gostu muito de frango,mas eu amor peixe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.