Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Como Evitar as Dores nas Costas

A dores nas costas é uma das dores mais frequentes em pessoas de todo o mundo, ficando atrás apenas da dor de cabeça.

Além disso, a dor nas costas é a causa principal da incapacidade prolongada em pessoas com menos de 45 anos, e a terceira causa principal entre as que têm mais de 45.

As vítimas gastam cerca de 17 mil milhões de euros por ano na busca de alívio, ou seja, cerca de quatro vezes o que se gasta com o tratamento da Sida.

Assim, surgem algumas perguntas: São inevitáveis as dores nas costas?

O que se pode fazer para aliviá-las ou preveni-las?

Uma das principais causas das dores nas costas entre jovens e adultos de meia-idade é a hérnia discal, ou hérnia de disco, que se começa a desenvolver logo a partir dos 20 anos de idade.

Mas existem muitos outros motivos para alguém sofrer de dores nas costas. Por isso, é importante sabermos o que fazer para evitá-las.

[-] Índice de conteúdos

Evitar dores nas Costas

  • Nunca levante peso num movimento rápido e brusco. Em vez de curvar a coluna, opte por dobrar os joelhos.
  • Se tiver que levantar objetos pesados, peça ajuda.
  • Quando carregar volumes pesados, equilibre o peso nos dois lados do corpo. Se estiver a carregar apenas um objeto pesado, faça-o com ambos os braços na frente, junto ao corpo. Se o tiver que carregar de um lado, alterne os lados.
  • Quando viajar, opte por usar um carrinho de bagagem portátil ou, se a bagagem for leve, use uma mala com alças para os ombros.
  • Ao retirar volumes do porta-malas do carro, coloque-os primeiro junto ao seu corpo antes de os suspender.
  • Ao aspirar a casa, use um aspirador de cabo longo. Não se curve para passar o aspirador debaixo dos móveis. Em vez disso, apoie-se sobre um joelho, usando uma almofadinha de proteção para ele. Se for mesmo necessário curvar-se, use, se possível, uma das mãos para se apoiar em algo.

    dores nas costas é uma das dores mais frequentes em pessoas de todo o mundo, ficando atrás apenas da dor de cabeça (Autor: Imagem em domínio público)" src="https://www.emforma.net/imagens/costas-e1365011436807.png" alt="A dores nas costas é uma das dores mais frequentes em pessoas de todo o mundo, ficando atrás apenas da dor de cabeça (Autor: Imagem em domínio público)" width="200" height="224"> A dores nas costas é uma das dores mais frequentes em pessoas de todo o mundo, ficando atrás apenas da dor de cabeça (Autor: Imagem em domínio público)

  • Se trabalha num escritório, tente alternar o serviço sentado junto à secretária com trabalhar em pé junto a uma superfície de trabalho à altura da cintura.
  • Ao fazer jardinagem, dobre os seus joelhos e divida o trabalho em partes pequenas. Quando estiver em pé, não se curve.
  • Faça exercícios para as costas com regularidade, mesmo que seja apenas durante 10 a 15 minutos por dia. Se tiver uma idade mais avançada, faça exercícios moderados.
  • Ao fazer a cama, quando se estica para chegar ao outro lado da cama, dobre um joelho sobre a cama e escore o seu corpo com um dos braços. Quando esticar o lençol ou o ajeitar nas beiradas do colchão, faça-o de joelhos, em ambos os lados.
  • Ao conduzir em longas distâncias, pare regularmente para descansar. Caso o encosto do assento não seja confortável, use uma almofada para que as costas tenham um apoio pleno.
  • Não pratique corrida em piso duro. Use um calçado que seja adequado para a prática de exercícios.
  • Experimente usar uma almofada ou outro apoio para as costas ao sentar-se numa poltrona ou num sofá. Quando se quiser levantar, faça-o lentamente, usando as pernas para se erguer.
  • Se passa muito tempo sentado a trabalhar, use uma cadeira com encosto adequado e levante-se de vez em quando para dar alguns passos.
  • Não fique muito tempo curvado sobre gavetas de arquivo, sendo que, sempre que possível, o melhor é sentar-se numa cadeira.
  • Se tiver de usar sapatos de tacão alto durante o dia, leve consigo um par de sapatos mais confortáveis para poder alternar, sempre que possível.

Como vê, não é muito complicado agir de uma forma que não prejudique as suas costas.

Mas, o mais importante é que os benefícios são imensos.

Avalia este conteúdo
1.825/5 (3 votos)
Etiquetas: dores costas, evitar dores nas costas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.