Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Anorexia Nervosa

  • Português

A anorexia nervosa é uma doença que costuma resultar numa perda acentuada e repentina de peso, auto-imposta através de uma restrição alimentar ativa.

A anorexia nervosa afeta principalmente os jovens e tem levado muitos pais ao desespero por não saberem o que fazer.

Se a pessoa tem realmente esta doença, mesmo quando já houve um emagrecimento acentuado e até mesmo quando já apresenta um aspeto esquelético, mesmo assim a pessoa vive com um medo doentio de ver o seu peso aumentar e de ficar obeso.

Um jovem com anorexia nervosa tem uma visão desadequada de si mesmo, continuando a ver no seu corpo partes “gordas”, mesmo quando já só tem “pele e osso”.

A anorexia nervosa é uma doença que afeta mais frequentemente adolescentes do sexo feminino, sendo que nas raparigas, a anorexia nervosa acaba mesmo por levar à cessação da menstruação, em consequência da perda de peso.

[-] Índice de conteúdos

Causas da Anorexia Nervosa

O aparecimento da anorexia nervosa é de fácil explicação, se olharmos para as mensagens contraditórias de uma sociedade que, apesar de publicitar constantemente produtos altamente calóricos, paralelamente valoriza um ideal de beleza, marcado pela magreza por vezes exagerada.

As noções extremas de beleza atuais são a principal causa da anorexia (Autor: Alan Antiporda)

As noções extremas de beleza atuais são a principal causa da anorexia (Autor: Alan Antiporda)

Além disso, existe um padrão de personalidade que une a grande maioria dos jovens que passam por este problema. Segundo alguns estudos, os jovens adolescentes que se tornam anoréticos têm características de personalidade comuns, tais como dificuldades de relacionamento interpessoal, insegurança, baixa auto-estima, autonomia reduzida, carácter marcadamente obsessivo e padrões de pensamento pouco flexível.

No entanto, os pais normalmente vêem-nos como jovens muito sossegados, que gostam pouco de sair com os amigos e que nunca deram problemas.

Costumam descrevê-los com a frase: “não são como os jovens de hoje”.

Assim, apesar de nem sempre os jovens com este perfil se tornarem anoréticos, visto que em certa medida estas características parecem ter uma relação direta com o desencadeamento deste processo.

Assim, a atuação dos pais no sentido de contrariar estas caraterísticas será, uma boa forma de prevenção.

O Que os Pais Podem Fazer Contra a Anorexia Nervosa

Para ajudar o seu filho, ou filha a não cair neste problema, ajude-o a desenvolver uma auto-estima positiva. De fato, a auto-estima é a perceção que cada pessoa tem de si própria. Esta perceção é construída ao longo da vida, e resulta das várias interações que se vai estabelecendo em diferentes contextos.

Por isso, a família desempenha um papel fundamental na construção da auto-estima do jovem. Muitas vezes é mais fácil criticar os filhos, destacando os aspetos negativos.

No entanto, é importante que os pais aproveitem todas as oportunidades para elogiar os seus filhos, não apenas quando se saem bem na escola, mas também em outros domínios.

A verdade é que os jovens precisam de sentir que os pais os amam, independentemente dos resultados escolares, e que os estudos não são a única área importante da vida de um adolescente.

Além disso, é bom que se ajude os jovens a serem o mais autónomos possível. Isso significa que os pais nunca devem fazer pelos filhos aquilo que eles podem fazer sozinhos.

É também fundamental flexibilizar as regras anteriormente estipuladas, à medida que os filhos vão ficando mais velhos.

Nem tenha medo que o seu filho faça “asneiras” pois é a errar que se aprende. Por outro lado, você também não deve proteger demasiado o seu filho. Deixe que ele pague pelos seus erros pois só assim irá tornar-se um adulto melhor, mais autónomo e mais preparado para a vida. Além disso, dar autonomia ao seu filho é uma ajuda para que ele não desenvolva a personalidade caraterística dos jovens com anorexia.

Apesar de Portugal ser um dos países com menor taxa de anorexia, importa lembrar que essa é uma doença que tem vindo a aumentar exponencialmente no nosso país e como tal, é importante que os pais ajudem os seus filhos desde bem cedo pois, se deixarem os filhos chegar a esse ponto, depois terão grandes dificuldades em libertar-se dessa doença.

Avalia este conteúdo
4/5 (2 votos)
Etiquetas: anorexia nervosa, causas da anorexia nervosa, sintomas da anorexia nervosa, tratamento da anorexia nervosa

Leave a Reply

Your email address will not be published.