Melancia do Cerrado
- Publicado:2012-02-17 Editado:2012-02-17
- Nutrição
- Adicionar um comentário
A melancia do cerrado, chamada pelos indígenas de cabacuí e também de cabo-curai, é um fruto originário dos campos e cerrados sujos brasileiros. O seu nome indígena significa “erva rasteira com pelos que produz cuia (fruta ácida)”. Esse nome é bem apropriado pois, olhando a planta de perto, o que se vê é mesmo uma planta rasteira com muitos pêlos. O seu tem um sabor ácido.
Caraterísticas
A melancia do cerrado é uma planta bienal, rasteira com uma rama bem longa (pode medir entre 2 a 5 metros de comprimento), com ramos cobertos de pêlos macios e finos.
As suas folhas têm o formato de um coração (cordiformes) possuindo uma textura áspera e quebradiça. As margens das folhas desta planta têm recortes arredondados, podendo também ser levemente partidas, existindo nessas mesmas folhas três nervuras centrais perfeitamente visíveis.
As flores da melancia do cerrado são pequenas e amareladas, costumando nascer no ápice das folhas. Os seus frutos são são redondos, com um diâmetro de 4 a 7 centímetros e peso que pode variar entre os 120 a 190 gramas. A casca dos frutos é grossa e nos seu interior podemos encontrar cerca de 90 sementas envolvidas por uma polpa amarela, gelatinosa e com um sabor ligeiramente ácido.
Após serem plantadas, geralmente durante o mês de setembro, costumam florescer em dezembro e dar os seus frutos entre julho e agosto do ano seguinte (hemisfério sul).
Cultivo
A melancia do cerrado é uma planta de fácil germinação, sendo simples o seu cultivo. Bastará que se façam pequenas covas, deitando nestas adubo e colocando as sementes. Esta planta pode ser cultivada em solos pobres, sendo bastante resistente às geadas e ao tempo seco, suportando temperaturas de até -3ºC. Esta planta apenas dá fruto quando exposta a pleno sol. Visto que a planta não é perene, é importante que se replante estas plantas anualmente, no fim do inverno.
Convém que esta planta seja cultivada a pleno sol num espaço com cerca de 4 metros quadrados, devendo ser plantado no final do inverno e, de 15 e 15 dias, convém regar a planta, pelo menos se não chover. O adubo colocado nas covas não deve ser em quantidades superiores a 2 quilos, visto que em excesso poderá matar a planta.
Esta planta é de crescimento lento, não necessitando de cuidados especiais, sendo necessário apenas que se removam as ervas daninhas para que estas não a sufoquem e também cobri-las com pó de cerra.
O fruto da melancia do cerrado pode ser consumido ao natural ou sob a forma de sumos e geléias.
Leia também:
Publicidade
Escrever um comentário
Tens alguma dúvida em relação a este artigo? Aproveita os comentários para esclarecer as tuas dúvidas!
Podes ainda discutir este artigo no






