A Cafeína Diminui o Efeito da Creatina?
- Publicado:2011-12-21 Editado:2011-12-21
- Nutrição
- Adicionar um comentário
Ao longo dos anos, tem havido grande polémica em torno da questão sobre se a Cafeína elimina os efeitos da Creatina. Basicamente, ao passo que a cafeína é usada com o objectivo de dar ao atleta mais energia, a creatina é usada par lhe dar uma maior força e explosão, de modo que, em conjunto, estas duas substâncias teoricamente promoveriam uma melhor performance no treino. No entanto, as coisas não são assim tão lineares. Neste artigo vamos considerar os resultados de três estudos diferente e ver de que forma estes estudos se complementam.
Estudo Belga
Há quinze anos atrás, certo estudo realizado por cientistas belgas aconselhava os atletas a não usarem a creatina e a cafeína juntas. Os motivos dessa recomendação são-nos mostrados num estudo realizado recentemente em laboratório. Segundo esse estudo, se um culturista com cerca de 90 quilogramas tomar um total de 45 gramas de creatina ao longo de seis dias, ocorrerá um aumento de cerca de 5% na quantidade de fosfocreatina nos músculos, o que provoca um ganho de força muscular de 10 a 20%. No entanto, se o culturista tomar 450 miligramas de cafeína, além dos 45 gramas de creatina, deixará de haver o tal aumento da força muscular.
Assim, aparentemente, a cafeína anula os efeitos positivos da creatina e vice-versa.
Estudo Britânico
Seis anos após o estudo belga ter sido realizado, um outro estudo foi desenvolvido, desta feita por investigadores britânicos da Universidade de Lutton, que parece mostrar que não há anulação dos efeitos.
Segundo este estudo, se o mesmo culturista tivesse tomado 27 gramas de creatina divididos por 6 dias, isso faria com que ele aguentasse mais tempo a praticar exercício, ou seja, ele ganharia resistência. Até aí, nada de novo.
No entanto, o que este estudo procurava descobrir era se a utilização não frequente de cafeína também reduziria os efeitos da creatina, ou se, pelo contrário, aumentaria a performance do atleta. Para isso, durante esses 6 dias o atleta fez uma única utilização de cafeína e o resultado foi surpreendente: – A performance do atleta aumentou.
Assim, a conclusão do estudo britânico foi que, quando alguém faz uma carga de creatina durante 6 dias seguidos, se durante esse período fizer uma única toma de uma dose elevada de cafeína, isso resultará em ainda mais benefícios. Mas isto apenas com uma toma esporádica de cafeína pois se o atleta tomar cafeína diariamente, isso anulará os efeitos da creatina.
Estudo Japonês
Sete anos após o estudo britânico, ou seja, em 2009, foi a vez de os japoneses realizarem também um estudo que nos ajuda a chegar a uma conclusão sobre o motivo de as coisas ocorrerem desta forma.
O principal objetivo do estudo japonês era o de saber se a cafeína imitava os efeitos benéficos do exercício físico sobre os músculos, tendo chegado à conclusão que isso realmente acontece. O exercício físico resulta na diminuição da quantidade de músculo existente nas células musculares, fazendo com que a enzima AMPK se torne mais ativa nestas células. Deste modo, as células musculares começam a queimar uma maior quantidade de gordura, tornando-se mais sensíveis à insulina. É por isso que, um pouco por todo o mundo, os cientistas têm vindo a investigar substâncias que possam ativar a enzima AMPK.
Segundo este estudo japonês, embora de forma um pouco limitada, a cafeína tem precisamente essa capacidade. No entanto, segundo este mesmo estudo, isso faz com que a quantidade de creatina nos músculos diminua. É por isso que quando alguém toma creatina, se no mesmo período tomar doses altas de cafeína, isso fará com que o efeito positivo da creatina seja anulado. No entanto, aparentemene, o efeito que a cafeína tem sobre a creatina não é assim tão forte que consiga fazer com que a toma de creatina seja totalmente inútil, sendo que uma utilização esporádica de cafeína acaba por produzir efeitos benéficos.
Conclusão
Durante um ciclo de creatina, a cafeína pode ser utilizada como estimulante para o treino de forma ocasional. Mas, não será boa ideia tomar diariamente cafeína durante esse ciclo pois se isso for feito, o efeito da creatina será anulado quase totalmente.
Leia também:
Publicidade
Escrever um comentário
Tens alguma dúvida em relação a este artigo? Aproveita os comentários para esclarecer as tuas dúvidas!
Podes ainda discutir este artigo no






