Inteligência artificial supera médicos a prever ataques de coração

As doenças de coração, incluindo ataques de coração e acidentes vasculares cerebrais são responsáveis por cerca de meio milhão de mortes nos Estados Unidos da América. Esta é a causa de morte mais frequente e os factores de risco já há muito tempo que foram identificados e são dados a conhecer pelos médicos e outras entidades na área da saúde. 

Os médicos são os primeiros a alertar pessoas com um grau elevado de risco, mas aparentemente, um novo software informático acabou de superar os médicos no diagnóstico de pessoas susceptíveis a ter doenças de coração.

Pesquisadores na Universidade de Nottingham desenvolveram um grupo de programas informáticos que podem prever ataques de coração com melhor precisão que os próprios médicos. Estes algoritmos informáticos foram treinados em registos de pacientes reais e acabaram por desenvolver um grupo de critérios que superou a avaliação médica, que neste momento segue as linhas gerais da American Hearth Association.

Esta associação identificou vários critérios para o aparecimento das doenças de coração como a idade, tensão alta e obesidade que aumentam a probabilidade de uma pessoa sofrer um ataque de coração, por exemplo. Os médicos usam estes critérios ao tentar prever o grau de risco de um paciente e este método sempre funcionou.

Estes novos programas informáticos simplesmente melhoraram a lista de critérios, incluindo mais minuciosidade e outros factores de risco. Os pesquisadores da Universidade de Nottingham implementaram quatro programas informáticos, cada um com o seu algoritmo informático. Estes programas estudaram uma base de dados com milhares de registos e um enorme histórico para chegar à sua própria lista de critérios. 

Todos estes quatro programas informático conseguiram ultrapassar o diagnóstico médico, com o melhor conseguindo uma precisão adicional de 7,6%. Este aumento de precisão pode ser pequeno à primeira vista, mas nos Estados Unidos da América é suficiente para salvar dezenas de milhares de vidas por ano.

 

Fonte: PM (Popular Mechanics)

[ssba]

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook