Estudo indica que brócolos ajudam a prevenir o cancro

Estudos passados indicaram que o sulforafano, um composto presente nos brócolos e outros vegetais, pode ajudar a prevenir o cancro ou a atrasar a sua progressão. Um novo estudo recente pode ter encontrado o porquê.

Um grupo de cientistas da Universidade de Oregon descobriu que o sulforafano reduz a expressão de ARNs não codificados em células do cancro da próstata, que corrompeu a habilidade da célula para criar colónias de outras células cancerígenas.

Ou seja, ADN considerado lixo com nenhuma função significativa, está a emergir como um factor chave para o desenvolvimento de vários cancros, incluindo o da próstata, mama, estômago e da garganta.

Estudos sugerem que estas partes do ADN considerado lixo, podem regular a expressão de outros genes – o processo em que os genes são ligados ou desligados de forma a executar a sua função. Quando estas parte de ADN lixo são desreguladas, é acreditado que elas podem a promover o desenvolvimento de doenças menos comuns.

Não só este novo estudo vem demonstrar o papel destas partes “mortas” do ADN no desenvolvimento de doenças como o cancro, como vem também promover o sulforafano como motor de prevenção no desenvolvimento das mesmas.

O aparecimento deste e outros estudos indicam que estamos a entrar numa nova fase de combate ao cancro e que devemos adaptar as nossas dietas e hábitos nutricionais de forma a combater estas doenças na fase final da vida.

Os resultados deste estudo foram apresentados no The Journal of Nutritional Biochemistry.

Fonte: MNT

[ssba]

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook