Em Forma http://www.emforma.net O Guia Online do Bem-estar, Saúde, Fitness e da Longevidade Tue, 19 Jun 2018 22:18:11 +0000 pt-BR hourly 1 Anorgasmia Feminina http://www.emforma.net/128488-anorgasmia-feminina http://www.emforma.net/128488-anorgasmia-feminina#respond Thu, 24 Sep 2015 20:26:55 +0000 http://www.emforma.net/?p=128488 [-] Índice de conteúdos Anorgasmia – ausência de orgasmos Anorgasmia – ausência de orgasmos O mais alto grau de excitação sexual e, portanto, o prazer físico mais intenso que um ser humano pode experimentar, assim que podemos definir o orgasmo.

O post Anorgasmia Feminina apareceu primeiro em Em Forma.

]]>

[-] Índice de conteúdos

Anorgasmia – ausência de orgasmos

O mais alto grau de excitação sexual e, portanto, o prazer físico mais intenso que um ser humano pode experimentar, assim que podemos definir o orgasmo.

Do grego orgasmós, de orgân, que significa ferver de ardor, O orgasmo, o êxtase, o gozo ou ápice de prazer é atingido no momento em que há a liberação total das tensões antes retidas, e isso é acompanhada de uma contração muscular rítmica.

No que se refere à sexualidade feminina, a falta de orgasmo é o segundo motivo que leva ás mulheres a procurarem um profissional especializado em sexualidade humana.

A anorgasmia pode ter consequências negativas pois a mulher pode adquirir aversão sexual devido à realização de sexo sem prazer, e sem uma adequada lubrificação para o ato, pode até ocorrer dor na relação.

A anorgasmia pode ter consequências negativas pois a mulher pode adquirir aversão sexual devido à realização de sexo sem prazer, e sem uma adequada lubrificação para o ato, pode até ocorrer dor na relação.

E essa procura angustiante vem acompanhada de insatisfação sexual e a maioria delas consegue orgasmo na masturbação ou sexo oral, mas não na penetração. Outras não conseguem em nenhuma situação e essas mulheres apresentam uma disfunção sexual feminina denominada anorgasmia, que é a dificuldade de sentir o orgasmo durante a relação sexual ou na masturbação, mesmo havendo uma boa evolução na resposta sexual até esta fase.

As causas desta disfunção podem ser orgânicas ou psicossociais.

Na primeira causa, temos: causas que dizem respeito à má-formação congênita – que pode impedir o acesso ao clitóris -, hipertrofia dos pequenos lábios (que pode encobrir o acesso à vagina). Disfunções hormonais, uso imoderado de álcool ou drogas psicoativas e dores na relação, distúrbios do sistema nervoso e outras.

Sobre as causas psicossociais, podemos citar: problemas de origem emocional como ressentimentos, conflitos conjugais, falsas crendices, falta de informação, tabus, religião, estrutura de valores que supervaloriza a sexualidade e o desempenho sexual, medo, falta de atração sexual e/ou afetiva, timidez, culpa, medo da gravidez, desconhecimento do próprio corpo, transferir a responsabilidade do prazer para o próprio parceiro, preocupação em atingir o orgasmo, ausência de sentimento também atrapalham a conquista do orgasmo.

Sobre o tratamento, é necessário verificar primeiramente se a causa é orgânica e assim tratá-la Se a causa for apenas psicológica é necessário procurar um psicoterapeuta sexual.

O post Anorgasmia Feminina apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Hoje, 6/9 dia do Sexo http://www.emforma.net/128292-hoje-69-dia-do-sexo http://www.emforma.net/128292-hoje-69-dia-do-sexo#respond Sun, 06 Sep 2015 19:44:40 +0000 http://www.emforma.net/?p=128292     [-] Índice de conteúdos Sexo, Dia do Sexo Sexo, Dia do Sexo Há quem diga que o mundo gira em torno dele. Será? Verdade ou mentira, além da procriação ele é uma enorme fonte de prazer e saúde,

O post Hoje, 6/9 dia do Sexo apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
 

 

keep calm dia do sexo

[-] Índice de conteúdos

Sexo, Dia do Sexo

Há quem diga que o mundo gira em torno dele.

Será?

Verdade ou mentira, além da procriação ele é uma enorme fonte de prazer e saúde, causando benefícios tanto para mente e corpo, e isso não depende da quantidade e sim da qualidade com que se pratica o sexo.

São vários seus benefícios. O corpo é todo trabalhado, com a aceleração dos batimentos cardíacos, circulação sanguínea é intensificada e os órgãos internos massageados.

Com uma estimulação em dose adequada na relação sexual, o sistema imunológico pode funcionar com melhor qualidade, tendo como consequência uma proteção mais intensa do nosso organismo protegendo contra gripes e resfriados, pela produção mais ativa da imunoglobulina.

Sobre o alívio das dores, durante a relação sexual, o cérebro libera a oxitocina, que faz com que aumente os níveis de endorfina do no corpo, provocando o relaxamento da musculatura e diminuindo a sensibilidade a dor.

O hormônio do stress, chamado cortisol, tem sua atividade diminuída. Além de ter a diminuição do stress, traz estabilidade emocional.

A possibilidade de desenvolver depressão e ter alto grau de ansiedade é bem menor para quem tem uma vida sexual com qualidade, pois há o aumento de endorfina, que são que são neurotransmissores liberados no momento do sexo que ajudam a manter nosso bom humor e bem-estar.

Alguns benefícios do sexo saem da esfera física e exerce seus reflexos na esfera emocional do ser humano. Uma relação sexual com a entrega de ambos proporciona satisfação sexual que é um importante meio de aumentar a autoestima e a intimidade com o próprio corpo.

A entrega na relação sexual é proporcionar para si e para o parceiro saúde, segurança, envolvimento, confiança e vontade de estar mais. Sexo é mais que penetração, é poder sentir o outro na sua mais perfeita intimidade, é ter o prazer físico mais intenso que o ser humano por sentir. E alguém te dúvida que isso faz bem ao corpo e a mente?

O post Hoje, 6/9 dia do Sexo apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Os Benefícios da Glutamina http://www.emforma.net/124162-os-beneficios-da-glutamina http://www.emforma.net/124162-os-beneficios-da-glutamina#comments Thu, 09 Apr 2015 03:26:19 +0000 http://www.emforma.net/?p=124162 As células do sistema imune necessitam de glutamina para a manutenção de suas funções e o exercício físico induz o .aumento da atividade dessas células.

O post Os Benefícios da Glutamina apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
Glutamina melhora a imunidade e previne a fadiga nos treinos intensos.Suplemento deste aminoácido pode ser bom para pacientes com câncer, portadores do vírus HIV e pessoas com problemas digestivos.

A glutamina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. A glutamina é o aminoácido livre e é mais abundante no tecido muscular (Autor: Imagem em domínio público)

A glutamina é classificada pela literatura científica como um aminoácido não essencial uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos. Isto não significa que não seja necessária ao organismo já que realiza funções vitais para o bom funcionamento de diversos órgãos como pulmões, coração, rim, fígado e intestino.

[-] Índice de conteúdos

Glutamina no Organismo

O nosso organismo também utiliza a glutamina para o transporte de amónia e nitrogénio pela corrente sanguínea, e é por esse motivo que é necessário manter sempre constante a quantidade de glutamina no sangue.

Além de ser também uma fonte primária de energia para o nosso sistema imunitário, concluindo que a sua escassez no organismo pode aumentar a incidência de doenças.

É também necessária para a absorção e a proliferação de células intestinais, prevenindo a deterioração do intestino, além de normalizar a permeabilidade e integridade do mesmo.

A glutamina auxilia os atletas que possuem um programa com um treino muito intenso e prolongado. Nestes casos, o atleta sem a suplementação pode não ter uma recuperação adequada, causando uma fadiga persistente. Essas situações apresentam alto nível de stress ao organismo, o qual fica suscetível ao maior risco de lesão tecidual.

Estes problemas podem ocorrer porque durante a prática de exercício de alta intensidade e longa duração ocorrem microlesões no tecido muscular que interferem diretamente no equilíbrio do sistema imunitário.

Nesse caso, a concentração plasmática da glutamina é reduzida e existe a necessidade de uma reposição oral desse nutriente melhorando então a sua recuperação após os treinos e evitando o desgaste no organismo, tal como a
resistência da célula a lesões.

O post Os Benefícios da Glutamina apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
1
Ganhar Massa Muscular Bebendo Leite Materno http://www.emforma.net/124564-ganhar-massa-muscular-bebendo-leite-materno http://www.emforma.net/124564-ganhar-massa-muscular-bebendo-leite-materno#respond Wed, 25 Feb 2015 22:23:06 +0000 http://www.emforma.net/?p=124564 Ao longo dos tempos, os culturistas têm procurado novas formas de ganhar massa muscular. A nova moda nos Estados Unidos é a ingestão de leite materno. Quem pesquisa no Google poderá facilmente encontrar diversos sites e fóruns de bodybuilding que

O post Ganhar Massa Muscular Bebendo Leite Materno apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
Ao longo dos tempos, os culturistas têm procurado novas formas de ganhar massa muscular. A nova moda nos Estados Unidos é a ingestão de leite materno. Quem pesquisa no Google poderá facilmente encontrar diversos sites e fóruns de bodybuilding que classificam o leite materno como sendo a maior descoberta de todos os tempos no campo dos suplementos alimentares.

O consumo de leite materno humano é a última moda entre os culturistas que estão convencidos de que irá ajudá-los a ganhar massa muscular de forma mais rápida.

O consumo de leite materno humano é a última moda entre os culturistas que estão convencidos de que ganharão massa muscular de forma mais rápida.

Como é óbvio para a elevada demanda que tem surgido, são também já muitas as jovens mães que estão dispostas a vender o seu leite materno em excesso através de sites da internet, existindo até alguns bancos de leite materno que lhes pagam mais de mil dólares por mês. Apesar de os bancos de leite materno terem sido criados com o objectivo de garantir aos bebés o acesso a leite materno, a verdade é que alguns destes já têm mesmo criadas secções nas suas páginas em que vendem leite materno especificamente a homens adultos.

Há também algumas mães que preferem vender o seu leite materno directamente ao consumidor final, oferecendo o seu leite a um preço negociável. A verdade é que muitas mulheres costumam armazenar o seu leite em excesso no congelador, até que acabam por o encher. E visto que muitos homens preferem permanecer no anonimato, a venda direta ao consumidor final acaba por ser uma excelente opção.

O que leva a que muitos defendam a ingestão de leite materno na idade adulta como algo altamente eficaz? Bem, o leite materno possui uma grande concentração de hormonas de crescimento humano, de modo que os defensores desta tendência acreditam que os nutrientes que resultam com os bebés também deverão produzir excelentes resultados com os adultos. Há ainda quem acredite que o leite materno ajuda na cura de algumas doenças, como é o caso da psoríase. Além disso, o leite materno é muito versátil, sendo que alguns o usam para fazer iogurtes.

Ainda assim, há muitos que não aceitam o uso do leite materno para ganhar massa muscular. Apesar de os benefícios para os bebés humanos serem incontestáveis, diversos especialistas contestam a ideia que este possa trazer qualquer vantagem para os adultos, existindo até muitos profissionais da saúde que consideram que, a partir de certa idade, os adultos deveriam parar de consumar leite de origem animal de qualquer espécie.

Independentemente disso, se você pensar em aderir a esta nova moda, tenha muito cuidado com o leite materno que compra, uma vez que através do leite materno se podem transmitir diversas doenças infecciosas, como é o caso do HIV. Por isso mesmo, a venda leite materno online é proibida em muitos países, incluindo nos Estados Unidos.

O post Ganhar Massa Muscular Bebendo Leite Materno apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Garcinia Cambogia http://www.emforma.net/124419-garcinia-cambogia http://www.emforma.net/124419-garcinia-cambogia#respond Thu, 29 Jan 2015 22:24:46 +0000 http://www.emforma.net/?p=124419 A Garcinia Cambogia é uma planta originária do Sul Asiático e Índia, e é uma descoberta revolucionária! Saiba sobre os benefícios da Garcinia Cambogia.

O post Garcinia Cambogia apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
A Garcinia Cambogia é uma planta originária das florestas do Camboja, sul da África e Polinésia de pequeno porte cujo fruto é utilizado como moderador de apetite. A principal capacidade deste extrato natural é diminuir a vontade de comer e ficar satisfeito com uma porção normal do alimento, devido ao ácido hidroxicítrico (HCA), que é encontrado em altas taxas na casca da fruta.

O ácido hidroxicítrico (HCA) atua inibindo o apetite, pois aumenta os níveis de serotonina (neurotransmissor diretamente envolvido no controlo do apetite), tal como permite controlar as hormonas do stresse (cortisol que estando em excesso na corrente sanguínea podem conduzir à obesidade). Também bloqueia a gordura através da inibição de uma enzima chave que o nosso corpo precisa para converter hidratos de carbono em reservas de gordura (citrato liase). Usualmente, os hidratos, ou açúcares, que não são imediatamente usados ou armazenados noutra forma, são convertidos em gordura. Quando o ácido hidroxicítrico (HCA) inibe a citrato-liase, o processo de conversão é suspenso e a produção de LDL (colesterol mau) e de triglicéridos baixa.

Imagem de Garcinia Cambogia (Autor: Imagem em domínio público)

O sucesso da Garcinia Cambogia no tratamento da obesidade e em regimes de emagrecimento ocorre não só por sua eficácia, mas também porque a planta atua por mecanismos exclusivamente metabólicos, sem interferir no Sistema Nervoso Central.

  • Benefícios da Garcinia Cambogia:
  • Bloqueia a absorção de açúcar e gordura no sangue;
  • Causa sensação de saciedade;
  • Reduz a compulsão alimentar
  • Melhora a disposição e o humor;
  • Ganho de massa muscular magra em detrimento de gordura

O post Garcinia Cambogia apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Curso Auxiliar de Farmácia http://www.emforma.net/124403-curso-auxiliar-de-farmacia http://www.emforma.net/124403-curso-auxiliar-de-farmacia#respond Mon, 26 Jan 2015 23:13:18 +0000 http://www.emforma.net/?p=124403 Proporcionar o desenvolvimento de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias à prática da actividade de Técnico Auxiliar de Farmácia.

O post Curso Auxiliar de Farmácia apareceu primeiro em Em Forma.

]]>

Curso Auxiliar de Farmácia

Curso Auxiliar de Farmácia

Todo o país, excepto ilhas: 14-02-2015

[-] Índice de conteúdos

Curso Certificado

A Empower Up é certificada pela DGERT como entidade formadora na área de Ciências Farmacêuticas

Objectivos Gerais do Curso Auxiliar de Farmácia

Proporcionar o desenvolvimento de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias à prática da actividade de Técnico Auxiliar de Farmácia. O curso perspectiva uma valorização profissional, mas também uma valorização pessoal, socioeconómica e cultural, pela aquisição ou actualização de conhecimentos.

Detalhes do Curso Auxiliar de Farmácia

Carga horária: 240 horas
Estágio incluído: Sim
Horas de estágio: 320 horas, 160 horas
Propina: 120€ x 15 meses

 

No final do curso os formandos deverão estar aptos a:

  • Dispensar medicamentos e outros produtos de saúde de acordo com os procedimentos legais; informação sobre a sua indicação terapêutica, correta utilização e conservação; promoção da adesão à terapêutica;
  • Dispensar medicamentos não sujeitos a receita médica de acordo com os protocolos em vigor na farmácia;
  • Prestar aconselhamento sobre estilos de vida saudáveis;
  • Realizar determinações de parâmetros bioquímicos e fisiológicos de acordo com os protocolos em vigor na farmácia;
  • Preparar medicamentos manipulados cumprindo todos os requisitos técnicos e legais;
  • Realizar tarefas relativas à faturação de receituário, controlo de stocks existentes (medicamentos, produtos de saúde, consumíveis e outros materiais), manutenção e controlo de equipamentos;
  • Contribuir para uma imagem ética e profissional da farmácia;
  • Dominar o sistema informático da farmácia e as novas tecnologias;
  • Relacionar-se de forma adequada com os demais profissionais da farmácia e da saúde.

Saber Mais do Curso Auxiliar de Farmácia

Saber mais aqui.

O post Curso Auxiliar de Farmácia apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Quantidade Ideal de Atividade Física http://www.emforma.net/124056-quantidade-ideal-de-atividade-fisica http://www.emforma.net/124056-quantidade-ideal-de-atividade-fisica#respond Tue, 30 Dec 2014 19:22:48 +0000 http://www.emforma.net/?p=124056 [-] Índice de conteúdos Atividade Física – Comece já ! Atividade Física – Comece já ! Para quem não precisa perder peso mas deseja apenas obter uma boa aptidão cardio-respiratória, a quantidade de atividade física é menor do que a

O post Quantidade Ideal de Atividade Física apareceu primeiro em Em Forma.

]]>

[-] Índice de conteúdos

Atividade Física – Comece já !

Para quem não precisa perder peso mas deseja apenas obter uma boa aptidão cardio-respiratória, a quantidade de atividade física é menor do que a necessária para emagrecer, mas a intensidade do esforço é maior. Quem precisa de emagrecer necessita de fazer mais volume de atividade física (mais quantidade, ou seja, mais horas), mas não necessita de tanta intensidade. A má condição física dos obesos obriga a repartir a carga em mais sessões e mais prolongadas, de modo a que a intensidade seja menor.

A prática de exercício ajuda a manter a força e elasticidade dos músculos, evita a obesidade e dá uma sensação de bem-estar. À medida que a idade avança, os movimentos começam a ser mais lentos e o andar menos seguro. Se fizer exercício diariamente, passará a movimentar-se com maior rapidez e segurança.

A prática de exercício ajuda a manter a força e elasticidade dos músculos, evita a obesidade e dá uma sensação de bem-estar.

Na fase inicial, a atividade física deverá ser o mais adaptada possível às condições físicas e médicas da pessoa, em termos de frequência, duração e intensidade. Quem está a começar um programa de atividade física e nada faz há muitos anos, pode começar com três a quatro vezes por semana, e o primeiro objectivo semanal é atingir 1000 kcal com o exercício. Nesta fase, o importante é começar!

O objectivo a médio prazo a atingir, são volumes de 200 a 300 min de atividade física semanal, representando um dispêndio calórico superior a 2000 kcal por semana. A atividade física deverá ocorrer, se possível, em todos os dias ou num mínimo de cinco, o que parece ser um objectivo a atingir a médio prazo, aumentando as possibilidades de manutenção do peso.

A longo prazo, você poderá alterar os seus volumes de atividade física de modo a fazer exercício todos os dias da semana, devendo consumir cerca de 300 kcal por dia.

O post Quantidade Ideal de Atividade Física apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Importância da Atividade Física no Controlo de Peso – Razões 5 a 8 http://www.emforma.net/124048-importancia-da-atividade-fisica-no-controlo-de-peso-razoes-5-8 http://www.emforma.net/124048-importancia-da-atividade-fisica-no-controlo-de-peso-razoes-5-8#respond Tue, 30 Dec 2014 16:57:47 +0000 http://www.emforma.net/?p=124048 A atividade física é fundamental e insubstituível para emagrecer e sobretudo para manter o peso conseguido. Conheça as outras quatro razões para que assim seja! 5 – Porque aumenta a adesão a longo prazo aos novos hábitos alimentares mais saudáveis

O post Importância da Atividade Física no Controlo de Peso – Razões 5 a 8 apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
A atividade física é fundamental e insubstituível para emagrecer e sobretudo para manter o peso conseguido. Conheça as outras quatro razões para que assim seja!

A atividade física ajuda a controlar o peso corporal ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que ingerimos contém calorias que são gastas em tudo o que fazemos, até a dormir. Equilibrar as calorias ingeridas com as que são utilizadas através da atividade física, ajuda a atingir e manter um peso saudável.

A atividade física ajuda a controlar o peso corporal ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que ingerimos contém calorias que são gastas em tudo o que fazemos, até a dormir. Equilibrar as calorias ingeridas com as que são utilizadas através da atividade física, ajuda a atingir e manter um peso saudável.

5 – Porque aumenta a adesão a longo prazo aos novos hábitos alimentares mais saudáveis

Com a atividade física, a restrição alimentar pode ser menos restritiva e portanto mais aceitável a longo prazo. É por isso que devemos salientar duas regras-chave que definem uma correta metodologia de trabalho:

  1. Regra dos D – Dieta só se aguenta alguns Dias, é só para Doentes como por exemplo para quem tem Diarréia. Como o objectivo deve ser para o resto da vida, você deve passar a comer saudável e mexer-se sempre. Claro que pode e deve haver algumas pequenas restrições iniciais, mas a aceitação é muito diferente da de uma verdadeira dieta. Esta é uma perspectiva de longo prazo, ou seja, a importância de perder e manter essa perda de peso é a única base para o sucesso.
  2. Encare o início do programa de emagrecimento como o primeiro dia do resto da sua vida. Você deve importar-se consigo e não com o que lhe dizem. Isso só se consegue se as mudanças propostas forem ligeiras, de modo a permitir a sua assimilação sem rejeição de modo a que as novas medidas tomadas se tornem em hábitos. Nunca se esqueça que i hábito é uma segunda Natureza, mas para isso é necessário tempo para a implementação das novas medidas a tomar, devendo estas tornar-se numa fonte de prazer. Para que os novos hábitos sejam fonte de prazer, a alimentação não pode ser demasiado restritiva e a atividade física não deve ser difícil, perigos, nem estafante, exceto se estivermos a falar de desportistas de competição.

6 – Porque evita que a restrição alimentar perca eficácia

O organismo adapta-se a todas as dieta diminuindo o seu metabolismo em repouso, pelo que, a partir de certa altura, deixa de haver balanço negativo, pois a energia fornecida pela dieta passa a ser igual ao novo metabolismo do indivíduo. Isto observa-se sempre e é uma forma de o organismo se defender contra períodos de privação. Se não fosse assim, o número de pessoas a morrer de fome seria ainda muito superior. Nesta altura, para a perda de peso, passa-se à fase do efeito planalto das dietas. Como a atividade física tem um efeito oposto sobre o metabolismo em repouso, daqui decorre que esta paragem de perda de peso acabe por surgir mais tarde. Por outras palavras, juntamente com o aumento da atividade física, a restrição alimentar á muito mais eficaz.

7 – Porque previne e melhora muitas das complicações médicas da obesidade

O sedentarismo e a obesidade, sobretudo a obesidade abdominal, resultam em graves consequências para a saúde. Muitas das doenças, como a diabetes, a hipertensão, as alterações dos níveis de colesterol e dos triglicerídeos são resultado de ambos os fatores. Assim, quando um indivíduo com alguns destes problemas de saúde inicia um programa de atividade física, isso fará com que ele melhore em algumas destas complicações, quer por via direta, quer indirecta, através da redução da massa gorda.

8 – Os hábitos de atividade física são o principal determinante para manter o peso depois de perdido

As investigações científicas têm mostrado que, embora não se saiba a razão, a adoção de hábitos de atividade física regular, é o fator que mais se correlaciona com o sucesso a longo prazo.

Concluindo: Não pense só em perder peso – pense em mudar de hábitos para sempre.

O post Importância da Atividade Física no Controlo de Peso – Razões 5 a 8 apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Importância da Atividade Física no Controlo de Peso – Razões 1 a 4 http://www.emforma.net/124046-importancia-da-atividade-fisica-no-controlo-de-peso-razoes-1-4 http://www.emforma.net/124046-importancia-da-atividade-fisica-no-controlo-de-peso-razoes-1-4#respond Tue, 30 Dec 2014 16:15:45 +0000 http://www.emforma.net/?p=124046 As vantagens para a saúde da atividade física regular vão muito para além da sua acção no controlo de peso. Estudos efectuados mostram que o estado de saúde e de condição física de indivíduos ativos com excesso de peso é

O post Importância da Atividade Física no Controlo de Peso – Razões 1 a 4 apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
As vantagens para a saúde da atividade física regular vão muito para além da sua acção no controlo de peso. Estudos efectuados mostram que o estado de saúde e de condição física de indivíduos ativos com excesso de peso é muito superior ao dos sedentários, quando se comparam indivíduos com excesso de peso e de massa gorda semelhantes. A obesidade não é só peso e medida a mais, mas algo que hoje se chama ser metabolicamente obeso, que o exercício reverte.

 O excesso de gordura  é prejudicial para o organismo, uma vez que sobrecarrega as articulações e os tecidos circundantes, aumenta o risco de cancro, diabetes e doenças cardíacas. Consequentemente, os indivíduos que praticam exercício físico com regularidade não só mantêm um peso corporal saudável, como também apresentam um risco menor de sofrer de doenças crónicas e ter uns ossos e articulaçoes mais saudáveis.

O excesso de gordura é prejudicial para o organismo, uma vez que sobrecarrega as articulações e os tecidos circundantes, aumenta o risco de cancro, diabetes e doenças cardíacas. Consequentemente, os indivíduos que praticam exercício físico com regularidade não só mantêm um peso corporal saudável, como também apresentam um risco menor de sofrer de doenças crónicas e ter uns ossos e articulaçoes mais saudáveis.

Como atua a atividade física no emagrecimento

A atividade física é fundamental e insubstituível para emagrecer e sobretudo para manter o peso conseguido. É fundamental que as pessoas se convençam que sem a adoção de hábitos de atividade física, qualquer tratamento tem altas probabilidades de ser mais um falhanço.

A sua importância não se limita às calorias gastas durante a sua prática. Ela é importante pelas oito seguintes razões:

1 – Pelo dispêndio energético da atividade física em si

Apesar de ser relativamente simples fazer o cálculo de quantas calorias se gastam em atividades físicas estereotipadas como o cardiofitness, a marcha e a corrida, é muito mais difícil fazer este tipo de cálculos para atividades de esforço variável como o ténis ou o futebol. O ideal é que as atividades físicas gastem mais de 2000 kcal por semana, o que significaria 300 kcal por dia.Porque aumenta o metabolismo em repouso

Isto significa que quando se passa a ser ativo, não só se gastam as calorias das atividades praticadas, como se gasta mais quando se está deitado ou sentado. O aumento do metabolismo de repouso deve-se a duas razões:

a) Porque o metabolismo se mantém aumentado a seguir ao esforço – O grau desse aumento e o tempo que ele dura vai de minutos a horas, conforme a intensidade e o tempo que o esforço durou. Após uma maratona, o metabolismo em repouso mantém-se aumentado nos dois dias seguintes à prova. Para uma simples marcha de uma hora, poderá manter-se pouco aumentado durante uma a duas horas. Este aumento metabólico deve-se ao conjunto de processos de recuperações várias que fica activado após o esforço.

Esta é outra razão pela qual a atividade física deve ser regular, sobretudo quando emagrecer é o objectivo. Isto porque, dado que os esforços ligeiros a moderados praticados pela maioria das pessoas apenas aumentam o metabolismo de repouso por poucas horas, o ideal é que quando este efeito estiver a desaparecer logo comece outra sessão de exercício para manter o metabolismo de repouso sempre elevado.

b) Porque o aumento da massa muscular leva a um maior metabolismo de repouso – O metabolismo em repouso do organismo é o somatório dos metabolismos de repouso de cada órgão e tecido. Ora o metabolismo não é igual em todos eles.

O sistema nervoso central e o fígado são os dois órgãos mais ativos metabolicamente; a gordura e os ossos são os menos ativos metabolicamente. A massa muscular é mais ativa, mesmo em repouso, que a massa gorda. Então, se aumentarmos a massa muscular a um indivíduo, ele passa a gastar mais calorias em repouso. É esta a principal razão da inclusão de trabalho de musculação nos programas de emagrecimento.

No entanto, convém frisar que o trabalho aeróbio geral tipo marcha rápida, corrida, ou similar, gasta mais calorias por unidade de tempo que a musculação feita em níveis moderados pela população em geral. Esse ou outro trabalho aeróbio geral é a base do programa de atividade física para emagrecer. Mas o treino de força será sempre um complemento importante.

3 – Porque faz com que uma dada perda ponderal seja mais à custa da massa gorda e menos à custa da massa magra para um mesmo balanço calórico negativo

Quando se está em balanço calórico negativo, é impossível perder apenas massa gorda, a menos que a perda de peso seja muito lenta. Um dos papéis importantes da atividade física no emagrecimento tem a ver com este ponto. Mesmo que não aumente a massa muscular, ela opõe-se em parte à sua destruição causada pelo balanço negativo, ou seja, pela dieta. Então, obriga o organismo a desviar-se da destruição de músculo para produzir a energia em falta, aumentando assim o consumo de gordura, para uma mesma perda de peso. Isto é algo que a dieta sozinha não consegue.

4 – Porque mobiliza sobretudo a gordura intra-abdominal que é a mais prejudicial clinicamente

Isto é algo muito importante em termos médicos. As razões deste fato são conhecidas, de modo que nos dispensamos de as apresentar.

O post Importância da Atividade Física no Controlo de Peso – Razões 1 a 4 apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0
Alternativas à Transfusão de Sangue http://www.emforma.net/123997-alternativas-transfusao-de-sangue http://www.emforma.net/123997-alternativas-transfusao-de-sangue#respond Tue, 09 Dec 2014 20:41:24 +0000 http://www.emforma.net/?p=123997 As transfusões de sangue são o método mais utilizado para repor o volume do sangue nos pacientes. No entanto, alguns não aceitam as transfusões de sangue.

O post Alternativas à Transfusão de Sangue apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
A transfusão de sangue é o método mais utilizado para repor o volume do sangue nos pacientes. No entanto, alguns não aceitam as transfusões de sangue como tratamento, pois isso pode violar a sua consciência. Outros optam por não aceitar transfusões de sangue devido aos riscos que estas acarretam para a saúde.

Apesar de, em Portugal, os médicos terem generalizado o uso do sangue, tornando-se difícil o acesso a tratamentos alternativos, a verdade é que, nos Estados Unidos da América, a grande maioria dos médicos já evita o tratamento com recurso a transfusões de sangue.

Vamos conhecer as alternativas médicas às transfusões de sangue:

Frações de Sangue

Apesar de rejeitarem as transfusões de sangue, muitas pessoas aceitam medicamentos que utilizem pequenas fracções de sangue. Existem quatro componentes primários do sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas.

A transfusão de sangue é o método mais utilizado para repor o volume do sangue nos pacientes (Autor: Rama)

A transfusão de sangue é o método mais utilizado para repor o volume do sangue nos pacientes (Autor: Rama)

Para produzir certos medicamentos alternativos às transfusões de sangue, a indústria farmacêutica recorre a uma técnica chamada fraccionamento que consiste na divisão de um componente primário do sangue em fracções, sendo utilizados no tratamento apenas os componentes necessários.

Por exemplo, o plasma sanguíneo é composto por 91% de água, 7% de proteínas como o fibrinogénio, as globulinas, as imunoglobinas, e as albuminas) e 1,5% de outras substâncias tais como gases, hormonas, nutrientes, vitaminas e outros. Através do fraccionamento, retira-se do plasma a fracção necessária para o tratamento, evitando-se assim o recurso a transfusões de sangue.

No caso dos glóbulos vermelhos, é comum o uso de fracções tais como a hemoglobina e a hemina. Já no caso dos glóbulos brancos, costuma-se usar os interferons. E no caso das plaquetas, não é costume usar-se fracções das mesmas.

Uso do Sangue do Próprio Paciente

Visto que um dos motivos de muitos não aceitarem transfusões de sangue é a questão dos perigos para a saúde, a grande maioria das pessoas aceita o recurso a tratamentos que envolvam o uso do seu próprio sangue.

A recuperação intra-operatória de células consiste na recuperação do sangue que sai do paciente durante a operação. Este é aspirado, lavado e filtrado, sendo depois disso devolvido ao paciente, quase sempre num processo contínuo.

A hemodiluição é um tratamento que tem como objectivo a redução da perda de sangue. Durante a cirurgia, o sangue do paciente é desviado para bolsas, sendo substituído por expansores de volume que permitem que o sangue ainda presente no paciente seja diluído, passando a ter menos glóbulos vermelhos. No final da cirurgia, ou durante a mesma, o sangue armazenado nas bolsas é devolvido ao paciente.

Um outro método alternativo às transfusões de sangue é o desvio do sangue para a máquina coração pulmão, onde este é oxigenado e mais tarde devolvido ao paciente.

A diálise é um dos métodos alternativos às transfusões de sangue por ser geralmente usado para pessoas com doenças renais. Na hemodiálise, o sangue é retirado e mantido em circulação através de uma máquina que o filtra e faz a sua depuração, devolvendo-o novamente ao paciente.

É comum ainda o uso do gel de plaquetas autólogas, ou seja, gel feito com recurso a plaquetas e glóbulos brancos do próprio paciente. O sangue é retirado ao paciente, sendo depois concentrado numa solução rica em glóbulos brancos e plaquetas, sendo essa solução usada para aplicar nos locais de cirurgia e nos ferimentos.

Quando a recusa do uso de transfusões de sangue é por motivos religiosos, é possível o recurso a qualquer um dos tratamentos descritos, desde que a consciência do paciente lhe permita recorrer a esses mesmos tratamentos.

O post Alternativas à Transfusão de Sangue apareceu primeiro em Em Forma.

]]>
0