Ser Humano

Humano é a palavra que faz alusão à pessoa ou a gente. É uma espécie animal, mas a única espécie animal do primata bípede pertencente ao Homo que ainda se encontra viva. Os membros que fazem parte desta espécie possuem um cérebro bastante desenvolvido e com grandes capacidades para o raciocínio abstrato, para a linguagem, para a introspeção e para a resolução de problemas.

A citada capacidade em conjunto com um corpo ereto deram-lhe a possibilidade de fazer uso dos seus braços afim de manipular objetos. Foi este fato que deu aos humanos a hipótese de criação de ferramentas, assim como o seu uso de forma a alterar o ambiente onde vivia. A autoconsciência, a racionalidade e a sapiência são as caraterísticas que melhor definem o que é ser humano.

O ser humano é uma espécie animal com um cérebro bastante desenvolvido

O ser humano é uma espécie animal com um cérebro bastante desenvolvido

Desde que apareceu a civilização humana, os homens dominam a vida biológica no que se refere à distribuição espacial e no que se refere aos efeitos da biosfera do planeta.

Apresentam caraterísticas que os fazem ser seres sociais com a particularidade de serem comunicáveis fazendo uso da linguagem verbal, gestual e escrita de forma a partilharem e discutirem ideias.

Presentemente há uma grande interação social entre os humanos que permite a existência de tradições, normas sociais, rituais, normas éticas, leis e valores que determinam a coexistência dentro da sociedade. A cultura dos humanos é marcada pelo gosto dedicado à beleza e à estética que levou ao aparecimento de várias formas de arte. O homem também se dedica a tentar perceber e justificar o ambiente que o rodeia assim como a existência dos fenómenos naturais através da ciência, da filosofia, da religião e da mitologia. Foi a procura da satisfação desta curiosidade que levou o homem a desenvolver habilidades consideradas hoje como avançadas.

Presentemente podem ser encontrados seres humanos em todas as partes da terra e no final do ano de 2011, apontavam os números, para a existência de cerca de sete biliões de humanos.

Marcado com: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma