Preserve a Sua Memória Com Azeite e Nozes

Que os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais são questões de saúde preocupantes já não é novidade para ninguém. Que associar um estilo de vida saudável a uma alimentação correta e equilibrada é uma ajuda ao combate a estas duas doenças também já todos sabemos. Mas as novidades, quer na área da saúde quer na área da alimentação, estão sempre a surgir e agora é a vez de falar dos benefícios do azeite e das nozes na função cognitiva dos idosos. Um estudo realizado em Espanha, veio comprovar que se a dieta mediterrânica for reforçada com a ingestão de azeite extra-virgem ou frutos secos, vai permitir uma diminuição em trinta por cento da probabilidade da ocorrência de enfartes ou AVCs.

Uma análise que teve uma população de 7500 pessoas com mais de 67 anos de idade. Paralelamente aos resultados anteriores veio também anunciar uma nova descoberta “A mesma dieta também impede ou retarda a perda de capacidades mentais associadas ao envelhecimento da população saudável”. O estudo comparou um grupo de pessoas que havia sido sujeito a uma dieta enriquecida com azeite e nozes e um grupo de pessoas com uma dieta normal. Os dois grupos foram avaliados no início do estudo e ao fim de quatro anos.

Comer mais azeite e nozes (dois alimentos ricos em gordura vegetal e base da dieta mediterrânea) permite aumentar o desempenho do cérebro, uma vez que o cérebro precisa de gorduras boas para o bom funcionamento dos neurónios.

Comer mais azeite e nozes (dois alimentos ricos em gordura vegetal e base da dieta mediterrânea) permite aumentar o desempenho do cérebro, uma vez que o cérebro precisa de gorduras boas para o bom funcionamento dos neurónios.

As conclusões foram as seguintes e não necessitam de comentários: as pessoas que tiveram a sua alimentação reforçada com o azeite e frutos secos apresentaram uma maior capacidade cognitiva em relação às pessoas que continuaram com a alimentação “normal”. Estas últimas, por sua vez apresentavam uma grande perda do funcionamento do seu cérebro.

Segundo o investigador Emílio Ros, “Os efeitos benéficos advêm, provavelmente, do grande número de anti-inflamatórios e antioxidantes destes dois produtos”. O mesmo afirma ainda que os resultados “são aplicáveis a pessoas saudáveis como fazendo parte de uma estratégia preventiva, mas não servem para retardar os sintomas da demência”.



Avalia este artigo
Credibilidade (0 em 20 - 0 votos
Qualidade (0 em 20 - 0 votos
Profundidade (0 em 20 - 0 votos
Imparcialidade (0 em 20 - 0 votos

Avaliação geral para o post Preserve a Sua Memória Com Azeite e Nozes é 0 em 5. No total foram submetidas 0 avaliações, e a última foi em 2015-06-04.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

Autora no EmForma.net desde 2009. Marisa já publicou mais de 900 artigos na área da saúde.

O blog de Marisa Silva pode ser encontrado em http://www.emforma.net.

Marcado com: , , ,
Publicado em Alimentos, Memória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo