Perder Peso – Treino em Jejum Não Traz Benefícios

A “moda” do treino em jejum

Segundo a agência Lusa “O treino em jejum, já usado há muito tempo por atletas de competição, começa a tornar-se tendência para quem pretende perder peso”. No entanto os especialistas alertam, que esta é uma prática que pode colocar a saúde e até mesmo a vida em risco, se não houver um controle associado e adequado.

António Braz (‘personal trainer’), afirma que nos dois anos transatos o treino em jejum tem vindo a aumentar e tornou-se numa tendência para “procurar uma forma mais rápida de perder peso (massa gorda)”. Mas alerta que “As evidências científicas demonstram que os riscos existem. Pode ser um risco, uma vez que os processos metabólicos da gordura e a quantidade de açúcar disponível no sangue são extremamente difíceis de controlar”.

O famoso "treino em jejum" não está ao alcance de qualquer pessoa, tem de existir o mínimo de capacidade cardiovascular.

O famoso “treino em jejum” não está ao alcance de qualquer pessoa, tem de existir o mínimo de capacidade cardiovascular.

Quem pratica corridas e caminhadas em jejum tem presente a ideia de que é nesta fase que as reservas de açúcar estão diminuídas e que vai haver uma estimulação para queimar as gorduras. Mas, “a questão é que o nosso cérebro consome preferencialmente açúcar e, na ausência deste, vamos obrigar o nosso corpo a produzir corpos cetónicos. Prolongando este quadro, apesar de ser possível perder peso, também se pode causar cetose, elevando a acidez do sangue”, tal como defende o professor de capoeira António Braz, e a acidose prolongada pode ter efeitos muito maus para a saúde.

Pedida a opinião a Henrique Jones, o ex-médico da seleção portuguesa de futebol, este afirma sem receios que é necessário fazer uma refeição ligeira cerca de uma hora antes do exercício uma vez que esta “é fundamental para preencher as reservas energéticas que permitem alimentar os músculos”. Afirmou ainda que em termos cardiovasculares, treinar em jejum não representa um risco imediato, mas esta é uma metodologia de treino incorreta podendo levar a quadros de fadiga precoce e agravamento das micro lesões musculares. Sem rodeios lembrou que de facto “Existe uma tendência para esta metodologia associada à prática de exercício, sobretudo quando o objetivo não é o bem-estar físico e psíquico mas sim perder peso e massa gorda corporal a qualquer custo”.



Avalia este artigo
Credibilidade (10.56 em 20 - 9 votos
Qualidade (0 em 20 - 0 votos
Profundidade (0 em 20 - 0 votos
Imparcialidade (0 em 20 - 0 votos

Avaliação geral para o post Perder Peso – Treino em Jejum Não Traz Benefícios é 0 em 5. No total foram submetidas 9 avaliações, e a última foi em 2016-06-10.
Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: