Oxalato

Os oxalato consiste em sais que são o produto final decorrente do metabolismo dos aminoácidos e do ácido ascórbico. Os principais oxalatos que podem ser encontrados são os seguintes: o oxalato de potássio, o oxalato de cálcio e o oxalato de ferro.

O organismo humano não tem a capacidade de sintetizar os oxalatos sendo estes dispensados posteriormente pela urina. Quando se dá um aumento da concentração de oxalatos na urina vai proporcionar-se a saturação e consequentemente a formação de cristais e dos tão conhecidos e temidos cálculos renais.

Os cálculos renais, cientificamente sabida como nefrolitíase ou popularmente mais conhecida como “pedras nos rins” é uma doença muito temida que embora não seja de grande gravidade pode provocar fortes dores descritas por alguns como insuportáveis. Sabe-se que cerca de oitenta por cento dos cálculos renais apresentam na sua composição o cálcio uma vez que este tem a capacidade de reagir com o oxalato dando origem ao oxalato de cálcio.

Tempos houve em que os médicos, e com base nesta evidência, quase proibiam a ingestão de cálcio para que esta situação fosse evitada. Presentemente esta recomendação já não faz sentido dado que é do conhecimento científico que uma baixa ingestão de cálcio pode levar igualmente à formação de cálculos (uma vez que não vai haver fixação dos oxalatos).

Mas como se sabe a alimentação é de extrema importância para se determinar a não ocorrência de algumas doenças e também esta pode ser evitada se tivermos em conta duas grandes recomendações:

  1. Primeiro deve-se fazer uma alimentação pobre em gordura pelo menos nas refeições que se encontrem com grandes níveis de cálcio.
  2. Segundo deve-se eliminar ou restringir o conteúdo de oxalatos na alimentação afastando os alimentos que tenham grandes concentrações. Assim evite os seguintes alimentos: aveia, farinha de soja, trigo integral, morangos, uvas, citrinos, salsa, beterraba, agrião, chá preto, café instantâneo, chocolate e manteiga de amendoim.
Marcado com: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma