Obesidade Materna É Risco Para Sistema Imunitário dos Bebés

Imagem de Obesidade Materna

Imagem de Obesidade Materna

Liderado por Messaoudi, um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia-Riverside, decidiu levar a cabo um estudo cujo objetivo era conhecer a influência do peso da mãe no sistema imunitário dos seus filhos. Esta curiosidade, deve-se ao facto de já ser do conhecimento da comunidade científica que as mães que sofrem de obesidade têm um risco associado de vir a desenvolver a diabetes gestacional, a pré-eclâmpsia ou até mesmo um parto prematuro. Sabe-se também que os filhos de mães obesas têm mais facilidade de vir a sofrer de defeitos congénitos, de diabetes tipo 2, de asma e de problemas cardíacos.

Participaram neste estudo cerca de trinta e nove mulheres sem hábitos tabágicos e com gravidezes sem problemas e os seus filhos. Foram medidos o índice de massa corporal (IMC) das mulheres tendo em conta os seguintes critérios: “o excesso de peso foi associado a um IMC entre 25 a 29,9 e a obesidade a um IMC superior a 30”. Posteriormente cerca de onze mulheres ficaram no grupo de mulheres com peso normal e as restantes foram consideradas obesas. Foram feitas colhidas amostras dos cordões umbilicais de forma a possibilitar uma avaliação do sistema imunitário dos bebés.

Os dados obtidos, deram a conhecer, que as células imunitárias conhecidas pelo nome de dendríticas e monócitos apresentavam uma resposta diminuída aos antígenos bacteriológicos nos recém nascidos de mães com excesso de peso. Os níveis de eosinófilos, necessárias para dar resposta a alergias, também estavam diminuídos e o número de linfócitos T auxiliares (as principais células do sistema imunitário) era ainda mais reduzido. Tudo isto faz com que o sistema imunitário destes filhotes se encontre comprometido para toda a sua existência, ficando assim mais suscetíveis às doenças.

Este estudo veio mais uma vez alertar para o problema da obesidade comprovando que esta não só afeta a mãe como afeta também o seu filho. Fica mais um alerta por parte dos cientistas, as mulheres que pensam em engravidar, devem aconselhar-se sobre o peso ideal e devem atingi-lo antes de dar esse passo.

Marcado com: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma