O Verniz das Unhas – Um Perigo Para a Saúde

Foi na Calfornia, mais propriamente no The Conversation, que surgiu um artigo escrito pela Dra Thu Quach da Universidade de Stanford e do Instituto para a Prevenção do Cancro da Califórnia. Este artigo vem explicar o mal que o verniz pode fazer à saúde. Esta senhora declara que uma exposição aos químicos do verniz pode provocar problemas de saúde como é o caso do cancro e da infertilidade. Refere ainda que o sistema nervoso central pode também ser afetado.

Segundo parece, os vernizes e outros produtos usados na manicure e na pédicure, apresentam na sua composição diversos químicos e ingredientes considerados potencialmente perigosos para a saúde. Entre os muitos produtos químicos que fazem parte da sua composição, encontram-se alguns que já têm sido anotados como potenciais provocadores do cancro como é o caso do metanal. Mas, outros há na sua composição que podem ser responsabilizados pelas alterações hormonal. A curto prazo podem também surgir irritações na pele, irritações e lesões nos olhos, reações alérgicas, náuseas e vómitos, problemas de memória, problemas respiratórios ou complicações em possíveis gravidezes.

Diversos estudos afirmam que os vernizes têm na sua composição o conhecido “trio toxico” composto pelo tolueno (que é usado como aditivo na gasolina), o metanal e o ftalato. Assim é conhecido este trio pelo grave impacto que provoca na saúde. A cientista em questão refere que está em causa essencialmente a saúde de quem é profissional nos salões de beleza, mas não só, estes podem de forma menos grave afetar qualquer pessoa que entre nesses salões de beleza. No entanto parece que os elementos tóxicos não se ficam por estes três, afirmando a Dra. Thu que muitos químicos mais podem ser encontrados nos vernizes e todos eles com carater prejudicial para a saúde.

Aconselha-se a que os salões de beleza tenham uma boa ventilação, pois caso contrário os químicos dos vernizes não são libertados do ambiente de trabalho colocando em risco serio a saúde dos funcionários e de todos aqueles que respiram o ar contaminado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma