Esteja Atento aos Seus Animais de Estimação

Nos últimos anos tem-se vindo a verificar uma crescente preocupação no que se refere à adoção de animais. Na verdade também se têm visto inúmeras campanhas de sensibilização para que não se maltrate os animais, sendo mesmo no presente já uma atitude que é punida por lei.

Os animais de estimação são cada vez mais uma companhia frequente dos humanos

Os animais de estimação são cada vez mais uma companhia frequente dos humanos

Apesar de tudo isto os possíveis donos de animais domésticos, não são alertados para os prováveis riscos que podem vir a correr aquando da sua convivência. Claro que são as pessoas com mais problemas como é o caso de crianças com leucemia, pessoas com doenças cancerígenas e com o sistema imunitário deficiente que mais podem vir a sofrer com esta convivência. Os recém nascidos como são também mais vulneráveis são também mais propensos a serem contaminados com as doenças dos seus amigos. Foi nos Estados Unidos, mais propriamente no departamento de Medicina Preventiva Veterinária, que foi realizado um estudo de onde foram extraídas essas conclusões. Alertando igualmente que quando as pessoas recorrem ao médico por se sentirem doentes, estes não questionam se existe partilha do mesmo espaço com animais.

Outro alerta, quando se fala em animais domésticos não se fala apenas de gatos e cães porque não são apenas estes que transmitem doenças perigosas. Os roedores, os anfíbios e os répteis são também animais a considerar perigosos para os humanos.

Mas vamos às doenças que podem ser transmitidas pelos animais. Entre as muitas doenças podem ser citadas as transmitidas pelas bactérias como a Salmonella, a Clostridium difficile e a Campylobacter jejuni. Todas estas bactérias estão relacionadas com doenças gastrointestinais. É de frisar que os animais de estimação também transmitem parasitas como pulgas, carraças e lombrigas. A toxoplasmose pode ser transmitida pelos animais o que pode ser um perigo para as mulheres gravidas não imunes. Todas as infeções podem ser transmitidas pelas mordidas, pelos arranhões ou ainda pela saliva dos animais.

Marcado com: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma