Antiácidos Associados ao Risco de Enfarte

Como se sabe são as doenças cardiovasculares aquelas que mais responsabilidade apresenta no número de mortes em todo o planeta. O enfarte do miocárdio é a principal responsável e são muitos os fatores que o podem desencadear, como é o caso do tabagismo, do stress e ansiedade, das dietas ricas em sal e do sedentarismo. Ainda existem outros fatores que podem desencadear este acontecimento e neste grupo podemos apontar a hipertensão, o nível elevado de colesterol, etc. Mas existem ainda outras ameaças que muitos de nós desconhecemos e que deviam ser do conhecimento da população em geral.

Ao realizarem um estudo na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, os investigadores do mesmo concluíram que o uso excessivo (prolongado) de medicamentos antiácidos tem a possibilidade de aumentar o risco de enfarte em cerca de dezasseis a vinte e um por cento.

Os responsáveis pelo estudo analisaram desaseis milhões de processos clínicos que correspondem a 2,9 milhões de doentes. O estudo veio comprovar que os antiácidos inibidores da bomba de prótons, que são os mais usados, aumentam o risco do paciente vir a sofrer de ataque cardíaco quando a sua administração é feita com regularidade. Veio também afirmar que existe outro antiácido, conhecido como bloqueador de H2 que não mostra qualquer relação com o risco de enfarte. De forma ainda a dar mais enfase ao cuidado que se deve ter no uso de antiácidos o estudo diz que a relação entre o medicamento e o enfarte foi encontrada até em pessoas que não tinham história de doenças cardiovasculares. É importante que as pessoas em geral, tenham conhecimento desta relação uma vez que este tipo de medicamento se encontra disponível nas farmácias sem necessidade de receita medica.

Procure fazer uma alimentação equilibrada de forma a não sentir necessidade de usar antiácidos. Mas se não conseguir o melhor mesmo é recorrer ao médico e não se auto medicar.

Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma