Brotoeja (Assaduras)

É bastante provável que já há muito tempo você não tenha uma assadura causada pelo uso de fraldas.

Contudo, algumas partes da sua pele mantêm-se, habitualmente, húmidas e quentes demasiado tempo, pelo que é possível que sofra de uma versão adulta do mesmo problema, os pequenos altos vermelhos, pruriginosos e pungentes que recebem o nome de miliaria rubra.

Na idade adulta, esta forma de assadura pode receber o nome de brotoeja.

O mecanismo exato através do qual o calor e a humidade se associam para desencadear a brotoeja continua a ser tema de debate por parte dos cientistas. Contudo, uma das teorias mais recentes afirma que um género de bactérias que vive na pele (normalmente sem causar problemas de maior) produz um muco microscópico quando a pele se mantém húmida e quente durante demasiado tempo.

Enquanto isto acontece, o calor também faz inchar as glândulas sudoríparas, abrindo-as e permitindo uma invasão. Assim, o muco que está à superfície bloqueia as glândulas sudoríparas inchadas, originando a assadura. Outros cientistas são da opinião que tudo o que irrite ou obstrua as glândulas sudoríparas pode causar assaduras.

Seja qual for a causa, a chave para evitar este prurido incómodo é tratar convenientemente as glândulas sudoríparas.

[eas-content]

[-] Índice de conteúdos

Vista as Suas Roupas Mais Frescas

As assaduras são muitas vezes causadas por roupas apertadas, de modo que, quando o ambiente é quente e húmido é recomendável o uso de roupas soltas e leves que permitam à pele respirar. Roupas de algodão devem ser privilegiadas.

Se você tiver propensão para assaduras, evite roupas apertadas de nylon e de seda, visto que estes tecidos são urdidos firmemente, carecendo da ação porosa do algodão.

Evite as Calças de Ganga

Se estiver um dia quente e húmido, deverá escolher outro tipo de calças para vestir, que não as de ganga. As calças de ganga possuem uma trama muito cerrada e apresentam uma maior probabilidade de provocar assaduras.

As calças de ganga possuem uma trama muito cerrada e apresentam uma maior probabilidade de provocar assaduras (Autor: Chris RubberDragon)

As calças de ganga possuem uma trama muito cerrada e apresentam uma maior probabilidade de provocar assaduras (Autor: Chris RubberDragon)

Dispa a Roupa Suada

Se você fizer exercício físico e ficar com a T-shirt molhada devido à transpiração, procure despi-la o mais depressa possível, ou pelo menos, logo que terminar o exercício. As pessoas que normalmente têm assaduras são os corredores que transpiram muito e usam T-sirts. A T-shirt fica molhada e a pele das costas desenvolve uma assadura. A solução é ter sempre uma T-shirt extra à mão para poder trocar quando a que tiver vestida ficar húmida.

Perca Peso

Se você tiver excesso de gordura no corpo, também poderá o problema das assaduras. Ter um peso muito acima da média é um fator de risco importante no que diz respeito às assaduras. As zonas do corpo onde a pele está sempre a roçar, ou onde uma dobra cobre a pele geram muito calor e humidade que têm dificuldade e libertar-se.

Evite a Brotoeja da Manhã

Algumas precauções durante a higiene matinal – no banho e depois dele – podem ajudar a evitar as assaduras. Veja algumas sugestões:

  • Use sabonete anti-bacteriano;
  • Enxagúe bem;
  • Seque-se muito bem;
  • Use pó-de-talco;
  • Use desodorizante sem perfume e que não contenha ingredientes antitranspirantes.

Outros Cuidados Para Evitar Assaduras

As assaduras são resultado do calor, como é óbvio. Assim, combata o calor antes que ele o prejudique. Poderá combatê-lo tendo alguns cuidados muito simples:

  • Não apanhe escaldões;
  • Ligue a ventoinha;
  • Tenha cuidado com a água fria no banho.
Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma