Como Estimular o Apetite

A falta de apetite é a perda da vontade de comer e atinge várias pessoas nas mais diversas fases da vida.

Este problema pode ter diversas causas podendo estar ligado a problemas fisiológicos ou emocionais.

Como Estimular o Apetite

Quando alguém deseja recuperar o apetite pode ter pela frente uma tarefa bastante difícil, até porque a ansiedade para resolver esse problema pode acabar aumentando ainda mais a vontade de não comer ou até se alimentar mal.

Por isso, é importante que coma apenas um pouquinho de cada vez, que beba pequenas quantidades de líquido e ingira alimentos de fácil digestão, devendo estes ser consumidos em determinadas horas pré-estabelecidas para que assim não force o organismo e o ajude a se acostumar a comer aos poucos depois de tanto tempo sem ter vontade de comer.

Será de ajuda se puder comer junto com amigos e família, isto porque a hora da alimentação é também um momento de interação social e isso pode ajudar a incentivar a alimentação.

É também importante salientar que para uma pessoa doente pode ser muito difícil voltar a comer, e por esse motivo os amigos e familiares não devem forçá-la a isso.

A falta de apetite é a perda da vontade de comer e atinge várias pessoas nas mais diversas fases da vida (Autor: Mattia Luigi Nappi)

A falta de apetite é a perda da vontade de comer e atinge várias pessoas nas mais diversas fases da vida (Autor: Mattia Luigi Nappi)

Seja na idade que for, a hora da refeição deve ser um momento agradável pois se assim for, estimulará ainda mais a vontade de comer. No caso dos adultos, beber um copo de vinho durante o almoço, além de ser saudável, ajuda a estimular o apetite por meio de relaxamento.

Outra forma de se estimular o apetite é por praticar exercícios físicos, pois o corpo possui reservas de proteínas que somente podem ser repostas através da alimentação apropriada e com os exercícios físicos estas proteínas são gastas, aumentando assim a vontade de comer.

Para muitas pessoas a principal causa para a falta de apetite é o resultado de uma alimentação sem regras, à base de alimentos industrializados, que são bastante mais saborosos do que os alimentos naturais. Assim, para corrigir o problema, por vezes é necessária uma reeducação.

Existem no entanto doenças cujos sintomas envolvem a falta de apetite, tais como a anemia, a azia, a gastrite, a gripe, a hepatite, a hemorragia uterina, a hipertensão, a prisão de ventre etc. Nesses casos, o importante é encontrar a causa com a ajuda do seu médico e curar a doença. Estando curada, a pessoa deixa de ter esses sintomas e o apetite volta.

Remédios Caseiros

Existem alguns remédios caseiros que são naturais e que estimulam o apetite, tais como o sumo de cenoura junto com levedura de cerveja. Para preparar o sumo de cenoura é preciso fazer o sumo de uma cenoura pequena e em seguida acrescentar água até que complete 250 ml. Este sumo deverá ser tomado todos os dias uma hora antes do almoço acompanhado de um comprimido de levedura de cerveja.

Existem ainda outros tratamentos naturais que também ajudam a resolver o problema, tais como o sumo de agrião, que, da mesma forma que o sumo de cenoura deve ser diluído em 250ml de água, devendo ser tomada uma hora antes do almoço. Existe ainda o sumo de chicória que deve ser tomado uma hora antes do almoço e a salada de rabanete que deve ser ingerida 30 minutos antes da refeição.

As frutas também podem constituir uma boa solução. Você pode bater 50g de sementes de melão com 200ml de água no liquidificador, coar e adoçar com mel devendo tomr este líquido duas horas antes das refeições. Além disso, guarde alguma refeição para comer apenas pêra, fazendo-o pelo menos três vezes por semana. Substitua ainda outra refeição por uma refeição exclusiva de uva também três vezes por semana.

Há ainda as ervas que podem ajudar a estimular a alimentação. Por exemplo, o chá de folhas de alfazema que deve ser preparado com 15g para 1 litro de água, tomando três chávenas por dia, ou o chá de folhas de avenca com 10g para 1 litro de água, e que deve ser tomada uma chávena 30 minutos antes das refeições. Existe também o chá de sementes de erva doce com 20g para 1 litro de água, do qual se devem tomar cinco chávenas ao dia e o chá de folhas e flores de losna com 10g para um litro de água, tomando duas colheres de sopa a cada hora.

Ainda assim fica um alerta: Apesar de os produtos naturais serem tidos como benéficos à saúde, é importante que antes de qualquer tratamento você consulte um médico para que a causa da falta de apetite seja detectada e tratada.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.67 em 20 - 403 votos
Qualidade (12.55 em 20 - 374 votos
Profundidade (12.18 em 20 - 300 votos
Imparcialidade (12.07 em 20 - 261 votos

Avaliação geral para o post Como Estimular o Apetite é 3 em 5. No total foram submetidas 1338 avaliações, e a última foi em 2015-08-03.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+2Tweet about this on TwitterPin on Pinterest1Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: ,
Publicado em Nutrição
Um comentário sobre “Como Estimular o Apetite
  1. Ryan Reinholz disse:

    Olá, boa noite ! Entrei em um grupo de antitabagismo e estou fazendo tratamento a base do medicamento bupropion! Fui avisado dde que o medicamento ou largar o cigarro me faria perder o apetite, isso realmente aconteceu , não tenho apetite e tudo me dá enjôo , o que pode estar acontecendo ? Como posso resolver ? Me ajudem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo