Como Tratar Uma Inflamação Articular do Joelho?

As dores ao nível do joelho normalmente são o primeiro sintoma da inflamação articular (Autor: ArnoldReinhold)

As dores ao nível do joelho normalmente são o primeiro sintoma da inflamação articular (Autor: ArnoldReinhold)

A Inflamação Articular do Joelho é a mais comum das doenças articulares.

O seu impacto económico é muitíssimo grande, graças à incapacidade que causa nos pacientes.

Existem evidências de inflamação articular em alguma articulação em mais de 50% das pessoas acima dos 65 anos.

No caso daqueles que têm mais de 75 anos, 80% são acometidos pela inflamação articular, ou seja, a prevalência da doença aumenta com a idade.

As mulheres têm aproximadamente o dobro de propensão para desenvolver a inflamação articular do joelho em comparação com os homens, e no caso das mulheres negras, essas têm o dobro de propensão à inflamação articular no joelho em comparação com as mulheres brancas.

[-] Índice de conteúdos

Sintomas da Inflamação Articular do Joelho

As dores ao nível do joelho normalmente são o primeiro sintoma da inflamação articular. Essa dor tem um caráter progressivo, acentuando-se com a atividade física (subida e descida de escadas, prática de desportos de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso. Inicialmente, quando alguém sente dores nos joelhos causadas pela inflamação articular, os sintomas costumam ser aliviados com repouso.

Normalmente, o que faz com que o doente acabe por procurar o médico é a dor em geral. O joelho inchado, ou derrame articular, é o segundo sintoma. Assim, o responsável por esse edema é o processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho, ou membrana sinovial.

Essa reage à presença dos restos da cartilagem produzindo um líquido viscoso e amarelado. Assim que o edema sinovial se torna importante, a pressão criada irá fazer com que as dores sejam cada vez mais fortes, podendo ser sentidas pelo doente na parte posterior do joelho. Outro sintoma importante é a perda progressiva do movimento. No caso das goninflamações articulares avançadas, a deformação do membro inferior é o terceiro sintoma.

As deformações podem ser em varo (joelho cambota) ou valgo (joelho em “x”). Aos poucos, esses sintomas irão impedir o doente de andar normalmente. Por isso, pode tornar-se indispensável o uso de uma bengala. A rigidez articular pode ser o sintoma mais tardio.

Tratamento da Inflamação Articular do Joelho

O tratamento da inflamação articular do joelho é inicialmente realizado de forma conservadora, sem ser necessário recorrer à cirurgia. O objetivo é aliviar a dor do paciente.

O tratamento da inflamação articular, responde a regras bastantes simples: a fisioterapia e a cinésioterapia. A fisioterapia alivia a dor e também os espasmos musculares, proporcionando ao joelho um certo grau de movimento.

O mesmo efeito é também causado pela aplicação de calor local ou banhos quentes. O reforço muscular é uma das partes fundamentais de um tratamento bem feito. Os anti-inflamatórios apenas deverão ser tomados quando se dão as crises de inflamação e, quanto aos anti-artrósicos de ação lenta, estes são justificáveis, e fazem parte da ação condroprotetora e de redução de medicamentos anti-álgicos e anti-inflamatórios não hormonais.

Um dos objetivos do tratamento deve ser proteger as articulações do uso excessivo. Isso pode ser feito usando bengala, ou modificando os hábitos, deixando de fazer algumas atividades tais como jardinagem.

Visto que a indicação de tratamentos locais e cirúrgicos está diretamente ligada à evolução da doença, deverá ser o especialista a recomendar esses mesmos tratamentos.

Quando o tratamento clínico deixa de ser eficaz, pode ser necessário recorrer à cirurgia. As duas cirurgias mais comuns para o tratamento da inflamação articular no joelho são a osteotomia e  a artroplastia total ou parcial do joelho.

A osteotomia do joelho serve para corrigir o eixo do membro inferior de modo a equilibrar o peso do paciente sobre o compartimento oposto cuja cartilagem é sã.  Já a artroplastia total, ou prótese total do joelho serve para substituir a cartilagem destruída.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.08 em 20 - 877 votos
Qualidade (12.16 em 20 - 757 votos
Profundidade (12.06 em 20 - 686 votos
Imparcialidade (12.12 em 20 - 594 votos

Avaliação geral para o post Como Tratar Uma Inflamação Articular do Joelho? é 3 em 5. No total foram submetidas 2914 avaliações, e a última foi em 2015-08-03.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+7Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: , ,
Publicado em Condições
7 comentários sobre “Como Tratar Uma Inflamação Articular do Joelho?
  1. Eliane disse:

    Uma pessoa de 73 anos, com diabete e com derrame no joelho, tem chances de recuperar sem cirurgia?

  2. jaidson disse:

    não to conseguindo me cadastra

  3. Diego disse:

    Olá meu joelho está com uma inflamação, fiz ressonância e não deu nada, já faz 1 que tou fasendo fisioterapia já estou MT melhor mais tem uma dorsinha quando eu faço 1 exercício, tipo quando vai faser gglúteos glúteos foi atrás do joelho.
    Essa inflamação ta demorando MT pra sarar, eu já parei de tomar
    O remédio ant inflamação.
    Hoje na academia encontrei um colega ele falow que eu tenho q ficar 5 dias de repouco sem faser nenhum exercício e tomar um ant inflamação.
    Parece que se força piora mais eu fasendo academia melhoro um pouco mais não sai desse estajo essa dorsinha.

  4. mariana Teixeira da silva disse:

    Oi tenho 29 anos e eu tenho artrose e derrame tendinite doi muito e fica enchado
    Gostaria de saber como faço par cuidar
    Tomo muito remédio e calcio
    Gostaria muito

  5. José Roberto Barbosa da Silva disse:

    Tenho artrite e artrose no joelho e estou muito triste porque as vezes parece que vai melhorar mas de repente a coisa desanda aí é um sofrimento só chego a ficar de cama e fico tomando remedio e meu estômago já não aguenta mais e também estou desempregado e não sei o que vou fazer muito obrigado por escutar meu desabafo

  6. agnaldo disse:

    Os exercícios na área da perna/joelho não pode gerar impacto, sem esforço excessivo com muito cuidado SEM DOR. Se doer pare imediatamente,
    Estava quase curado, me machuquei na cademia, exercicio mal feito. Regredi no meu tratamento, mas continuo exercitando, primeiramente os membros superiores, ajuda emagrecer e aquecimento para trabalhar os membros inferiores. Aumentando o fluxo de sangue na área afetada, os musculos funcionam como amortecedores. E tambem podem utilizar joelheiras, alivia o impacto.
    ” cuidado com os anestésicos, dão falsa sensação de cura, é ai agredimos o a membrana” e cartilagem do joelho. É como uma gelatina que pode se romper.
    Ouvi o relato de jogador de voule, me doeu o coração. ” Não tenho mais cartilagem do guadril, e não durmo mais de 15 minutos de tanta dor.
    Hoje como assafrão 4 x dia, tenho tido bons resultado, 1 colher de sobremesa. Mas começei com pequenas quantidades diárias.
    DOR É SINAL DE CUIDADO!!

  7. Fábio disse:

    Meu nome é Fábio tenho 40anos e sempre pratiquei futebol amador, nunca sofri uma lesão e a algum tempo venho sentindo meu joelho direito na parte de dentro próximo a patela,tomei medicamentos achei que tava melhor, então fui jogar futebol, quando estava aquecendo e chutando bola dirrepente sentir novamente, não fui a um ortopedista e tomei, uma betatrinta melhorei um pouco então fui jogar e novamente sentir o joelho novamente alguém sabe algum antiinflamatório ou tratamento adequado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo