Durma Melhor e Tenha Mais Sucesso

Dormir permite-nos repor energias, repousar o corpo e a mente e suspender temporariamente a actividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.

Permite restabelecer a capacidade psíquica e intelectual e é fundamental para que as 24h horas do dia seguinte se processem de forma saudável.

Enquanto dormimos o nosso estado de consciência é bastante reduzido e há alterações no nosso estado de consciência.

[-] Índice de conteúdos

Mas Afinal o Que Acontece Enquanto Dormimos

O sono NREM contempla cinco estágios que se repetem quatro a cinco vezes durante o sono e cada um deles tem as suas características:

Estágio 1 – Dura alguns minutos em que pensamentos incertos e vagos são constantes assim como ocorre a contracção lenta dos membros, até que o individuo adormece;

Estágio 2 – Estado de adormecimento não profundo. Podem ocorrer sonhos;

Estágio 3 – Estágio com a duração de quinze a vinte minutos em que a dificuldade em acordar através do toque ou da fala se torna mais acentuada.

Estágio 4 – Antecede o sono REM e tem a duração de cerca de quarenta minutos e ocorre alternadamente com o terceiro estágio.

O Sono REM apresenta um registo de intensa actividade conduzindo posteriormente ao relaxamento e paralisação dos músculos.

É durante esta fase que ocorrem os sonhos, fruto de uma actividade onírica acentuada. O sono REM surge em intervalos de sessenta a noventa minutos e é essencial para a saúde física e psíquica do individuo.

Boas Razões Para Cuidar do Seu Sono

Passamos cerca de um terço da vida a dormir. Dormir é uma necessidade fisiológica tão natural como alimentar-se ou respirar e embora muitas das vezes não lhe demos especial relevância, certo é, que representa um papel importante ao nível da saúde física e mental já que é responsável pelo restabelecimento do sistema imunológico e pela renovação celular, fortalecimento da memória e descanso dos músculos.

É essencial não só para podermos ter energia no dia seguinte bem como para aumentar a qualidade de vida e o nosso desempenho em todas as áreas da nossa vida.

Melhora o desempenho na vida profissional já que um cérebro descansado produz dez vezes mais. É benéfico também para a memória, logo o conceito de passar noites em claro a ler como é característica dos estudantes em vez de aumentar o rendimento, diminui.

Dormir leva-nos também a um estado de relaxamento total e previne irritabilidade e estados de stress. Uma mente mais tranquila revela-se numa postura pacífica e agradável. O individuo sente-se bem consigo mesmo, aumenta a capacidade de resistência, apara a tranquilidade e boa disposição.

Dormir bem previne o risco de infecções pois é durante o sono que se dá a renovação celular. Previne o stress e a hipertensão arterial.

Dormir faz bem aos olhos. A vista descansa e regenera-se e a presença de olheiras diminui. Há uma maior oxigenação das células.

Dormir faz bem para manter a linha. Um corpo descansado tem tendência a não acumular gorduras difíceis de perder. Durante o sono produzimos menos quantidade de hormonas responsáveis pelo aumento do apetite.

Faz com que tenhamos um coração saudável pois é durante o sono que se faz a recuperação das células coronárias e há um relaxamento na frequência cardíaca.

O descanso é essencial para melhorar a actividade intelectual quer nos estudos ou trabalho, bem como na sua vida social e pessoal. É a dormir que o cérebro descansa e liberta emoções contidas. Ajuda na emotividade e boa disposição e trás alegria e energia.

Noites mal dormidas, insónias, noites em claro entre outras conduzem a uma diminuição da capacidade de raciocínio, aumento do stresse e fadiga, olhos inchados, alteração da tonalidade da pele e em casos mais graves hipertensão arterial e diabetes. É enquanto dormimos que o organismo desempenha funções importantíssimas no nosso organismo.

Respeitar o período de sono permite-nos alcançar uma maior longevidade.

Durma, pela sua saúde.



Avalia este artigo
Credibilidade (15.5 em 20 - 2 votos
Qualidade (10 em 20 - 1 votos
Profundidade (20 em 20 - 1 votos
Imparcialidade (20 em 20 - 1 votos

Avaliação geral para o post Durma Melhor e Tenha Mais Sucesso é 4 em 5. No total foram submetidas 5 avaliações, e a última foi em 2014-11-13.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com:
Publicado em Saúde, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo