Conheça Melhor a Apneia do Sono

O sono é o reparador por excelência. Quando tudo funciona bem, nós adormecemos e descansamos, inspirando e expirando com facilidade, preparando-nos para outro dia. A apneia do sono destrói esse descanso interrompendo a respiração e levando-nos a acordar ofegantes e com falta de ar.

Nos casos mais graves, isto acontece dezenas, ou até centenas de vezes no decorrer de uma única noite. Além disso, a apneia do sono pode ser traiçoeira, visto que você pode nem sequer se aperceber de que acordou.

A apneia do sono é causada pelo estreitamento exagerado das vias respiratórias. Quando se contraem, o fluxo de ar abranda. É nessa altura que os tecidos entram em contacto com o ar, dando origem ao ressonar. E quando as vias respiratórias se estreitam muito, o oxigénio não consegue passar, de modo que você recebe um sinal do seu cérebro que lhe ordena que acorde.

Existem vários fatores que causam o estreitamento da garganta. A gordura é o principal motivo. As pessoas com excesso de peso podem ter demasiado tecido nas vias respiratórias, o que as estreita, fazendo com que seja difícil respirar devidamente. O álcool e os comprimidos para dormir também tornam mais frequentes as pausas respiratórias, sendo estas pausas mais prolongadas nas pessoas com apneia do sono.

[-] Índice de conteúdos

Riscos Associados à Apneia do Sono

Imagem de Apneia do Sono (Autor: Habib M’henni)

Imagem de Apneia do Sono (Autor: Habib M’henni)

A apneia do sono em si não constitui qualquer ameaça imediata para a sua saúde. Contudo, a principal consequência que daí advém – a fadiga – aumenta o risco de outros problemas. As pessoas com apneia do sono correm cerca de duas vezes mais riscos de sofrer acidentes de viação do que outras. Além disso, as pessoas que estão sempre cansadas não são normalmente trabalhadoras tão eficientes nem cônjuges tão compreensivos. Se não for tratada, a apneia do sono pode, de forma indireta, causar o seu despedimento, divórcio ou afastamento dos seus filhos. Posto isto, você tem razões mais do que suficientes para a querer prevenir.

Todavia, existem ainda mais razões. A longo prazo, a apneia do sono também coloca em risco a sua vida. Se o seu corpo não receber todo o oxigénio de que necessita, todos os seus tecidos e orgãos serão afetados e o seu coração será sujeito a um esforço maior do que deveria.

A apneia do sono tem sido associada à tensão alta, doença coronária e acidente vascular cerebral, de modo que este problema não deve ser encarado de ânimo leve.

Não Ignore o Problema

Você pode pensar que ressonar não é nada de extraordinário e até pode nem ser. No entanto, as pessoas que ressonam com alguma persistência devem ser examindas.

Se você não dormir acompanhado e não tiver ninguém que lhe conte os pormenores sobre a maneira como você ressona, então terá que tomar apontamentos sozinho. Pode fazer isso colocando um gravador junto da cama, programando-o para começar a gravar durante as primeiras horas da manhã, de preferência cerca de duas horas antes da sua hora habitual de acordar. É nessa altura que o sono é mais profundo e que o ressonar adquire aquela semelhança caraterística com o chamamento de um rinoceronte no cio.

Se suspeitar que tem apneia do sono, eis alguns indícios que pode procurar:

  • ressonar alto, com frequência e com um som irregular;
  • o seu ressonar mantém os outros acordados, inclusive pessoas de outros quartos;
  • existem pausas no ressonar em que parece que você deixou de respirar;
  • acordar com uma sensação de falta de ar ou de asfixia;
  • acordar cansado ou com dores de cabeça;
  • sentir-se demasiado sonolento durante o dia e adormecer em situações inadequadas e até mesmo perigosas, como por exemplo à secretária logo depois do almoço ou ao volante enquanto aguarda pela abertura do semáforo verde.


Avalia este artigo
Credibilidade (13.5 em 20 - 2 votos
Qualidade (13.33 em 20 - 3 votos
Profundidade (9 em 20 - 4 votos
Imparcialidade (10.5 em 20 - 2 votos

Avaliação geral para o post Conheça Melhor a Apneia do Sono é 2 em 5. No total foram submetidas 11 avaliações, e a última foi em 2015-07-07.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: