Como Lutar Contra a Anemia

Os glóbulos vermelhos são o sistema de transporte de oxigénio do sangue, levando esse componente essencial até todas as células. Ter anemia significa que possui uma quantidade deficiente desses fornecedores de oxigénio, o que provoca cansaço.

Na verdade é como estar a ser sufocado por dentro. Mesmo quando os sintomas não são muito graves, a pouquíssima quantidade de oxigénio libertada para o corpo debilita a saúde de inúmeras maneiras.

A anemia possui várias causas e por vezes não há nada a fazer para a evitar. Alguns tipos de anemia, como por exemplo a anemia das células falciformes, são genéticos. Outros são consequência de uma outra doença. Todavia, os tipos mais comuns de anemia são causados por um fator que se pode controlar: a alimentação.

Deve ingerir ferro, proteínas e outras vitaminas e minerais para ajudar a reforçar o trabalho dos glóbulos vermelhos, o transporte de oxigénio para os tecidos. O ferro é especialmente importante – mas também vai precisar de outros nutrientes para se assegurar de que as suas células absorvem o ferro.

Note alguns conselhos relativos à alimentação, com o objetivo de preservar o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos.

[-] Índice de conteúdos

Ingira Ferro em Quantidade Suficiente

Os glóbulos vermelhos são o sistema de transporte de oxigénio do sangue, levando esse componente essencial até todas as células (Autor: patricia @ Flickr)

Os glóbulos vermelhos são o sistema de transporte de oxigénio do sangue, levando esse componente essencial até todas as células (Autor: patricia @ Flickr)

A melhor fonte de ferro na alimentação é a carne vermelha. Contudo, se por algum motivo você não puder ingerir muitas carnes vermelhas, então uma excelente solução será ingerir bastantes espinafres, batatas, tofu, cereais e feijão.

Para auxiliar a absorção de ferro, você poderá beber um copo de sumo de laranja às refeições, já que a vitamina C aumenta a absorção de ferro dos legumes.

Por outro lado, há uma série de fatores alimentares que podem bloquar a absorção de ferro. O cálcio é um desses alimentos, de modo que não é aconselhável tomar o suplemento de ferro com leite, que é rico em cálcio, seja ele gordo, meio-gordo ou magro. O café e o chá, com as suas elevadas concentrações de cafeína, também podem bloquear a absorção de ferro.

Coma Folato às Refeições

O Folato, uma vitamina B, é outro nutriente necessário para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis e nem toda a gente ingere uma quantidade suficiente. O folato encontra-se essencialmente na fruta e legumes frescos e pode verificar-se uma insuficiência deste componente nas pessoas que comem muitos alimentos enlatados ou pré-cozinhados.

As pessoas idosas que vivem sozinhas e nãoquerem estarcom trabalho acozinharsó para si e os estudantes que ingerem grandes quantidades de “comida plástica” são dois grupos que correm um risco agravado de sofrer de anemia causada por uma insuficiência de folato.

Este tipo de anemia não demora muito a manifestar-se – cerca de seis meses com uma alimentação deficiente são suficientes para desencadear a doença. Assim, seria bom você ingerir uma boa quantidade de frutas e legumes. Se você não suportar couves-de-bruxelas, tome um suplemento nutricional de 400 microgramas, a dose diária recomendada de ácido fólico (a forma suplementar de folato).

Esteja Atento à Vitamina B12

O seu corpo precisa de vitamina B12 para criar glóbulos vermelhos. A vitamina B12 encontra-se nas cranes vermelhas, no frango, no peixe, nos ovos e nos laticínios, mas não nos vegetais. A maioria de nós ingere uma boa quantidade de vitamina B12, mas os vegetarianos demasiado rigorosos, que não comem qualquer alimento vegetal, correm um risco agravado de virem a sofrer de uma insuficiência de vitamina B12 – e de contrair anemia. A solução é tomar um suplemento nutricional diário que contenha pelo menos seis microgramas, a dose diária recomendada desta vitamina.

Não Exagere nas Bebidas

As pessoas que bebem álcool em excesso correm o risco de contrair anemia. O álcool é uma toxina direta para a medula óssea, a fábrica produtora de glóbulos vermelhos, que corre assim o risco de encerrar a sua produção.

Beber de forma moderada significa uma ou duas bebidas por dia. Se você estiver a consumir mais do que isso, então procure reduzir o consumo.

Modere o Exercício Físico

Por estranho que pareça, os exercícios físicos repetitivos – nos pés de um corredor de maratona ou nas mãos de um músico que toca bateria durante várias horas durante várias horas por dia – podem destruir os glóbulos vermelhos e causar anemia. Devido ao contacto repetido, os glóbulos vermelhos existentes nos vasos capilares, os mais diminutos vasos sanguíneos do corpo, podem sofrer uma rutura.

Um suplemento nutricional com 18 miligramas de ferro (a dose diária recomendada) vai fornecer uma quantidade suficiente deste mineral para garantir um nível adequado de novos glóbulos vermelhos para substituir os que são destruídos.

Marcado com: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma