Creatina

A creatina é um composto que ocorre de forma natural no corpo humano e é armazenado no cérebro, músculos e esperma.

Também é possível tomar através de suplementos.

O seu uso está relacionado com desportos de força e reacção rápida, como sprinting, kickboxing, halterofilismo, artes marciais, futebol, entre outros.

Existe um comum consenso que o uso de creatina está associado a um aumento de desempenho na ordem dos 5-15%, promove uma melhor recuperação entre sessões de treino consecutivas e provoca ganhos de massa muscular e força.

[-] Índice de conteúdos

Produção no Corpo Humano da Creatina

A produção de creatina no corpo humano é, em média, de 2gr/dia e é limitado por dois constrangimentos, o montante disponível de creatina e a dieta actual.

A capacidade máxima de reserva de creatina no corpo humano é de 0,3 kg / (kilo do peso corporal), porém indivíduos com maior massa corporal magra têm reservas maiores, devido à maior presença de fibras do tipo II, estas fibras de contracção rápida são responsáveis pela força explosiva nos primeiros cinco segundos de um movimento.

Composição química da Creatina

Composição química da Creatina

Esta reserva tem um limite independente do tipo de alimento ou quantidade de creatina ingerida, de modo a que o montante tomado em excesso só vai obrigar os rins a segregar o excesso em forma de creatinina. A produção natural de creatina por si só é possível com a presença de aminoácidos, arginina, glicina e metionina que é encontrada em maior abundância nas carnes vermelhas e peixe, este processo só tem lugar quando as reservas de creatina estão baixos.

Neste caso, os rins são responsáveis pela captura da arginina e glicina produzindo guanidinoacetate e posteriormente creatina. No sangue a creatina é transportada para os músculos através das moléculas de transporte, essas moléculas de transporte utilizam como energia sódio que entra na célula acabando por também entrar creatina.

Observe que a função desses transportadores pode ser altamente influenciada pela ingestão de alimentos com alto índice glicémico provocando um pico insulínico que irá ajudar ainda mais o processo. A insulina estimula a “extrusão” de sódio na célula de transporte criando um ambiente favorável para o transporte de creatina. Ao tomar creatina e sódio ao mesmo tempo, é possível aumentar a absorção de creatina em 50%.

Creatina e os Efeitos na Massa Muscular

A massa muscular é responsável pela manutenção de cerca de 98% da creatina sendo 67% phospo-creatine (PCR) e 33% creatina livre que está presa no interior das células musculares devido à sua carga eléctrica.

PCR é a primeira fonte de energia para movimentos rápidos de grande intensidade e também é utilizado na re-síntese do ATP (adenosine triphosphate) doando uma molécula de fosfato com o ATP formando ADP (adenosine diphostate), este processo tem a vantagem de neutralizar a acidez no músculo reduzindo a fadiga muscular e a dor globalmente.

A creatina faz com que as células musculares estejam permanentemente bem hidratadas, criando assim mais volume, que irá aumentar a síntese proteica e diminuir a sua degradação.

Como Usar a Creatina na Dieta

O plano alimentar não terá de ser modificado devido ao uso de creatina, mas o timing será muito importante na estratégia, é necessário tirar partido da rápida re-síntese do PCR após o exercício físico devido à capacidade da creatina para estimular as mitocôndrias.

Não é necessário a popular fase de carregamento visto que nós não queremos sobrecarregar os transportadores no início e gastar muito dinheiro … Pode optar pela creatina monohidratada ou por um novo tipo de creatina, a CEE (Creatina Etil Ester), que tem uma maior taxa de absorção devido às suas habilidades lipofílicas.

Após o exercício físico a creatina deve ser tomada com ~200mg de sal para aumentar a taxa de absorção no transportadores.

Se não pretende tomar creatina em forma de suplemento pode optar por comer atum, sushi, sashimi, salmão, cavala (boas fontes de metionina) e carne vermelha, no entanto, fique longe da carne de porco.

Efeitos Nocivos da Creatina

O excesso de creatina pode causar sobrecargas nos rins e diminuir a capacidade natural do corpo em absorver creatina devido aos transportadores estarem sobrecarregados, contudo o processo voltará ao normal algum tempo após a cessação.

Algumas pessoas já tiveram diarreia, cãibras musculares, devido à retenção de água, tolerância térmica e náuseas.

Este efeitos são muito raros, embora dependentes da quantidade tomada.

Uso Médico da Creatina

Quanto maior for as suas reservas de PCR maior será a protecção das células musculares contra possíveis danos. A creatina também pode reduzir os níveis de colesterol.

Referências

1 – Michaelis, J., & Vukovich, M. D. (1998). Effect of two different forms of creatine supplementation on muscular strength and power. Medicine and Science in Sports and Exercise, 30(5), Supplement abstract 1544.
2 – Volek, J. S., Duncan, N. D., Mazzetti, S. A., Staron, R. S., Putukian, M., Gomez, A. L., Pearson, D. R., Fink, W. J., & Kraemer, W. J. (1997). Performance and muscle fiber adaptations to creatine supplementation and heavy resistance training. Medicine and Science in Sports and Exercise, 31, 1147-1156
3 – Juhn MS and others. Oral creatine supplementation in male collegiate athletes: A survey of dosing habits and side effects. Journal of the American Dietetic Association 99:593-594, 1999
4 – PMID: 16416332 [PubMed – indexed for MEDLINE]
5 – Sahelian R, Tutle D. Creatine: Nature’s Muscle Builder. Garden City, NY: Avery Publishing Group, 1997



Avalia este artigo
Credibilidade (12.64 em 20 - 14 votos
Qualidade (13.27 em 20 - 11 votos
Profundidade (10.9 em 20 - 10 votos
Imparcialidade (15.18 em 20 - 11 votos

Avaliação geral para o post Creatina é 3 em 5. No total foram submetidas 46 avaliações, e a última foi em 2015-07-16.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: , , ,
Publicado em Suplementos
27 comentários sobre “Creatina
  1. Tânia Braga disse:

    Meu primo fez uma exame de sangue e deu um pequeno excesso, isso quer dizer o que ?

  2. Beto disse:

    Olá,
    Fasso academia, e gostaria de saber quando tomar, se é antes de dormir, ou anteas do exercício..obrigado!

  3. Agnaldo Ramos disse:

    Não gosto quando os musculos ficam com aspecto arredondado…essa volumização causa esse aspecto?

  4. boas.. qeria saber como usar creatina!! e qual a percentagem e tudo de genero qe me aconselha.. andava num ginasio mas infelizmente tive de deixar!! treino 6 vezes por semana em casa durante duas horas e so faço musculaçao!! gostava duma expliçao com tudo ao pormenor se puder ser!! gostava tmbm de sbr os objectivos e como n exceder as quantidades e quais os males se exceder a quantidade!! obrigada pela atençao

  5. Odilio disse:

    olá amigo, eu irei começar a malhar agora e gostaria de saber se tem q ter um tempo antes de começar a usar suplemento e creatina !
    brigadão

    • Emanuel disse:

      @ Odilio

      Não há qualquer problema em tomar suplementos logo no início. Mas é sempre melhor dar mais ênfase ao treino e dieta no começo e depois partir para os suplementos.

  6. magrao disse:

    a creatina é o melhor suplemento indicado para quem qer ganhar massa muscular?

  7. Guilherme Amorim disse:

    Eu tomei creatina… e estou tomando denovo apos 2 meses… dessa vez estou adquirindo a creatina purra… queria saber se pode da problema no coraçao. como arritimia etc…

  8. Felipe disse:

    Olá, gostaria de saber se o uso de creatina impede/substitui o uso de outros tipos de suplementos como whey protein, bcaa ou NO2. Agradeço!

  9. Rafa disse:

    a creatina é proibida, mas ela tb é proibida no ramo esportivo, ela pode ser pega no exame anti-dopping? Obrigado

    • Emanuel disse:

      @ Rafa

      Não tenho a certeza mas penso que seja ilegal no Brasil.

      @ Felipe

      Não impede mas é preciso ter atenção à sobrecarga nos rins.

      @ Magrao

      Isso depende de muitos factores, mas pode-se dizer que a creatina é um bom auxilio indirecto.

      @ Guilherme Amorim

      Depende de caso para caso, o melhor é consultar o teu médico e ver se o teu coração está a 100%.

  10. Pedro Augusto disse:

    Olá!

    Gostaria de saber se Creatina Engorda, me dizem que é o melhor suplemento que tem e estou querendo tomar. Mas prezo muito abdomen, aí tenho medo de tomar e engordar.

    Outra duvida é se tem algum similar de creatina, aqui onde moro é muito caro. Dai gostaria de saber se tem outro que dá o mesmo efeito, etc.
    Muito Obrigado!

  11. Diego disse:

    Olá admin.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Ouvi dizer que a creatina ocasiona pedra nos rins. Isso é verdade?

    • Emanuel disse:

      @ Diego

      A degradação da creatina no nosso corpo provoca a produção de creatinina. Creatinina é um ácido, similar ao ácido úrico. O corpo neutraliza este ácido através da combinação com elementos como o ferro, zinco fosforo e cálcio. Logo existe o risco de desenvolver pedras nos rins que são compostas de cálcio. Esta é a história simples, contudo este cenário é muito raro.

  12. Rene Silva disse:

    Muito Obrigado Admim!! Seu artigo me ajudou muito em algumas duvidas que eu tinha!! (;

    Fallow =D

  13. Rodrigo disse:

    Muito bom artigo, Admin matou a muitas duvidas minhas sobre a creatina como usar
    e não abusar , parabéns !!!!!!

  14. develing disse:

    olá queria saber se a creatina causa alguma impotencia sexual , valeu’s

  15. samuel disse:

    eu tomo creatina veterinaria , qual sua opnião a respeito dela ????

  16. sidnei de oliveira disse:

    Estou fazendo halterofilismo e tenho diabetes, e gostaria de ganhar massa muscular. Tem alguma coisa a fazer sem danificar mais meus órgãos ?

  17. cristiano disse:

    Emanuel, a Creatina é bom para quem pratica corrida de rua?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo