A Argila Para Tratamento de Saúde

A argila é já bem conhecida da grande maioria das pessoas ainda que seja apenas por ouvir falar dela e dos seus benefícios para a saúde. Quando esta é utilizada com o objetivo de melhorar a saúde, o seu uso para alguns tratamentos já conta com algumas centenas de anos.

Agora volta de novo para os mercados para dar novo visual a esses mesmos tratamentos e aos seus efeitos benéficos na saúde.

De salientar que se há uns anos atras apenas eram conhecidos dois tipos de argila, hoje pode ser encontrada de distintos tipos baseando-se a sua escolha nos efeitos que se pretende.

Atualmente, a argila, é usada para fazer os mais diversos tratamentos de beleza e para eliminar os efeitos negativos das doenças, referindo quem a eles se submete que os resultados são garantidamente muito bons.

Podemos então referir algumas utilizações e os seus benefícios:

[-] Índice de conteúdos

Argila e o Efeito Clareador, Cicatrizante e Anti-inflamatório na Pele

Com o intuito de alcançar qualquer um dos efeitos referidos é usada durante os tratamentos a argila branca. Esta possui um pH bastante semelhante ao da pele e é considerada a mais suave de todas as argilas tendo a capacidade de absorver o excesso de oleosidade da pele, mas sem a desidratar. Pode ser usada em todos os tipos de pele encontrando-se mais indicada para as peles sensíveis.

Atualmente, a argila, é usada para fazer os mais diversos tratamentos de beleza (Autor: perolasdiarias-elis.blogspot.pt)

Atualmente, a argila, é usada para fazer os mais diversos tratamentos de beleza (Autor: perolasdiarias-elis.blogspot.pt)

Argila Para Aumentar a Elasticidade da Pele

Para conseguir este efeito é usada a argila amarela que é rica nas substâncias essenciais à formação de colagénio da pele responsável pelo rejuvenescimento. Assim temos um aumento da elasticidade da pele e o combate ao envelhecimento através da redução das rugas.

Argila Para Reduzir o Peso e as Medidas

Neste caso é usada a argila vermelha uma vez que ela tem a capacidade de elevar a temperatura eliminando as gorduras e ajudando na redução do peso e das medidas que se encontram acima do normal. Quando usada nos tratamentos faciais provoca a renovação das células.

Argila Para Revitalizar

Para este fim, a argila usada é a de cor marron. Possui efeitos purificantes, cicatrizante e tonificador. É usada para acne, para ativar a circulação e para rejuvenescer a pele equilibrando e revitalizando-a assim como às células.

Argila Para Desintoxicar

Para desintoxicar usa-se a argila negra também conhecida como lama negra. Considera-se uma argila pobre comparativamente com as outras e é usada nos tratamentos das peles oleosas. Esta possui também efeitos anti-inflamatórios e antisstress. Melhora a circulação o que é muitas vezes uma ajuda para tratar algumas doenças como as artroses.

A argila pode também ser usada em banhos permitindo melhorar os problemas de má circulação periférica. São também usados nos casos de insónias ou de fadiga muscular. Para tal basta juntar duas colheres de sobremesa de argila à água onde vai tomar banho e fazer o seu banho normal. Dissolva-a primeiro num pouco de água.

Esta substância também é usada para fazer aplicações externas permitindo uma eficaz drenagem dos tecidos linfáticos através das propriedades absorventes, plásticas e térmicas. Se forem usadas compressas de argila verde consegue-se um efeito cicatrizante, remineralizante, purificante, absorvente, e regeneradora aliviando as dores musculares e articulares, as queimaduras e irritações da pele e combatendo a celulite.

As compressas quando são aplicadas no abdómen têm efeito sobre o sistema digestivo refrescando-o e descongestionando-o ao mesmo tempo que regulariza internamente a temperatura do corpo. Estas aplicações estão indicadas nos casos de inflamação do aparelho digestivo, nas intoxicações alimentares, em casos de febre alta, nas dores reumáticas, nos edemas pós-traumáticos, nos entorses, feridas, fraturas e picadas de insetos. Quem sofre de doenças inflamatórias agudas como é o caso da gota não deve fazer uso destas compressas.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.06 em 20 - 17 votos
Qualidade (14.12 em 20 - 17 votos
Profundidade (12.79 em 20 - 14 votos
Imparcialidade (14.29 em 20 - 14 votos

Avaliação geral para o post A Argila Para Tratamento de Saúde é 3 em 5. No total foram submetidas 62 avaliações, e a última foi em 2015-05-29.
Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Subscrever à Newsletter

Se quer subscrever à newsletter do Em Forma então insira os dados no seguinte formulário: