Como Livrar-se da Acne na Idade Adulta – Parte II

No artigo Como Livrar-se da Acne na Idade Adulta – Parte I foram abordados alguns dos cuidados a ter para evitar a acne na idade adulta, tais como:

  • Começar com um tratamento moderado,
  • Investir na prevenção,
  • Usar os hidratantes com parcimónia,
  • Limpar a pele com cuidado,
  • Evitar os esfoliantes granulados,
  • Cuidados a ter no verão,
  • Evitar os óleos.

Mas existem outros cuidados a ter para que você se consiga livrar da acne. Vamos conhecer mais alguns.

[-] Índice de conteúdos

Questione a Informação Fornecida

Os produtos de cosmética com a indicação “não comedogénicos” afirmam que não favorecem o aparecimento de pontos negros. Contudo, a maneira como os cientistas determinam se um froduto é não comedogénico não é muito fiável.

Eles aplicam o produto na orelha de um coelho e verificam se o coelho desenvolve pontos negros. Se a orelha do coelho se mantiver macia e suave como a pele de um bebé, será que isso significa que a sua cara também vai ficar? Não há certezas quanto a isso.

Não Abuse da Maquilhagem

Mesmo que a sua maquilhagem seja isenta de óleos e não comedogénica, nunca faça exercícios ou durma com ela. É mais que certo que vai obstruir os folículos capilares da pele, sendo que folículos obstruídos são um dos princípais motivos para o aparecimento de acne.

Use os Aerossois Com Cuidado

Os produtos para o cabelo podem ter um efeito obstrutor na pele, de tal forma que poderá desenvolver borbulhas ao longo da linha do cabelo. Para evitar que isso aconteça, é aconselhável o uso moderado de laca para o cabelo.

É também muito importante proteger a testa quando usa a laca. Você poderá pôr uma toalha sobre a cara e depois aplicar a laca.

Cuidado Com as Mãos

Estar constantemente a mexer na cara com as mãos pode causar acne, talvez devido à combinação dos óleos causadores de acne e das bactérias que as pessoas têm nas mãos. Por exemplo, quando alguém está muito tempo a falar ao telemóvel, há uma grande probabilidade de criar acne na zona onde as mãos tocam na cara. Ou então talvez tenha o hábito de puxar o cabelo para trás, sem dar por isso. Uma mulher que tenha o cabelo a cair sobre a testa e que, para o afastar, está sempre a tocar com os dedos na testa, pode criar borbulhas nesse sítio.

Mude de Toalha e de Fronha

As pessoas deveriam mudar as toalhas de rosto e as fronhas com mais frequência, mesmo algumas vezes por semana. Isso ajuda a afastar da cara as bactérias causadoras de borbulhas e pontos negros.

As pessoas deveriam mudar as toalhas de rosto e as fronhas com mais frequência, mesmo algumas vezes por semana. Isso ajuda a afastar da cara as bactérias causadoras de borbulhas e pontos negros (Autor: Monica Albuquerque)

As pessoas deveriam mudar as toalhas de rosto e as fronhas com mais frequência, mesmo algumas vezes por semana. Isso ajuda a afastar da cara as bactérias causadoras de borbulhas e pontos negros (Autor: Monica Albuquerque)

Evite Uma Dose Excessiva de Iodo

O excesso de iodo é prejudicial, visto que o iodo encontra-se naturalmente em alguns alimentos, como por exemplo o peixe, mas muitos produtos muitivitamínicos possuem iodo em excesso. Por conseguinte, se estiver a tomar um complexo multivitamínico e for propenso à acne do adulto, procure uma marca que não tenha iodo.

A Vitamina A

Uma dose diária de vitamina A (entre 10.000 e 15.000 UI) também pode oferecer alguma ajuda para combater a acne. No entanto, se você estiver grávida ou a pensar engravidar, fale primeiro com o seu médico antes de complementar a sua alimentação com vitamina A.

Veja o Aspeto Positivo do Problema

Em muitos casos, as pessoas que têm acne do adulto possuem, na verdade, uma pele mais jovem. Se tiver acne do aulto, isso significa que a sua pele não vai envelhecer tão depressa, pois continuará oleosa e produtiva. Olhe para a sua acne de uma maneira positiva: ela está a retardar o processo de envelhecimento.

Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma