Como Curar a Inflamação das Papilas Gustativas

A língua é o órgão do corpo humano com maior sensibilidade e a grande responsável pelo paladar dando uma preciosa ajuda na distinção dos sabores e no desfrutar dos mesmos.

O que acontece muitas vezes é que as papilas gustativas existentes na língua ficam irritadas ou inflamadas graças à ingestão de alguns alimentos, a hábitos menos recomendáveis, a infeções e a situações de ansiedade dando origem a alguns problemas mais ao menos desagradáveis.

Estas inflamações causam um incómodo muito grande devendo no entanto, desaparecer em poucos dias. Ao seguir alguns comportamentos vai certamente ajudar a que a inflamação desaparece mais rapidamente.

  • Não faça a ingestão de alimentos ácidos, salgados ou picantes uma vez que estes vão aumentar a irritação.

    O que acontece muitas vezes é que as papilas gustativas existentes na língua ficam irritadas ou inflamadas graças à ingestão de alguns alimentos e hábitos menos recomendáveis (Autor: salud.uncomo.com)

    O que acontece muitas vezes é que as papilas gustativas existentes na língua ficam irritadas ou inflamadas graças à ingestão de alguns alimentos e hábitos menos recomendáveis (Autor: salud.uncomo.com)

  • Ainda que sinta vontade, não raspe a língua com a escova de dentes ou outro objeto uma vez que esta atitude só vai aumentar a inflamação. Se na língua existirem bolhas elas irão rebentar podendo ser o primeiro passo para uma infeção
  • Evite a ingestão de alimentos que provoquem vasoconstrição como é o caso dos alimentos muito quentes, dos damascos e dos espinafres entre outros. Nesta fase o mais recomendável é a ingestão de alimentos frios ou até mesmo gelados. O frio ajuda a controlar a dor e a eliminar os edemas por isso aproveite esta fase e delicie-se com refrigerantes e essencialmente com gelados. O alívio da dor será quase imediata assim como o desconforto derivado do edema.
  • Se a inflamação das papilas gustativas provocarem também o aparecimento de bolhas o melhor é fazer uso de um antisséptico também antibacteriano de forma a evitar uma possível infeção que irá dificultar a recuperação.

Se depois de todas estas medidas a irritação persistir (mais de quatro a cinco dias) ou se surgirem sintomas como a febre, o melhor será consultar um médico para que a situação não se agrave.



Avalia este artigo
Credibilidade (12.19 em 20 - 484 votos
Qualidade (12.33 em 20 - 480 votos
Profundidade (12.61 em 20 - 403 votos
Imparcialidade (12.66 em 20 - 309 votos

Avaliação geral para o post Como Curar a Inflamação das Papilas Gustativas é 3 em 5. No total foram submetidas 1676 avaliações, e a última foi em 2015-08-04.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

Autora no EmForma.net desde 2009. Marisa já publicou mais de 900 artigos na área da saúde.

O blog de Marisa Silva pode ser encontrado em http://www.emforma.net.

Marcado com: ,
Publicado em Autores Convidados, Boca e Dentes, Rúbricas, Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo