Como Agir No Caso de Ser Vítima de Um Enfarte

O enfarte cardíaco ou ataques de coração, como são mais popularmente conhecidos, causam anualmente muitas vítimas mortais. Muitos deles ocorrem quando a pessoa se encontra acompanhada, podendo a vitima ser socorrida adequadamente ou ser pedido auxilio às autoridades competentes.

No entanto, muitos acontecem quando a pessoa se encontra sozinha, sendo muitas vezes incapaz de pedir socorro atempadamente porque desconhece os sinais e sintomas do ataque de que está a ser vítima.

O enfarte cardíaco ou ataques de coração, como são mais popularmente conhecidos, causam anualmente muitas vítimas mortais (Autor: pescm.blogspot.com)

O enfarte cardíaco ou ataques de coração, como são mais popularmente conhecidos, causam anualmente muitas vítimas mortais (Autor: pescm.blogspot.com)

Para que possa socorrer-se a si mesmo é necessário que se tenha conhecimento da sintomatologia desta patologia de forma a pedir ajuda de imediato dado que, quanto mais rápida esta chegar, maior será o seu êxito. Os casos mortais acontecem na sua maioria na primeira hora após o enfarte por isso não hesite em pedir ajuda se sentir um dos seguintes sintomas:

  • Dor compressiva no peito acompanhada por vezes de falta de ar.
  • Suores frios.
  • Enjoos.
  • Palidez.

São estes os sinais mais frequentes embora as estatísticas refiram que cerca de doze por cento dos enfartes cardíacos ocorrem com a presença de outros sintomas como:

  • Dor nas costas.
  • Dor nos maxilares.
  • Dores de estômago.

No caso de ir a conduzir pare imediatamente e peça socorro. Não se dirija sozinho ao hospital ou num carro de alguém que apareça. Estes doentes devem ser transportados em veículos preparados para o efeito e devidamente acompanhados. Transportar uma vítima de enfarte num carro inapropriado e sem acompanhamento adequado pode ser fatal sendo por isso preferível esperar por uma ambulância e por pessoal creditado.

Enquanto espera por socorro permaneça em repouso, desaperte as roupas, retire os sapatos, mantenha-se num local arejado e com a maior calma possível. Faça tudo isto sem exigir grande esforço ao seu corpo uma vez que este pode piorar a situação.



Avalia este artigo
Credibilidade (11 em 20 - 3 votos
Qualidade (15 em 20 - 2 votos
Profundidade (15.33 em 20 - 3 votos
Imparcialidade (15 em 20 - 2 votos

Avaliação geral para o post Como Agir No Caso de Ser Vítima de Um Enfarte é 3 em 5. No total foram submetidas 10 avaliações, e a última foi em 2013-08-02.
[ssba]
Um comentário sobre “Como Agir No Caso de Ser Vítima de Um Enfarte
  1. moises n.f. marcionilo disse:

    muito bom interessante continue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook