Dióspiro

O diospireiro é originário da China embora muito mais popular no Japão. Em Portugal podem ser encontradas duas variedades predominantes: a de cor vermelha e a de cor alaranjada. A primeira é a mais consumida apresentando-se no seu estado maduro como um fruto bastante doce e mole sendo necessário muito cuidado para realizar o seu transporte. Já a segunda variedade é bem mais dura não necessitando de grandes cuidados no manuseamento. Esta também não tem um sabor tão adocicado comparativamente à primeira.

O seu fruto, conhecido como diospiro ou damasco do Japão, tem no seu interior grande quantidade de água e é pouco calórico, mais ao menos 80 calorias em cada 100 gramas. As vitaminas fazem parte da sua composição para além das proteínas, ferro e cálcio.

O seu cultivo é muito fácil, sendo de qualidade nos países de clima temperado como é o caso de Portugal onde é cultivado essencialmente na zona das beiras.

[-] Índice de conteúdos

O Diospireiro

Esta árvore atinge no seu estado adulto cerca de um metro e oitenta centímetros de altura e apresenta-se com poucas ramificações. As suas folhas são consideradas caducas, com aspeto oval, com pelos na zona inferior e com uma cor vermelho alaranjada.

O diospireiro é originário da China embora muito mais popular no Japão. Em Portugal podem ser encontradas duas variedades predominantes: a de cor vermelha e a de cor alaranjada (Autor: miriam @ Flickr)

O diospireiro é originário da China embora muito mais popular no Japão. Em Portugal podem ser encontradas duas variedades predominantes: a de cor vermelha e a de cor alaranjada (Autor: miriam @ Flickr)

Afigura-se com vários tipos de flores como sendo as femininas, as masculinas e as hermafroditas embora nem todas apareçam na mesma árvore. Estas flores aparecem em grupos quase sempre de três em três. Quem cultiva estas árvores atualmente só cultiva árvores com flores femininas.

Benefícios do Dióspiro

Cada 100 gramas de diospiro fornecem cerca de 80 calorias como já foi referido, 10 miligramas de vitamina C, outras vitaminas importantes, potássio e alguns carotenoides. O diospiro é considerado como um fruto tropical com uma cor alaranjada, uma pele lisa e cujo sabor é bastante doce e muito caraterístico o que faz com que algumas pessoas não o apreciem.

Pode ser ingerido como fruta fresca habitualmente com a ajuda de uma colher. Pode também ser usado na elaboração de recheios para os pastéis ou como doces. Quando é consumido como fruta fresca deve ser apenas feito quando este está bem maduro uma vez que em estado verde deixa um sabor amargo e áspero.



Avalia este artigo
Credibilidade (13.15 em 20 - 393 votos
Qualidade (12.74 em 20 - 343 votos
Profundidade (13.04 em 20 - 310 votos
Imparcialidade (12.9 em 20 - 243 votos

Avaliação geral para o post Dióspiro é 3 em 5. No total foram submetidas 1289 avaliações, e a última foi em 2015-07-16.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+5Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

Autora no EmForma.net desde 2009. Marisa já publicou mais de 900 artigos na área da saúde.

O blog de Marisa Silva pode ser encontrado em http://www.emforma.net.

Marcado com: , ,
Publicado em Nutrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo