Os Benefícios do Arroz Integral

Hoje em dia as preocupações com a alimentação saudável são cada vez maiores e estão mesmo na moda. Facto é que, no mundo moderno e civilizado, as doenças vão-se espalhando à nossa volta, a obesidade é cada vez mais comum e o cuidado com o que comemos, neste contexto, acaba por surgir naturalmente. Descubra os benefícios do arroz integral neste artigo.

[-] Índice de conteúdos

Alimentos Integrais

Os alimentos integrais surgem assim como uma opção cada vez mais frequente, pois todos sabemos que são mais saudáveis. É o que acontece com o arroz integral, com reconhecidos benefícios para a saúde.

Mas, antes de olharmos para as vantagens do arroz integral, é preciso perceber o que é o arroz integral, distinguindo-o daquele que conhecemos melhor e que é o arroz branco.

Antes de mais importa esclarecer que o arroz é um cereal que nós, no mundo ocidental, estamos habituados a ver na sua forma mais processada: o arroz branco. Para ficar branco o arroz é descascado e é submetido a diversos procedimentos que se destinam a deixá-lo com o aspecto que lhe conhecemos e que se quer que seja comercialmente mais atractivo.

Para isso, o arroz branco chega mesmo a ser artificialmente tratado com glicose e parafina, o que faz com que fique mais brilhante. O talco é também frequentemente acrescentado ao arroz branco para que fique mais solto.

Os Benefícios do Arroz Integral Para a Saúde

Os Benefícios do Arroz Integral Para a Saúde

Processamento do Arroz Integral

O arroz integral não passa por nenhum destes processos de tratamento, que vão destruindo o valor nutritivo deste cereal, pelo que conserva todas as suas propriedades alimentares.

O arroz integral é o arroz que nem sequer é descascado, mantendo ainda uma película fina acastanhada, conhecida por farelo de arroz. O farelo de arroz e a ausência de tratamentos químicos, fazem com que o arroz integral seja melhor para a nossa saúde do que o arroz branco. O arroz integral é ainda mais saboroso do que o arroz branco.

Propriedades do Arroz Integral

O arroz integral não tem glúten e faz-nos sentir saciados por mais tempo; é de mais fácil digestão porque contém fibra, combatendo as disfunções digestivas e ainda ajuda ao bom funcionamento dos intestinos, eliminando a prisão de ventre. Devido ao farelo, é rico nas vitaminas B1, B2, B6, B12 e em minerais.

A fina película castanha que reveste o arroz branco, o tal farelo de arroz, possui a cadeia alimentar mais completa de doze aminoácidos, indispensáveis para a formação de novas células.

Como é muito rico em fibras naturais, protege-nos contra o aparecimento do cancro do cólon – um dos mais frequentes na nossa sociedade.

Benefícios do Arroz Integral

O consumo de arroz integral ajuda ainda no combate ao colesterol e à arteriosclerose, dando um grande contributo para a eliminação de todo o tipo de toxinas do nosso corpo. Auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo naturalmente uma óptima escolha para todos os que sofrem de diabetes.

O arroz integral é ainda abundante em selénio, um nutriente essencial para o correcto funcionamento do nosso corpo, uma vez que promove o bom funcionamento do nosso metabolismo. Como o selénio é um antioxidante natural, o nosso sistema imunológico é muito beneficiado pelo consumo deste cereal.

Como não é sujeito a tratamentos químicos e não tem glúten é também apropriado para quem é mais sujeito a alergias, pois o risco de alergia do arroz integral é praticamente inexistente.

O arroz integral pode ser cozinhado de mil e uma maneiras, bastando usar uma panela de pressão para que fique bem cozido ou, em alternativa demolhar o arroz integral num mínimo de três horas antes de cozinhar. Para que a transição do arroz branco para o arroz integral, em termos de sabor, seja mais fácil, podemos misturá-los até que o nosso paladar se adapte. Depois de feita a adaptação, pela sua leveza e propriedades, vai tornar-se num alimento de eleição.



Avalia este artigo
Credibilidade (13.36 em 20 - 87 votos
Qualidade (13.39 em 20 - 62 votos
Profundidade (12.31 em 20 - 51 votos
Imparcialidade (13.2 em 20 - 41 votos

Avaliação geral para o post Os Benefícios do Arroz Integral é 3 em 5. No total foram submetidas 241 avaliações, e a última foi em 2015-07-29.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: ,
Publicado em Nutrição
2 comentários sobre “Os Benefícios do Arroz Integral
  1. Stanley disse:

    ótimo artigo ! parabéns !

  2. antonio cardoso disse:

    Boa tarde. Primeiro quero agradecer pela excelente informação. Tenho o curso de iridologia (estudo da iris) e realmente pessoas com vários tipos de probelemas, quer seja intestinal, ou outros, com o consumo de arroz integral têm tido, e em cerca de dois três meses, melhoras consideráveis a nivel de Saude e alguns até evitado cirugias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo