Mel

O mel é conhecido como um bom alimento para a saúde. No entanto, muitos estão longe de imaginar quão benéfico ele pode ser.

Talvez você fique agradavelmente surpreendido ao descobrir que o mel possui algumas propriedades incríveis.

Ele tem propriedades higroscópicas, antibacterianas e antioxidantes, o que faz do mel um alimento tão popular, usado muitas vezes como um medicamento.

[-] Índice de conteúdos

Um Alimento Higroscópico

O mel tem um caráter higroscópico, ou seja, quando exposto ao ar, o mel absorve a humidade proveniente do ar. Isso faz com que o mel seja útil no tratamento de feridas abertas porque ajuda a prevenir a formação de cicatrizes, ajudando a pele a manter-se húmida, estimulando o crescimento dos novos tecidos, e permitindo a remoção de pensos curativos de uma forma fácil, impedindo-os de ficarem presos à pele.

O mel é conhecido como um bom alimento para a saúde. No entanto, muitos estão longe de imaginar quão benéfico ele pode ser (Autor: Vanessa Chettleburgh)

O mel é conhecido como um bom alimento para a saúde. No entanto, muitos estão longe de imaginar quão benéfico ele pode ser (Autor: Vanessa Chettleburgh)

Estas propriedades higroscópicas também fazem do mel um ingrediente ideal usado numa grande quantidade de cosméticos, já que ajuda a manter a pele fresca e hidratada, impedindo a secagem.

Efeito Antibacteriano do Mel

Desde o início do século 20, vários pesquisadores passaram a documentar as diversas propriedades curativas do mel. No entanto, com o desenvolvimento dos antibióticos, esta documentação foi interrompida passando o interesse por este assunto a ressurgir apenas recentemente devido ao desenvolvimento de resistência aos antibióticos.

Possui um eficaz agente antimicrobiano que impede o crescimento de certas bactérias. Pensa-se que a principal razão para a atividade antimicrobiana do mel seja o fato de possuir uma enzima que gera peróxido de hidrogénio. É por isso que o mel é excelente para o tratamento de feridas e queimaduras.

Quando se cobre com mel as queimaduras, os abrasões e os cortes, este ajuda a impedir a entrada de bactérias, promovendo assim a cura de feridas. O mel ajuda ainda a tratar pequenos problemas de acne,pois ataca as bactérias que causam os surtos ao mesmo tempo que hidrata a pele ajudando assim ao seu rejuvenescimento.

A potência antimicrobiana difere grandemente em função do tipo de mel, sendo que o mel derivada do arbusto Manuka aquele que possui uma maior potência antibacteriana.

Propriedades Antioxidantes do Mel

O terceiro fator que faz do mel um excelente alimento é que este possui propriedades antioxidantes naturais que ajudam a combater agentes químicos biologicamente destrutivos, muitas vezes associadas a certas doenças, tais como o cancro. Segundo estudos recentes, o mel com uma coloração mais escura parece possuir uma maior quantidade de antioxidantes, relativamente a outros tipos de mel de cor mais clara.

Além de os antioxidantes do mel poderem contribuir para a eliminação dos radicais livres no corpo, estes também contribuem no fornecimento de nutrientes que favorece o crescimento do novo tecido.

Devido a estas propriedades tão preciosas do mel, que ajudam na proteção da pele contra o sol e também ajudam a pele a rejuvenescer, ficando com uma aparência jovem, é cada vez maior o número de fabricantes de produtos para a pele à base de mel, tais como produtos de limpeza facial, protetores solares e produtos de tratamento para peles secas ou danificadas.



Avalia este artigo
Credibilidade (13.8 em 20 - 5 votos
Qualidade (13.5 em 20 - 4 votos
Profundidade (11 em 20 - 4 votos
Imparcialidade (8.5 em 20 - 4 votos

Avaliação geral para o post Mel é 2 em 5. No total foram submetidas 17 avaliações, e a última foi em 2013-04-29.
[ssba]
Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook