Será a L-Carnitina um Bom Suplemento Para a Perda de Peso?

Será a L-carnitina um Bom Suplemento Para a Perda de Peso? (Autor: clubdofitness.com.br)

Será a L-carnitina um Bom Suplemento Para a Perda de Peso? (Autor: clubdofitness.com.br)

A carnitina tem um papel fundamental no transporte de ácidos gordos do citosol para as mitocôndrias da célula. É esta a noção geral que dá grande popularidade a este produto tendo como objetivo a perda de gordura.

Se a carnitina é responsável pelo transporte de ácidos gordos para a mitocôndria, local onde estes serão usados, então temos que dar mais carnitina ao nosso organismo para que isso ocorra ainda em maior quantidade.

No entanto, e como em quase tudo o que envolve o nosso organismo, isto na verdade não é assim tão simples nem linear, e as coisas não acontecem simplesmente porque nós achamos que deveriam acontecer. Tudo está envolvido numa série de processos inter-relacionados entre si, e não em pequenos processos isolados.

Teoricamente, este seria um suplemento bastante interessante, daí ser tão divulgado e estar presente em tantos suplementos para a perda de peso, no entanto, os estudos feitos ao longo dos anos, mostram que a suplementação com l-carnitina não afeta a quantidade de carnitina presente no músculo, e este era o local que nós verdadeiramente queríamos sobrecarregar, de modo a conseguir tirar os benefícios teóricos desta, pelo que nem o metabolismo lipídico, a performance aeróbia ou anaeróbia, e a perda de peso serão afetados pelo uso desta suplementação.

Aumentar os níveis sanguíneos de determinada substância, não significa que esta tenha os efeitos desejados. Neste caso, não tem. Nós queríamos era aumentar os níveis de carnitina no músculo, mas ao que parece, esta não chega até ele. Até agora, também nunca nada apontou (tirando possíveis doenças) que, o nosso corpo não produza carnitina suficiente para realizar a sua função, nem podemos desde já dizer que mesmo que conseguíssemos introduzir diretamente a carnitina no músculo, ela iria realmente aumentar a degradação lipídica, pois poderia dar-se o caso de o nosso corpo simplesmente deixar de a produzir.

Como podem ver, e apesar de ser um suplemento bastante conhecido e muito utilizado no mundo dos suplementos, não será de todo nenhum suplemento milagroso para a perda de gordura, nem será este que vos irá realmente ajudar a alcançar os objetivos pretendidos, daí esta aparecer constantemente na literatura rotulada com uma substância aparentemente ineficaz. Uma boa dieta e um bom plano de treino sim serão os maiores aliados na manutenção da boa forma e saúde.

A perda de peso é regra geral o objectivo pretendido por aqueles que recorrem ao uso da suplementação com l-carnitina, mas como já vimos, a literatura não apoia de todo essa tão aclamada função desta substância.

Transporte de Carnitina Para a Mitocôndria

Transporte de Carnitina Para a Mitocôndria

Os pesquisadores começaram então a voltar a sua atenção para em relação à l-carnitiva para outros caminhos, o stress causado pelo exercício físico no nosso organismo.

Seguindo este novo caminho, já foram descobertos alguns dados interessantes com a suplementação de tartarato de l-carnitina que parece ajudar os atletas em períodos de treinos muito intensos, a tolerá-los muito melhor e até a conseguir elevá-los a um patamar superior.

Apesar da promoção da perda de gordura parecer não ser de todo um dos efeitos potenciados pela suplementação com carnitina, esta parece poder trazer outros benefícios que poderão ser úteis para os atletas.

[-] Índice de conteúdos

Referências

Kraemer WJ, Volek JS, Dunn-Lewis C: L-carnitine supplementation: influence upon physiological function. Curr Sports Med Rep 2008, 7(4):218-23.

Smith WA, Fry AC, Tschume LC, Bloomer RJ: Effect of glycine propionyl-Lcarnitine on aerobic and anaerobic exercise performance. Int J Sport Nutr Exerc Metab 2008, 18(1):19-36.

Brass EP: Supplemental carnitine and exercise. Am J Clin Nutr 2000, 72(2 Suppl):618S-23S.

Villani RG, Gannon J, Self M, Rich PA: L-Carnitine supplementation combined with aerobic training does not promote weight loss in moderately obese women. Int J Sport Nutr Exerc Metab 2000, 10(2):199-207.

Bloomer RJ, Smith WA: Oxidative stress in response to aerobic and anaerobic power testing: influence of exercise training and carnitine supplementation. Res Sports Med 2009, 17(1):1-16.

Volek JS, Kraemer WJ, Rubin MR, Gomez AL, Ratamess NA, Gaynor P: LCarnitine L-tartrate supplementation favorably affects markers of recovery from exercise stress. Am J Physiol Endocrinol Metab 2002, 282(2): E474-82.



Avalia este artigo
Credibilidade (15.5 em 20 - 6 votos
Qualidade (16.67 em 20 - 3 votos
Profundidade (13.6 em 20 - 5 votos
Imparcialidade (14.5 em 20 - 4 votos

Avaliação geral para o post Será a L-Carnitina um Bom Suplemento Para a Perda de Peso? é 3 em 5. No total foram submetidas 18 avaliações, e a última foi em 2015-07-19.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

Estudante de Dietética e Nutrição com grande gosto pela área da nutrição desportiva e pela área da musculação em particular. Praticante de ginásio assíduo e de longa data.

O blog de João Montez pode ser encontrado em http://www.emforma.net.

Publicado em Autores Convidados, Queimadores de Gordura, Suplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo