Mirtilo: Descubra a Baga Milagrosa Para a Saúde!

Uma das maneiras essenciais de influenciarmos o estado da nossa saúde é através da alimentação.

Saiba como o mirtilo pode fazer isso.

Desde sempre, e em todas as culturas, os alimentos foram utilizados para tratar doenças.

No entanto, as sociedades contemporâneas ocidentais sofreram uma evolução intensa e um afastamento da Natureza, pelo que a alimentação é cada vez menos saudável (excesso de açúcar, sal e aditivos artificiais) e os cuidados de saúde baseiam-se essencialmente em produtos farmacêuticos.

Nos últimos anos, os seres humanos têm procurado reencontrar-se com a Natureza, por exemplo, através da agricultura biológica.

Tornam-se também cada vez mais famosos os poderes medicinais e curativos de certos alimentos, há muito esquecidos e pouco utilizados.

Um desses alimentos é o mirtilo, conhecido como “fruto da juventude” ou “rei dos antioxidantes”.

É uma baga de cor azul arroxeada, que cresce num pequeno arbusto (de 1 a 1,5m de altura), e que se encontra em regiões nas quais o Inverno é rigoroso.

[-] Índice de conteúdos

História do Mirtilo

O mirtilo já era utilizado pelo Homem desde o séc. XVI, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.

Esta pequena baga está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, e é rico em fibra, em vitaminas A, B e C, e sais minerais (magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, selénio e manganês).

Não tem sódio nem colesterol, e tem baixo teor calórico e de açúcares.

O mirtilo já era utilizado pelo Homem desde o séc. XVI, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas (Autor: Imagem em domínio público)

O mirtilo já era utilizado pelo Homem desde o séc. XVI, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas (Autor: Imagem em domínio público)

Actualmente, há laboratórios por todo o mundo a investigarem e estudarem os benefícios que o mirtilo traz à nossa saúde, pelo que existem já muitas propriedades cientificamente provadas.

Sendo assim, o consumo desta fruta, devido aos seus comprovados benefícios para a saúde, tem crescido a cada ano que passa, embora em Portugal ainda seja pouco utilizado, provavelmente devido ao seu preço elevado.

Propriedades do Mirtilo

As mais importantes propriedades dos mirtilos são: propriedades laxantes (se consumidos frescos, por serem ricos em fibras); o tratamento da diarreia (se consumidos secos); propriedades anti-sépticas; o alívio de sintomas de infecções urinárias e renais (pelo seu conteúdo de ácido úrico); a prevenção de problemas de visão (têm concentrações muito elevadas de antocianina, um composto que melhora a visão nocturna e reduz a vista cansada); o fortalecimento das paredes dos vasos capilares (pode-se utilizar no caso de veias varicosas e hemorróidas); o contributo para o melhoramento da memória; a prevenção de doenças das gengivas e articulações.

Pela ausência de sódio e colesterol, o mirtilo é indicado em dietas para hipertensão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares. Sendo o fruto que contém mais antioxidantes, previne várias doenças degenerativas (como a doença de Alzheimer) bem como os sinais do envelhecimento (como as cataratas).

O mirtilo é assim uma planta medicinal, cujas propriedades podem ser usadas para o tratamento de diversas doenças, e da qual se podem aproveitar quase todas as partes da planta: flores, folhas, fruto e raízes.

Existem, no entanto, algumas contra indicações: devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem frutos nem folhas, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.

Existem diferentes maneiras de se consumir estas bagas. Em geral, são vendidas frescas em cuvetes de 125 gramas, podendo ser utilizadas em pratos de caça, saladas e outros pratos.

Podem também ser encontradas em muitos produtos processados tais como sumos, iogurtes, complementos vitaminados, rebuçados, gelados e sobremesas.

O mirtilo é ainda usado numa grande variedade de produtos culinários, tais como compotas, geleias, doces, biscoitos, tortas, pudins e bolos. O licor de mirtilo é a bebida mais popular preparada com este fruto, mas também existem vários chás confeccionados a partir destas pequenas bagas.

Quanto a receitas, existem várias disponíveis na internet, tal como esta de bavaroise de mirtilos:

Ingredientes: 250 gramas de mirtilos; 5/6 folhas gelatina branca; 250 ml de natas; 1 lata de leite condensado; 1 dl de água. Preparação: Demolhe as folhas de gelatina em água fria; lave e escorra bem os mirtilos; passe os frutos num liquidificador ou triture-os com um garfo; junte o leite condensado aos frutos triturados num recipiente; bata as natas e junte-as à mistura anterior; escorra as folhas de gelatina e dissolva-as em 1 dl de água quente e junte ao preparado; passe uma forma de pudim por água fria, encha-a com o preparado e leve ao frigorífico durante umas 6 horas; para desenformar basta mergulhar a forma em água morna por cinco segundos. Pode servir acompanhado de molho de mirtilos, frutos silvestres ou chantilly.

Os principais produtores de mirtilo encontram-se no Canadá, EUA, Chile Uruguai, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia, Itália, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Em Portugal, a produção de mirtilo começou por volta da década de 90, na região de Sever do Vouga, numa parceria entre a Fundação Lockorn da Holanda e a Cooperativa Agrícola de Sanfins.

Actualmente, o concelho de Sever do Vouga apresenta a maior área de produção de mirtilo a nível nacional (cerca de 60 toneladas anuais em 20ha de cultivo), sendo que 95% da produção é exportada. Para além de Sever do Vouga, existe igualmente produção de mirtilo no Alentejo, com cerca de 14ha.

Agora que ficou a conhecer, ou a saber mais sobre o mirtilo, a próxima vez que se dirigir ao supermercado perca mais algum tempo junto dos frutos e legumes frescos. Lembre-se do mirtilo que, embora ainda seja bastante caro no nosso país, vai surpreendê-lo com o seu sabor e propriedades únicas.



Avalia este artigo
Credibilidade (15.53 em 20 - 53 votos
Qualidade (15.36 em 20 - 47 votos
Profundidade (14.26 em 20 - 38 votos
Imparcialidade (13 em 20 - 38 votos

Avaliação geral para o post Mirtilo: Descubra a Baga Milagrosa Para a Saúde! é 3 em 5. No total foram submetidas 176 avaliações, e a última foi em 2015-07-29.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+1Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn0Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com: , , ,
Publicado em Frutas
Um comentário sobre “Mirtilo: Descubra a Baga Milagrosa Para a Saúde!
  1. alvaro mendes disse:

    No passado fim de semana, fui passear ao campo para aproveitar o sol, e apanhei o Mirtilo, não é necessário adquirir no supermercado, há imenso nos pinhais e é de certeza mais barato e melhor, e é uma boa forma de passar saudavelmente o tempo.

    Pensem nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo