Claras de Ovo: Conheça os Benefícios

As claras de ovo para muitos atletas e desportistas é considerado a melhor fonte de proteínas.

Trata-se de um alimento que contém quantidades importantes de elementos necessários para o nosso corpo como, por exemplo, o ferro, a vitamina B, a vitamina E, entre outras vitaminas e minerais.

Não podemos deixar de realçar o facto de que a gema do ovo é a parte mais interessante neste ponto de vista.

Quem faz muito desporto deve assim privilegiar o consumo de claras de ovo em detrimento da gema de ovo.

A verdade é que as claras de ovo são o alimento por excelência para os que praticam desporto de forma regular, e isto porque concentra mais de 50% de vitamina B2 contida no ovo.

  • É importante consumir uma quantidade suficiente de proteínas. Consiste, de facto, num dos elementos mais essenciais para a reconstrução e renovação dos tecidos do nosso organismo. As proteínas constituem 50% da massa seca das nossas células e desempenham um papel importantíssimo em todas as funções fisiológicas. Distinguimos dentro das proteínas duas categorias: as proteínas estruturais e as proteínas funcionais. Estas proteínas participam na formação dos tecidos do nosso corpo e aceleram os processos químicos no organismo. A prática de exercício físico implica uma degradação dos nossos músculos através do processo de catabolismo, daí a importância de ingerir este tipo de proteínas. Desta forma os desportistas que vão contrariar o processo anteriormente referido entrarão na fase de anabolismo. Apesar disso, há que ter cuidado com a quantidade de claras de ovo ingerida. Pois, o consumo regular e acima da média de proteínas pode levar a um aumento da porção de gordura no nosso corpo. É de facto capital praticar desporto para evitar isto.
  • A clara de ovo é menos calórica do que a gema. Embora sejam muitos os atletas ou desportistas que comem ovos – a gema e a clara – a verdade é que a gema tem uma quantidade maior de calorias em comparação com a clara. A clara é duas vezes menos calórica.
  • As claras de ovo são facilmente digeridas pelo nosso organismo. Isto quer dizer que a absorção dos nutrientes pelo nosso corpo é rápida. As proteínas contidas nas claras de ovo desfazem em micromoléculas, neste caso, aminoácidos. Ao tornarem-se micromoléculas, tornam-se suficientemente pequenas para serem absorvidas pela primeira porção do nosso intestino. Depois de absorvidas pelo nosso intestino, seguem para o nosso fígado antes de serem levados para os fibroblastos onde vão dar origem a fibras colágenas que formam os elementos constituintes dos nossos músculos e da nossa pele.
  • Outro benefício é o facto de ser um alimento bastante barato. O único trabalho que se pode ter é separar a gema da clara, embora já exista a possibilidade de comprar garrafas de claras de ovo apenas ou ainda comprimidos ou pós de proteínas das claras de ovo.

Para quem pratica desporto, é aconselhável consumir claras de ovo. Embora não se deva abusar das gemas de ovo pelas razões já abordadas anteriormente, a verdade é que não é bom eliminar por completo a gema de ovo das nossas dietas.

Para quem pratica desporto, é aconselhável comer em média 4 claras de ovo por dia (Autor: Ren West)

Para quem pratica desporto, é aconselhável consumir claras de ovo (Autor: Ren West)

Não se pode comer 6 gemas com o risco de estar a absorver uma quantidade de calorias demasiada elevada. O ideal é ingerir 2 gramas de proteínas provenientes da clara do ovo por cada quilo do nosso peso.

Tomemos um exemplo para que seja mais fácil perceber este ponto: se pesar 60 kg, poderá então consumir até 120 gramas desse género de proteínas.

As claras de ovo são de facto um elemento com “proteínas de referência”, expressão utilizada pelos nutricionistas para se referirem às proteínas específicas deste alimento.

São excelentes porque trata-se de um produto relativamente barato e que permite aos atletas e desportistas  ganhar rapidamente massa muscular quando a sua ingestão está associada a um programa de exercício físico regular e específico, devido às características e qualidades próprias da albumina do ovo que possui nove ácidos aminados essenciais para as necessidades nutricionais dos atletas ou daqueles que praticam desporto muito frequentemente.

Estes elementos são benéficos antes e depois do esforço porque optimizam a reposta metabólica do nosso corpo.

[-] Índice de conteúdos

Vídeo Sobre Claras de Ovo em Pacote

http://www.youtube.com/watch?v=fZmeoeNRYD4



Avalia este artigo
Credibilidade (12.72 em 20 - 271 votos
Qualidade (12.02 em 20 - 242 votos
Profundidade (12.4 em 20 - 199 votos
Imparcialidade (11.95 em 20 - 176 votos

Avaliação geral para o post Claras de Ovo: Conheça os Benefícios é 3 em 5. No total foram submetidas 888 avaliações, e a última foi em 2015-07-28.
Partilha!Share on Facebook0Share on Google+7Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on LinkedIn1Share on Reddit0

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Custom Search

O Em Forma é um portal informativo e pioneiro na cultura do bem-estar e saúde. Acompanha as últimas notícias, artigos e opiniões de profissionais na área e descobre como viver com mais qualidade e saúde.

O blog de Em Forma pode ser encontrado em http://www.emforma.net/.

Marcado com:
Publicado em Nutrição, Últimos
17 comentários sobre “Claras de Ovo: Conheça os Benefícios
  1. Édipo Ferreira disse:

    Gostei muito da material. Gostaria de saber o que devo fazer para ganha massa muscular.

  2. Karen Collini disse:

    Gostei do artigo .Gosto muito da clara do ovo. Não gosto muito da gema.

    Tenho 15 anos e 1,56 Alt. Quantas gramas de proteínas devo ingerir para não exagerar na proteína (e se transformar em gordura) e nem deixar em falta e quantas claras de ovo posso ingerir em 1 semana ?. obrigada.

  3. Patricia Kath disse:

    A clara de ovo deve-se comer crua, cozida, ou frita?

    • Emanuel disse:

      @Patricia

      O melhor é cozida. Quando a clara é cozida a proteína volta à sua forma primária, o que facilita a digestão. Quando ingeres claras cruas a absorção não é tão boa e também tens o perigo das salmonelas.

  4. Jose Luiz disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se posso comer a clara cozida e não pura.

    Obrigado

  5. Artenio Lopes disse:

    Nossa gostei muito cara, fiquei super satisfeito.

  6. Tiago disse:

    Gostaria de saber se Tem que cozinhar o ovo e. comer so. A parte branca q é a clara?! Ou separar a clara da gem a e fazer separado

  7. weiller disse:

    Eu faço academia e recomendo muito, mais não recomendo comer a gema, você tem que comer a clara crua, o gosto é ruim mais basta você deixar um copo de suco do seu lado para cortar o gosto, vlw !

  8. Jean Chiodi disse:

    A gema de ovo é importante para o aumento da massa muscular devido as gorduras saturadas e até mesmo o colesterol 😀 E tem muitas proteianas como a clara… Por isso comam nas juntas.

  9. Willian Pelentir disse:

    gostaria de saber qual os beneficios da clara do ovo para o cabelo.. se poder me dizer vou ficar agradecidoo! Obrigadoo 😉

  10. Selma disse:

    Bom dia! gostaria de saber se posso utilizar a clara de ovo no rosto para tirar as marcas de expressão? já usei na testa e quando secou ficou lisinha, deixei o dia inteiro e evita que vc faça a expressão. O que vc acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Forum
Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.
Procurar
Parceiros
Acerca
O Em Forma é o guia online do bem-estar. Promovemos a bem-estar, saúde e a prática de exercício físico. Diariamente são colocados novos conteúdos na área de saúde, desporto, nutrição, musculação e opinião.
Acompanha o Em Forma
Em Forma no Facebook


Criar artigo
Ajude o EmForma.net a expandir a sua base de conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo